1822             -                NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS            -               Hoje

 

HMS Spey - M 2013

Classe River

 

 

D a t a s

 

Batimento de Quilha: 12 de novembro de 1984
Lançamento: 22 de maio de 1985
Incorporação: 4 de abril de 1986

Baixa: 10 de julho de 1998

 

C a r a c t e r í s t i c a s

 

Deslocamento: 630 ton (padrão), 770 ton (carregado).
Dimensões: 47.6 m de comprimento, 10.5 m de boca e 3.1 m de calado.
Propulsão: 2 motores diesel Ruston tipo 6 RKCM de 1.700 bhp cada, acoplados a 2 eixos e 2 hélices Stone Vickers 63XS de quatro pás, de passo controlado.

Combustível: 88 toneladas.

Eletricidade: 2 geradores diesel G & M Power de 230 kW.

Velocidade: máxima de 14 nós.

Raio de ação: 4.500 milhas náuticas à 10 nós.

Armamento: 1 canhão Bofors Mk 3 de 40 mm e duas metralhadoras.
Sensores: 2 radares de navegação Decca TM 1226 C, 2 eco-sondas Kelvin-Hughes MS48, SATNAV, e Sistema de Posicionamento Racal QM 14 (1) e HYPERFIX Mk.6 com alcance operacional de 700 km.
Equipamentos: Sistema de Varredura Mecânica WS Mk.9, monitorado pelo Equipamento de Monitoração de Varredura Mecânica BAJ-Vickers Mk.1, capaz de realizar varreduras até a profundidade de 300 m. Equipado com RHIB Gemini e conta com proteção NBQ.

Código Internacional de Chamada: ?

Tripulação: 35 homens, sendo 7 oficiais, 7 sargentos e 16 praças.

 

H i s t ó r i c o

 

O Navio Varredor HMS Spey - M 2013, foi o sétimo navio a ostentar esse nome na Royal Navy. Foi ordenado em agosto de 1984, sendo construído pelo estaleiro Richards Shipbuilders Ltd., em Lowestoft, Suffolk, Inglaterra, a um custo inicial em torno de £ 4.5 milhões. Teve sua quilha batida em 12 de novembro de 1984, foi lançado em 22 de maio de 1985 e incorporado em 4 de abril de 1986.

 

Iniciou sua vida operacional como navio de treinamento na Divisão da Reserva Naval Real de Forth - HMS Claverhouse, em Leith, Clyde (Escócia).

 

O Varredor HMS Spey - M 2013. (foto: Royal Naval Warships Photos)

 

1989

 

Além de participar das comissões rotineiras da 10º Esquadrão de Contraminagem a sua outra missão de maior destaque foi a participação na Flotilha de pequenos navios de guerra que escoltou a Rainha de Rosyth para Leith, por ocasião de sua visita ao Rosyth Dockyard.

 

1991

 

Em junho, participou do exercício "OCEAN SAFARI 91" da OTAN, integrando um GT composto pelos NV HMS Arun - M 2014, HMS Carron - M 2004, HMS Dovey - M 2005, HMS Helford - M 2006, HMS Helmsdale - M 2010, HMS Humber - M 2007, HMS Itchen - M 2009, HMS Orwell - M 2011, HMS Ribble - M 2012 (capitânia) e HMS Waverney - M 2003, todos pertencentes ao 10º Esquadrão de Contramedidas de Minas da Reserva Naval Real. Nesse exercício operaram com unidades congêneres das marinhas da França e Espanha. Foram visitados os portos de Cadiz e Vigo.

 

1993

 

Em 17 de junho foi anunciada a dissolução do 10º Esquadrão de Contramedidas de Minas.

 

1994

 

Foi transferido para Faslane (Escócia) passando a operar com o Esquadrão da Irlanda do Norte em missões de patrulha costeira e operações de contra-terrorismo em apoio ao Exercito Britânico e a Policia Real do Ulster.

 

1998

 

Foi vendido para o Brasil.

 

Em 10 de julho, foi descomissionado da Royal Navy e incorporado a Marinha do Brasil na Base Naval de Portsmouth, Inglaterra recebendo o nome de NPa Bocaina - P 62.

 

 

R e l a ç ã o    d e    C o m a n d a n t e s

 

Não disponível no momento

 

B i b l i o g r a f i a

 

- Baker III, A.D. Combat Fleets of the World 1998-1999. Annapolis, MD: Naval Institute Press, 1998.

 

- River class Fleet Minesweppers - www.btinternet.com/~warship/Postwar/Mine/river.htm

 

- Marine News - Journal of The World Ship Society, Vol.XLX, nº 10, Out. 1995.

 

- Parlamento Inglês - www.parliament.the-stationery-office.co.uk