1822             -                NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS            -               Hoje

 

NHO Cruzeiro do Sul - H 38

Classe Cruzeiro do Sul

 

 

D a t a s

 

Batimento de Quilha: novembro de 1985
Lançamento: 1º de março de 1986

Incorporação: agosto de 1986

Incorporação (MB): 8 de novembro de 2007

 

 

C a r a c t e r í s t i c a s

 

Deslocamento: ? ton (leve), 2.215 ton (carregado), 514 ton (net), 700 ton (dwt) e 1.716 ton (grt).
Dimensões: 65.70 m de comprimento, 11.0 m de boca moldada e 4.71 m de calado e 6.0 m de calado máximo.
Propulsão: diesel; 1 motor diesel Bergen Mek Type KRMB-9, gerando 2.480 bhp e 825 rpm, acoplado através de uma caixa de transmissão Ulstein Type 600 AGSC a 1 eixo com um hélice Ulstein de passo controlável. Equipado com um
Bow e um Stern-Thruster Ulstein 90 TV-A de passo variável e 368 Kw, Bow-Thruster Brunvoll FU 632 de passo variável e 600 Kw, Stern-Thruster Ulsttein 150 TV-A de passo variável 552 Kw e um propulsor azimutal retrátil Ulstein type 72/50-180 VROS de passo variável e 880 Kw.

Combustível: ?

Eletricidade: tres motores auxiliares Detroit 9 e um Volvo TAMD 122A, acionando um gerador Siemens 1FC6, 1060 KVA, tres Stamford type MHC, 920 KVA e um Stamford HC-434E, 325 KVA.

Velocidade: máxima de 12 nós e máxima sustentada de 9 nós.

Raio de Ação: ? milhas náuticas à ? nós.
Armamento: nenhum.
Sensores e equipamentos: (navegação) um radar de navegação Raytheon R84 e um Raytheon R81, LORAN-C Furuno LC-90 Mark 2, DGPS Raytheon, GPS Furuno GP500 Weather, NavFax Canon; Autopilot Robertson AP-9 Mk2, Infonav Telechart V, Log Ben Log AL 48, Ecobatimetro tipo Furuno FE 680; (comunicações) Sistema SATCOM Marconi Oceanray com duas linhas para fax/telex, Movel BT, VHF portátil Jorton VHF, VHF Sailor RT2048, Radio Transceiver Furuno FS-5000, Radio Watch Receiver Skanti WR-6000, Transmissor de MF SSB Radiotelefone Mod. FST-500 e Intercom Ericsson ASA101; (equipamentos) convés com 300 m2 de área utilizável, com uma lancha Jørgensen & Vik para seis pessoas, um guindaste tipo pórtico na popa Hydralift Knuckle KMCV 1400 6-12, com capacidade de 6 tons., Remotely Operated Vehicle (ROV - Robo Submarino) Diablo 6 com sistema de lançamento e recuperação (LARS), suíte integrada de coleta de dados e analise e duto para o lançamento de transdutores de coleta de dados.

Código Internacional de Chamada: PWCS
Tripulação: 53 homens, sendo onze em cabines individuais, trinta em cabines duplas e 12 em cabines quádruplos. A dotação do navio é de 8 oficiais, 35 praças e 16 pesquisadores.

 

 

H i s t ó r i c o

 

O Navio Oceanográfico Cruzeiro do Sul - H 38, ex-"Surveyor", ex-"DSND Surveyor", ex-"Seaway Surveyor", ex-"North Sea Surveyor", ex-"Havskjell Viking", é o primeiro navio da Marinha do Brasil a ostentar esse nome em homenagem a essa constelação. Foi adquirido pela Marinha do Brasil em 2007, junto a firma Berkon Shipping N.V., da Holanda, para atender a demanda oriunda do convenio assinado entre a DHN e a Fundação para o Desenvolvimento da Pesquisa, em 28 de dezembro de 2006, para o desenvolvimento do projeto do Laboratório Nacional Embarcado (LNE). Participam também do convênio a secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (CIRM), como interveniente, e a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), como concedente dos recursos. O navio, foi construído pelo Estaleiro Sterkoder Mek, teve sua quilha batida em novembro de 1985, foi lançado ao mar em março de 1986 e foi entregue em agosto de 1986, com o nome de "Havskjell Viking", com bandeira da Noruega. Em 1991 mudou o nome para "North Sea Surveyor", em 1996 mudou o nome para "Seaway Surveyor", em 2000, mudou o nome para "DSND Surveyor", e, em 2003 teve o seu porto de registro mudado para Nassau com bandeira de Bahamas. O callsign do navio era C6SY2 e o numero do navio na IMO era 8600246. Em outubro de 2006, mudou finalmente o nome para "Surveyor". Foi incorporado a Marinha do Brasil em 8 de novembro de 2007, em cerimônia realizada em Singapura. Em 28 de fevereiro de 2008, na sede da DHN em Niterói, foi realizada a cerimônia de Mostra de Armamento e incorporação a Armada, com a transferência para o setor operativo através da Diretoria-Geral de Navegação.

 

I m a g e n s - Especial

 

 

 

Galeria Especial de 76 fotos com o Cruzeiro do Sul sendo

preparado no Estaleiro Jurong de Singapura.

 

2007

 

Foi ativado no AMRJ o Grupo de Recebimento do NHo Cruzeiro do Sul.

 

Em 14 de dezembro, iniciou a viagem com destino ao Brasil, realizando durante a travessia escalas nos portos de Ilhas Reunião (possessão francesa no Indico), e Capetown (África do Sul), num total de 56 dias de mar, com chegada prevista ao Rio de Janeiro para o dia 15 de fevereiro.

 

O NHO Cruzeiro do Sul - H 38, atracado em porto estrangeiro, quando estava a caminho do Brasil. (foto: Eugene Fourie, via ALIDE) O NHO Cruzeiro do Sul - H 38, atracado em porto estrangeiro, quando estava a caminho do Brasil. (foto: Eugene Fourie, via ALIDE) O NHO Cruzeiro do Sul - H 38, atracado em porto estrangeiro, quando estava a caminho do Brasil. (foto: Eugene Fourie, via ALIDE) O NHO Cruzeiro do Sul - H 38, em escala em Capetown (África do Sul) na viagem de travessia para o Brasil, procedente de Singapura, onde foi incorporado a Marinha. (foto: ?, via José Henrique Mendes)

 

Depois de adequadamente equipado, o navio desenvolverá atividades de pesquisa e desenvolvimento no ambiente marinho contempladas no Plano Setorial para Recursos do Mar (PSRM), da Comissão Interministerial para Recursos do Mar (CIRM). Serão disponibilizados cerca de 80 dias de mar por ano à comunidade acadêmico-científica para realização de atividades e projetos de pesquisa que farão parte do Projeto “Laboratório Nacional Embarcado (LNE)”.

 

2008

 

Em 15 de fevereiro, chegou ao Rio de Janeiro, depois de uma travessia de 56 dias de mar, sendo recebido na entrada da barra e escoltado pelo NPa Guajará - P 44 e pelo AvIn Aspirante Nascimento - U 10, GM Jansen - U 11 e o GM Brito - U 12.

 

O NHO Cruzeiro do Sul - H 38, quando de sua chegada ao Rio de Janeiro, entrando na Baia da Guanabara, ladeado pelos AvIns GM Jansen e GM Brito. (foto: César T. Neves, via José Henrique Mendes)

 

O NHO Cruzeiro do Sul - H 38, atracado na Base de Navios Hidrográficos, na Ponta da Armação, bem próximo a Ilha de Macanguê. (foto: Edson Lucas - 05/04/2008) O NHO Cruzeiro do Sul - H 38, atracado na Base de Navios Hidrográficos, na Ponta da Armação, bem próximo a Ilha de Macanguê. (foto: Edson Lucas - 05/04/2008) O Cruzeiro do Sul atracado no cais sul do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro em 28 de maio de 2008. (foto: César T. Neves) O Cruzeiro do Sul docado na Base Naval do Rio de Janeiro em 22 de agosto de 2008. (foto: César T. Neves)

 

2009

 

O Cruzeiro do Sul atracado em Niteroi em 5 de fevereiro de 2009. (foto: César T. Neves)

 

Em 4 de março, foi realizada no Complexo Naval da Ponta da Armação, a cerimônia de apresentação do navio à comunidade científica brasileira. O evento contará com a presença do Ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, e do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Julio Soares de Moura Neto.

 

Ainda no primeiro trimestre de 2009, estava previsto o recebimento pelo navio dos seguintes equipamentos: um Conjunto CTD/Rosette que é um conjunto de sensores que medem os principais parâmetros físico químicos da água do mar, tais como: temperatura, salinidade, pressão hidrostática e oxigênio dissolvido. Os equipamentos são descidos a profundidades de até aproximadamente 5000 metros (estações oceanográficas profundas) e realizam as medidas ao longo das trajetórias de descida e subida; e um Guincho oceanográfico utilizado para o arriamento e o içamento do conjunto CTD/Rosette. É instalado em uma das bordas laterais ou na popa do navio e esse local do navio passa a ser conhecido como "estação oceanográfica".

 

Entre 11 e 18 de fevereiro (???), realizou sua primeira comissão cientifica partindo de São Francisco do Sul com destino ao Rio de Janeiro, trecho no qual onze estudantes do curso de Oceanografia da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) fizeram o levantamento batimetrico (medição de profundidade), da plataforma continental brasileira no setor leste da Ilha de Santa Catarina, além de medições das características da massa d’agua, como velocidade e direção de corrente. A pesquisa faz parte do Programa de Avaliação da Potencialidade Mineral da Plataforma Continental Jurídica Brasileira (REMPLAC) e, esta etapa, foi coordenada por José Gustavo Nartof de Abreu, pesquisador do Centro de Ciência Tecnológica da Terra e do Mar (CTTMar/Univali).

 

Entre 27 e 30 de março, esteve em Rio Grande, no retorno da primeira fase da Operação OCEANO-SUL IV, quando realizou a coleta de dados oceanográficos e meteorológicos destinados à produção de informações ambientais, necessários ao planejamento e condução de operações navais em áreas de convergência e rotas de navegação. O navio partiu para Itajaí com 14 acadêmicos da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) para segunda fase da operação.

 

O Cruzeiro do Sul na manhã de 2 de junho de 2009, quando esteve fundeado defronte a Praia de Copacabana junto com o NOc Almirante Maximiano - H 41. (foto: Edson Lucas). O Cruzeiro do Sul na manhã de 2 de junho de 2009, quando esteve fundeado defronte a Praia de Copacabana junto com o NOc Almirante Maximiano - H 41. (foto: Edson Lucas). O Cruzeiro do Sul na manhã de 2 de junho de 2009, quando esteve fundeado defronte a Praia de Copacabana junto com o NOc Almirante Maximiano - H 41. (foto: Edson Lucas).

 

Em 19 de outubro, suspendeu do Rio de Janeiro para realizar comissão AFRICA-2009 no continente africano com o objetivo de coletar dados para pesquisa meteorológica, levando a bordo 16 pesquisadores de dez universidades e institutos de pesquisa em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia. No roteiro da expedição estão previstas paradas na África do Sul e na Namíbia, para coletas de nutrientes, medição de temperatura e de salinidade, avaliação de correntes marítimas, entre outros objetivos. As pesquisas serão feitas na superfície e também no mar, com a ajuda de um aparelho específico, entre 30 metros e 5 mil metros de profundidade, em uma área da Bacia do Atlântico Sul com um vazio de dados e de informações muito grande, mas que podem ser usadas para melhorar os processos de previsão meteorológica na nossa costa. O navio retonornou ao Brasil em 22 de dezembro. A AFRICA-2009 ocorreu no ambito da comissão Oceanográfica TRANS-ATLÂNTICO I que por outro lado teve a participação do NOc Antares. Participam da comissão 32 pesquisadores das seguintes instituições nacionais: Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Universidade de São Paulo (USP), e Fundação Universidade do Rio Grande (FURG), com o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), da SECIRM e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

 

2010

 

No dia 7 de setembro, participou de um Desfile Naval em comemoração a Independência do Brasil, realizado na orla do Rio de Janeiro, com a participação das F Independência, Constituição e Bosísio, o NT Almirante Gastão Motta, o NHo Cruzeiro do Sul, o NOc Antares, o RbAM Almirante Guillobel, o NPa Guajará, o S Tupi e o NVe Cisne Branco.

 

Em 14 de novembro, suspendeu de sua base para realizar comissão oceanográfica no sul, visitando Rio Grande entre os dias 3 e 6 de dezembro.

 

Em 2010, foram apoiados cinco projetos do MCT - Ministério da Ciência e Tecnologia ao longo de toda a costa do Brasil pelo Cruzeiro do Sul.

 

2011

 

No dia 7 de setembro participou do Desfile Naval em comemoração a Indepedencia do Brasil, realizado entre a barra da Tijuca e a entrada da Baia da Guanabara, e do qual participaram o NAe São Paulo - A 12, as F Niterói – F 40 e Independência – F 44, a Cv Barroso – V 34, o NT Almirante Gastão Motta – G 23, o NHO Cruzeiro do Sul – H 38, os NPa Guajará – P 44 e Gurupá – P 46 e o S Tamoio – S 31.

 

Entre 18 de outubro e 22 de dezembro realizou a comissão TRANSATLÂNTICO II. No dia 22 de outubro esteve em Rio Grande aonde embarcou uma equipe científica e equipamentos a serem utilizados durante a comissão que teve como objetivo desenvolver estudos relacionados à circulação termohalina, fluxos de CO2 entre o oceano e a atmosfera, sensoriamento remoto, química da água do mar, além de demonstrar a importância  das microalgas (fitoplâncton) nas taxas de incorporação de carbono inorgânico e da biótica no Oceano Atlântico Sul,  por meio da realização de uma campanha de coleta de dados  oceanográficos. O levantamento ocorreu durante as travessias de Rio Grande-Capetown (África do Sul)-Rio de Janeiro.

 

Foram realizadas 101 estações oceanográficas (81 durante a travessia Rio Grande-Capetown e 20 durante a travessia Capetown-Rio de Janeiro). Nestas estações foram medidos os parâmetros de temperatura, salinidade, pressão, biótica, concentração de CO2 na interface ar-mar, de oxigênio dissolvido, pH e de nutrientes dissolvidos, além de coletas de amostras de água do mar, colhidas nas mais diversas profundidades, de fitoplâncton, produção primária, quimiossintética e bacteriana.

 

Participaram pesquisadores do Instituto de Oceanografia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), do Centro de Biologia Marinha da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade  Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

 

2012

 

Em 7 de setembro participou do Desfile Naval realizado na Orla do Rio de Janeiro em comemoração aos 190º Aniversário da Independência do Brasil da qual participaram o NVe Cisne Branco – U 20, o NDCC Almirante Sabóia – G 25, as F Niterói – F 40, Independência – F 44, União – F 45 e Bosísio - F 48, a Cv Barroso – V 34, o S Tamoio – S 31, o NHo Cruzeiro do Sul – H 38, os NPa Guaporé – P 45, Gurupi – P 47 e Macaé – P 70, o RbAM Almirante Guillobel – R 25, além da Cv ARA Gomez Roca – P 46, da Armada Argentina, e da F ROU Uruguay – ROU 01, da Armada Uruguaia. Também participaram do desfile aeronaves da Força Aeronaval.

 

Entre 7 de setembro e 13 de novembro, realizou a comissão MCT VII, vinculada ao programa Laboratório Nacional Embarcado, colaborando para a realização dos Projetos CAMADAS FINAS II, CAMADAS FINAS III e AMADEUS II. Durante essa comissão estiveram a bordo 55 estudantes e pesquisadores, dos Cursos de Oceanografia e Biologia pertencentes as seguintes instituições: Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ); Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Universidade Federal do Maranhão (UFMA); Universidade Federal do Pará (UFPA); Universidade de São Paulo (USP); Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI); Centro Universitário Monte Serrat (UNIMONTE); Universidade Federal da Bahia (UFBA) e do Laboratorie d´Ocenographie et du Climat Expérimentation et Approches Numériques (LOCEAN) da França.

 

2013

 

Entre 7 e 10 de novembro esteve em Natal-RN, seguindo depois para Salvador-BA, aonde chegou no dia 13.

 

O Cruzeiro do Sul entrando no porto de Natal, assistido pelo Rebocador Portuário “Lagoa Paranaense” da empresa Saveiros Camuyrano. (foto: AssComSo Com3ºDN)

 

 

 

O u t r a s    F o t o s

 

O Cruzeiro do Sul em uma saída em proveito de trabalhos do Ministério da Ciência e Técnologia. (foto: MCT)

 

R e l a ç ã o    d e    C o m a n d a n t e s

 

Comandante Período
CF Hilbert Strauhs __/07/200_ a __/07/2009
CF Alvaristo Nagem Dair Júnior __/07/2009 a 28/07/2011
CF André Moraes Ferreira 28/07/2011 a __/__/201_

 

B i b l i o g r a f i a

 

- Base Militar Web Magazine - ALIDE - Notícias 16/07/07.

 

- CCSM - Centro de Comunicação Social da Marinha, Brasília-DF.

 

- Informativo da Diretoria de Hidrografia e Navegação, Publicação da Base de Hidrografia da Marinha em Niterói (BHMN), Ano 2, n.º 2, janeiro de 2013.

 

- Lloyd's International Ship Register.

 

- Lloyd's MIU.

 

- UNIVALI