1822             -                NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS            -               Hoje

 

NB Faroleiro Wanderley

Classe Santana

 

 

D a t a s

 

Batimento de Quilha: ?
Lançamento: ?
Incorporação: 1954

Baixa: 23 de junho de 1969

 

 

C a r a c t e r í s t i c a s

 

Deslocamento: 109.96 ton (padrão), 173 ton (carregado)
Dimensões: 27 m de comprimento, 6.54 m de boca, 4.50 m de pontal e 2.50 m de calado.

Propulsão: 1 motor Bolinder de 4 cilindros "cabeça quente" de 640 hp.

Eletricidade: 1 motor gerador de 110V.

Velocidade: 10 nós.

Raio de Ação: ?
Armamento: nenhum.
Sensores: 1 radar de navegação.

Equipamentos: porão, com capacidade para 8 bóias tipo BL-1 sem mangrulhos e contrapesos, quatro com esses componentes desmontados ou 2 completas e montadas; e pau-de-carga de 2 ton.

Código Internacional de Chamada: ?
Tripulação: 7 homens, sendo um oficial, um sargento e cinco cabos e marinheiros. Mais tarde complementada por civis, num total de até 16 homens.

 

 

H i s t ó r i c o

 

O Navio Balizador Faroleiro Wanderley, foi o único navio a ostentar esse nome em homenagem ao Faroleiro Jayme Mendes Wanderley, ex-Fuzileiro Naval que chegou a ser Ordenança de Almirante e um experiente profissional, que por muito tempo, serviu no balizamento de Belém. Faleceu no farol de São João, no Maranhão. Foi o último de uma serie de três construidos pelo estaleiro Luna Projetos e Construções Ltda., na Ponta da Areia, em Niterói. Foi incorporado e entregue a Base Almirante Moraes Rego em 1954.

 

Posteriormente foi transferido para Natal-RN.

 

1962-67

 

Permaneceu abandonado e inoperante na Base Naval de Natal, até ser recuperado com reparos no casco e na superestrutura, tudo em madeira, além do motor Bolinder, esse graças a partes do NB Faroleiro Arêas - H 27, parado em Belém, e o NB Faroleiro Santana - H 28, recém naufragado em Maceió.

 

1967

 

Depois de recuperado em Natal, foi transferido para Salvador. Na travessia Natal - Salvador o navio navegou 450 milhas nauticas, em uma viagem onde "pegou" tudo, tendo durado um mês.

 

Em 13 de outubro, foi instalado a bordo o embrião do recem criado Serviço de Sinalização Nautica do Leste - SSN-E (ou SSN-2) responsavel pelos faróis e o balizamento dos estados da Bahia e Sergipe.

 

1968

 

Em 19 de abril, o embrião do então SSN-E (ou SSN-2), foi finalmente instalado em terra junto a sede da Capitania dos Portos da Bahia.

 

Em 22 de outubro, chegou a Camuruxatiba, um porto privado protegido pou um cordão de coral a cerca de 40 milhas ao sul de Porto Seguro, onde estava prevista a construção de um farolete, onde fundeou a tarde ao largo para demandar o porto na manhã seguinte. A noite o navio garrou e foi de encontro ao cordão de coral, sendo jogado sobre os recifes.

 

1969

 

Em 23 de junho, foi dado baixa pelo Aviso n.º 0706, depois de ser declarado perda total.

 

 

R e l a ç ã o    d e    C o m a n d a n t e s

 

Comandante Período
CT Renato Tarquínio Bittencourt 13/10/1967 a 22/10/1968

 

B i b l i o g r a f i a

 

- Dantas, Ney. A História da Sinalização Náutica Brasileira e breves memórias, Rio de Janeiro. Ed. FEMAR, 2000.