1822             -                NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS            -               Hoje

 

Torpedeira a Vapor

Greenhalgh

 

 

D a t a s

 

Batimento de Quilha: ?
Lançamento: 1893
Incorporação: 1894
Baixa: 1894

 

 

C a r a c t e r í s t i c a s

 

Deslocamento: 13 ton.
Dimensões:  24.07 m de comprimento, 3.20 m de boca e 0.54 m de calado.

Blindagem: casco de madeira.
Propulsão: máquina a vapor, gerando 60 hp.

Velocidade: ?

Raio de ação: ?
Armamento: 1 tubo de torpedo.

Tripulação: ?

 

 

H i s t ó r i c o

 

A Torpedeira a Vapor Greenhalgh, foi o segundo navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil, em homenagem ao Guarda-Marinha João Guilherme Greenhalgh, morto na Batalha Naval de Riachuelo. Foi construída como Vapor pelo estaleiro A.B. Wood & Co.,EUA e adquirido nos Estados Unidos em 1893, durante a Revolta da Armada pelo Governo do Marechal Floriano Peixoto para ser transformado em Torpedeiro. Veio para o Brasil a bordo do Transporte de guerra Niterói, e ao ser desembarcado no porto da Bahia, em 27 de janeiro de 1894, sofreu grandes avarias. Incorporada a Esquadra legal, partiu da Bahia rebocada pelo Cruzador Auxiliar Itaipú em 1º de março de 1894, e no dia 4 do mesmo mês, como estava fazendo água, foi levada para o Porto de Vitória. após sofrer os reparos necessários seguiu para o rio de Janeiro, dando baixa sem prestar nenhum serviço efetivo à Esquadra.

 

 

R e l a ç ã o    d e    C o m a n d a n t e s

 

Não disponível no momento

 

I m a g e n s

 

Não disponível no momento

 

B i b l i o g r a f i a

 

- Mendonça, Mário F. e Vasconcelos, Alberto. Repositório de Nomes dos Navios da Esquadra Brasileira. 3ª edição. Rio de Janeiro. SDGM. 1959. p.113.

 

- NOMAR - Notícias da Marinha, Rio de Janeiro, SRPM, n.º 632, mar. 1995.