1822             -                NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS            -               Hoje

 

NPa Guaratuba - P 50

Classe Grajaú

 

"Guardião dos Mares"

 

D a t a s

 

Batimento de Quilha: 9 de outubro de 1998
Lançamento: 16 de junho de 1999
Incorporação: 1º de dezembro de 1999

 

C a r a c t e r í s t i c a s

 

Deslocamento: 197 ton (padrão), 217 ton (carregado).
Dimensões: 46.5 m de comprimento, 7.5 m de boca e 2.3 m de calado.
Propulsão: 2 motores diesel MTU 16V 396 TB94 de 2.740 bhp cada, acoplados a 2 eixos com hélices de três pás e passo fixo.

Combustível: 23 tons.

Eletricidade: 3 geradores no total de 300 Kw.

Velocidade: máxima de 26.5 nós e máxima mantida de 22 nós.

Raio de ação: 2.200 milhas náuticas à 12 nós (10 dias).
Armamento: 1 canhão Bofors L/70 de 40 mm; 2 metralhadoras BMARC-Oerlikon GAM BO1 de 20mm em dois reparos singelos.
Sensores: 1 radar de navegação Decca 1290A, banda I. Equipado com GMDSS - Global Marine Distress and Safety e equipamento de visão noturna.
Equipamentos: 1 lancha de casco semi-rigido (RHIB), com capacidade para 10 homens e 1 bote inflável para seis homens, usados para salvamentos e abordagens. Um guindaste eletro-hidráulico com capacidade para 620kg.

Código Internacional de Chamada: PWUB

Tripulação: 29 homens, sendo 4 oficiais e 25 praças.

Obs:Características da época da incorporação.

 

 

H i s t ó r i c o

 

O Navio Patrulha Guaratuba - P 50, foi ordenado em 1996 como parte do 6º e último lote de duas unidades da classe, junto ao estaleiro Peenewerft GmBH, em Wolfgast, Alemanha. O Guaratuba é o primeiro navio a ostentar esse nome(1) na Marinha do Brasil e recebeu esse nome em homenagem a cidade homônima localizada no litoral do Estado do Paraná. Foi construído seguindo o projeto do estaleiro Vosper-QAF Ltd, de Singapura. Teve sua quilha batida 9 de outubro de 1998, foi lançado ao mar em 16 de junho de 1999, foi recebido pelo AMRJ em 12 de outubro de 1999 e depois de realizadas inspeções de segurança no porto e no mar pelo Grupo de Recebimento, foi incorporado a Armada em 1º de dezembro de 1999. Naquela ocasião, assumiu o comando o Capitão-Tenente Marcelo da Pós Garcez Palha.

 

Os NPa classe Grajaú tinham a previsão de receber a diretora Radamec 1000N, mas esse projeto foi temporariamente suspenso.

 

O Guaratuba em testes de mar ainda na Alemanha, incompleto e sem o armamento. (foto: Peenewerft) O Guaratuba em testes de mar ainda na Alemanha, incompleto e sem o armamento. (foto: Peenewerft)

 

A oficialidade do recebimento do Guaratuba foi a seguinte:

 

     - CT Marcelo da Pós Garcez PalhaComandante

     - CT José Alexandre Santiago da Silva - Imediato

     - 1º Ten. Manoel Oliveira Pinho

     - 1º Ten. Alexandre Gildes Borges

    

 

Lista completa da primeira tripulação.

 

2000

 

Por ocasião de sua viagem de deslocamento para a sua sede, Salvador, atracou no porto de Paranaguá–PR, onde foi homenageado pela cidade homônima, recebendo do prefeito da mesma, Sr Everson Ambrosio Kravertz, um quadro à óleo ilustrando a Enseada do Morro do Cristo, tradicional ponto turístico da cidade.

 

Em 28 de janeiro, passou a subordinação do 2º Distrito Naval, tendo como área de atuação o litoral dos Estados da Bahia, Sergipe e Alagoas, operando a partir de Salvador-BA.

 

O NPa Gravataí, chegando pela primeira vez a Salvador. (foto: GptNavLeste)

 

2003

 

O NPa Guaratuba - P 50, operando em conjunto com seu irmão Gravataí - P 51. Ambos são baseados em Salvador e atuam sob o comando do Grupamento Naval do Leste/2º DN. (foto: via NPa Guaratuba) O NPa Guaratuba - P 50, operando em conjunto com seu irmão Gravataí - P 51. Ambos são baseados em Salvador e atuam sob o comando do Grupamento Naval do Leste/2º DN. (foto: via NPa Guaratuba) O NPa Guaratuba - P 50, operando em conjunto com seu irmão Gravataí - P 51. Ambos são baseados em Salvador e atuam sob o comando do Grupamento Naval do Leste/2º DN. (foto: via NPa Guaratuba) O NPa Guaratuba - P 50, operando em conjunto com seu irmão Gravataí - P 51. Ambos são baseados em Salvador e atuam sob o comando do Grupamento Naval do Leste/2º DN. (foto: via NPa Guaratuba) O NPa Guaratuba - P 50, com o com seu irmão Gravataí - P 51 atracado a contrabordo em Aratu (BA). Repare que só é possivel notar o indicativo do Gravataí, já que o Guaratuba adotou o novo esquema de pintura da MB após seu recente PMG. (foto: via NPa Guaratuba) O NPa Guaratuba - P 50, com o com seu irmão Gravataí - P 51 atracado a contrabordo em Aratu (BA). Repare que só é possivel notar o indicativo do Gravataí, já que o Guaratuba adotou o novo esquema de pintura da MB após seu recente PMG. (foto: via NPa Guaratuba) O NPa Guaratuba - P 50, com o com seu irmão Gravataí - P 51 atracado a contrabordo em Aratu (BA). Após o PMG realizado recentemente o Guaratuba adotou o novo esquema de pintura da MB com indicativos e nome em baixa visibilidade e um cinza mais escura, ao estilo U.S. Navy. (foto: via NPa Guaratuba) O NPa Guaratuba - P 50, com o com seu irmão Gravataí - P 51 atracado a contrabordo em Aratu (BA). Após o PMG realizado recentemente o Guaratuba adotou o novo esquema de pintura da MB com indicativos e nome em baixa visibilidade e um cinza mais escura, ao estilo U.S. Navy. (foto: via NPa Guaratuba) Estação de transferencia de carga leve do NPa Guaratuba - P 50, com sua equipe a postos. Notar o "raqueteiro, responsavel pela comunicação visual entre os navios participantes da faina. (foto: NPa Guaratuba) A equipe de convés, preparando para passar pelo cabo guia o telefone auto-excitado para o NPa Gravataí. (foto: NPa Guaratuba) Detalhe do dispositivo de transferencia de carga leve do NPa Guaratuba, já com os cabos engatados. (foto: NPa Guaratuba) A equipe de convés, realizando os preparativos para uma faina de trransferencia de carga leve junto com o NPa Gravataí na Baia de Todos os Santos. (foto: NPa Guaratuba) A equipe de convés, preparando para passar pelo cabo guia a sacola com o telefone auto-excitado para o NPa Gravataí. (foto: NPa Guaratuba) O telefone auto-excitado sendo transferido para o NPa Gravataí sob a orientação do Mestre de Convés, um SG-MR que é reponsavel pelo bom andamento da faina. (foto: NPa Guaratuba) Detalhe do dispositivo de transferencia de carga leve do NPa Guaratuba, sem os cabos engatados. (foto: NPa Guaratuba) A equipe de convés, realizando os preparativos para uma faina de trransferencia de carga leve junto com o NPa Gravataí na Baia de Todos os Santos. Na foto de capacete amarelo o Mestre responsavel pela faina, de verde o "raqueteiro", responsavel pela comunicação visual navio-navio, e de boné junto a torreta de 40 mm, um CB-CI, encarregado de manter as comunicações convés-passadiço-tijupá. (foto: NPa Guaratuba) O dispositivo de trransferencia de carga leve iniciando a passagem do telefone auto-excitado para o NPa Guaratuba. Esse telefone é o primeiro a ser passado afim de manter a comiunicação das estações de ambos os navios "fora" da rede tatica (VHF). (foto: NPa Guaratuba) Preparativos para faina de reboque do NPa Gravataí. Notar o RHIB - Bote Inflavel de Casco Rigido usado para inspeções e salvamento. (foto: NPa Guaratuba) Preparativos para faina de reboque do NPa Gravataí. (foto: NPa Guaratuba) Cabo passado na popa do Guaratuba, para o reboque do NPa Gravataí. Mesmmo não posuuindo um aparelho de reboque, já que não é um Rebocador, o NPa classe Grajaú podem rebocar unidades de porte similar ou menores. (foto: NPa Guaratuba) O NPa Gravataí, sendo rebocado em exercicio, pelo Guaratuba dentro da Baia de Todos os Santos. (foto: NPa Guaratuba) O NPa Gravataí, sendo rebocado em exercicio, pelo Guaratuba dentro da Baia de Todos os Santos. (foto: NPa Guaratuba)

 

2006

 

Participou da Operação TROPICALEX-I/06, realizada no período de 1º de maio a 1º de junho ao longo do litoral das regiões Nordeste e Sudeste, integrando o Grupo-Tarefa 705.1 composto pelas F Bosisio - F 48, Greenhalgh - F 46, Rademaker - F 49, Niterói - F 40 e Independência - F 44; Cv Jaceguai - V 31 e Frontin - V 33; CT Pará - D 27; NT Marajó - G 27 e Almirante Gastão Motta - G 23; NDD Rio de Janeiro - G 31; NDCC Mattoso Maia - G 28 e os S Tamoio - S 31 e Tapajó - S 33. A operação contou com o apoio do NSS Felinto Perry - K 11 e com a participação dos seguintes navios distritais, além do Guaratuba: RbAM Tridente - R 22 e NPa Gurupi - P 47 do 1º DN; Cv Caboclo - V 19, NPa Gravataí - P 51 e NV Atalaia - M 17, Araçatuba - M 18, Abrolhos - M 19 e Albardão - M 20, do 2º DN e o RbAM Trindade - R 26 e os NPa Grajaú - P 40, Goiana - P 43 e Graúna - P 42 do 3º DN. Também participaram aeronaves da ForAerNav e da FAB.

 

2008

 

Em 21 de janeiro foi realizada a bordo do Rebocador de Alto-Mar Triunfo a cerimônia de Ativação do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Leste presidida pelo Comandante de Operações Navais, Almirante-de-Esquadra Aurélio Ribeiro da Silva Filho. O Grupamento tendo como atribuições básicas a patrulha naval e operações de socorro e salvamento, defesa de porto, minagem defensiva, esclarecimento e apoio logístico móvel, além das tarefas subsidiárias, dentre as quais destacam-se a cooperação com as atividades relacionadas à segurança da navegação e à salvaguarda da vida humana no mar, ficou sediado em instalações provisórias na Base Naval de Aratu contando com a Corveta Caboclo - V 19, o Rebocador de Alto-Mar Triunfo - R 23 e os Navio-Patrulha Guaratuba - P 50 e Gravataí - P 51, como meios subordinados a partir desta data.

 

2009

 

Participou das buscas aos náufragos do B/P "Estrela do Mar IV", junto com a F Constituição, o NB Tenente Boanerges e o NPa Guajará, além de helicópteros da Marinha e da Policia Militar do Espírito Santo. O B/P "Estrela do Mar IV", com 17 tripulantes a bordo,  emborcou por volta das 00:30h do dia 22 de agosto a cerca de 18 milhas náuticas da cidade de Conceição da Barra.

 

2010

 

Em janeiro junto com o NPa Gravataí – P 51 e os NV Abrolhos – M 19 e Albardão – M 20, prestou apoio e operou com o GT sob o comando do CA César Sidonio Daiha Moreira de Souza que realizava a Operação ASPIRANTEX-10, na área marítima compreendida entre o Rio de Janeiro-RJ e Natal-RN, entre os dias 12 e 30 de janeiro, quando estava na região do 2º DN. O GT era formado pelas F Niterói – F 40, Constituição – F 42 e Independência – F 44, pelo NDCC Almirante Sabóia – G 25, pelo NT Almirante Gastão Motta – G 23 e pelos S. Tupi – S 30 e Tikuna – S 34 e nesses navios seguiam embarcados 116 Aspirantes da Escola Naval e 199 alunos e alunas da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante, do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha, os quais tiveram seu primeiro contato com o mar a bordo dos navios da Esquadra.

 

2012

 

Em junho prestou apoio às operações de segurança da convenção RIO+20 da ONU, realizada no Rio de Janeiro.

 

Em 13 de dezembro, durante toda a manhã, como parte das comemorações do Dia do Marinheiro, permaneceu, embandeirado nos topes, fundeado nas proximidades do Forte de São Marcelo e do prédio sede do 2º Distrito Naval.

 

2013

 

Participou da Operação TROPICALEX 2013, realizada entre os dias 2 e 27 de maio, na área marítima entre o Rio de Janeiro-RJ e Natal-RN. O Grupo-Tarefa encarregado da operação foi comandado pelo CA Flavio Soares Ferreira, Comandante da 1ª Divisão da Esquadra e os exercícios também foram acompanhados pelo VA Sergio Roberto Fernandes dos Santos, Comandante-em-Chefe da Esquadra, e o CA Paulo Cesar Mendes Biasoli, Comandante da 2ª Divisão da Esquadra, embarcado na Corveta Barroso.

 

Participaram em algum momento da operação, a F Liberal (capitania), a Cv Barroso, o NPaOc Amazonas, o NT Marajó, os S Timbira e Tikuna e os NPa Gurupi, Guaratuba e Guaíba, além de aeronaves AF-1 Skyhawk, da ForAerNav e P-3 AM Orion, P-95 Bandeirante Patrulha e A-1 AMX, da FAB.

 

O u t r a s    F o t o s

 

O NPa Guaratuba - P 50, operando em conjunto com um helicóptero IH-6B Jet Ranger III do EsqdHI-1. (foto: via NPa Guaratuba)O NPa Gravataí, entrando na Baia de Todos os Santos em frente ao farol da Barra. (foto: GptNavLeste)

 

R e l a ç ã o    d e    C o m a n d a n t e s

 

Comandante Período
CT Marcelo da Pós Garcez Palha 01/12/1999 a __/02/2001
CT André Luiz de Andrade Félix __/02/2001 a __/02/2002
CT José Carlos Cavalcanti Sales __/02/2002 a 24/02/2003
CT Vagner Belarmino de Oliveira 24/02/2003 a 17/02/2004
CT Leandro Ferrone Demétrio de Souza 17/02/2004 a __/__/200_
CT Marcus Vinícius Silva Menezes 01/02/2010 a 14/02/2011
CT Roberto da Silva Adriano 14/02/2011 a __/__/201_
CT __/__/2012 a __/__/201_
CT Gustavo Cabral Thomé __/__/2013 a __/02/2014
CT Eduardo Araújo Ferreira __/02/2014 a __/__/201_

 

 

B i b l i o g r a f i a

 

- Baker III, A.D. Combat Fleets of the World 1998-1999. Annapolis, MD: Naval Institute Press, 1998.

 

- NOMAR - Notícias da Marinha, Rio de Janeiro, CCSM, n.º 770, jun. 2006; n.º 790, fev. 2008.

 

- Revista Marítima Brasileira, SDM, Rio de Janeiro, V120, n. º 4/6, abr/jun 2000


(1) Em tupi-guarani, "guará-tyba" significa "garças em abundancia".

Agradecemos a colaboração do CT Belarmino.