1822 - NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS - Hoje |
||||
USS Grackle - MSC(O) 13 ex-AMS 13 ex-YMS 312 Classe YMS 1
D a t a s
Batimento
de Quilha: 7 de junho de 1943 Baixa: 11 de outubro de 1957
C a r a c t e r í s t i c a s
Deslocamento: 270 ton. (padrão) e 320 ton (carregado). Eletricidade: dois geradores diesel G.E., 120cc, 60kw e 30 kw, para fornecimento de energia elétrica e um gerador diesel de emergência G.E., 250cc e 540kw para operações de varredura. Velocidade: máxima de 12 nós. Raio
de ação: 2.500 milhas à 8 nós. Código
Internacional de Chamada: NPPF
H i s t ó r i c o
O Navio Varredor Auxiliar USS YMS 312, foi construído pelo estaleiro Henry B. Nevins Inc., de City Island, New York, EUA, tendo sua quilha batida em 7 de junho de 1943 e sendo batizado e lançado ao mar em 9 de novembro de 1943, tendo como madrina a Sra. W.G. Kroepke. Sua construção foi concluída em 4 de dezembro de 1943 e foi incorporado a U.S. Navy em 6 de dezembro de 1943, assumindo o comando naquela ocasião o Primeiro-Tenente (USN) Ray G. Huling.
1944
Em 4 de fevereiro, depois de concluir o cruzeiro de avaliação, foi para Base Naval de Key West (FL) onde realizou adestramento com o equipamento de sonar, seguindo na sequencia para Curacao, onde chegou em 17 de fevereiro
Depois de várias comissões de escolta, varredura de minas e patrulha no Caribe, seguiu no dia 1º de setembro para para San Pedro (CA) e Hawaii.
1946
Seu serviço no Teatro de Operações do Pacifico, terminou no dia 9 de abril quando seguiu para costa leste dos Estados Unidos, via Canal do Panamá, para realizar reparos em Charleston (SC).
Em 15 de maio, chegou a Norfolk (VA) passando a operar em Chesapeake Bay.
1947
Em 18 de fevereiro, recebeu o nome de USS Grackle e foi reclassificado como Navio Varredor AMS 13. Esse foi o segundo navio a ostentar o nome Grackle na U.S. Navy.
Em novembro, teve seu porto base mudado para Charleston. Operando a partir de Charleston, realizava operações rotineiras de varredura proximo a Martha Vineyard, ao largo de Massachussetts e prestou apoio a Escola Naval de Guerra de Minas de Yorktown (Virginia) - (Naval Mine Warfare School of Yorktown, Virginia), e a Estação Naval de Contra Medidas de Minas de Panamá City (Florida).
1951
Em 27 de junho, foi integrado a Escola Naval de Guerra de Minas de Yorktown (Virginia), onde passou a serviu como navio de treinamento.
1952
De 1º de março até quase o final do mês, esteve no Caribe para exercicios combinados da Esquadra em Puerto Rico, Cuba e Ilha Virgens.
1953-54
Alternou periodos participando de operações que incluiram comissões como navio de treinamento em Yorktown, exercicios anfibios na costa da Carolina do Norte, e operações de contraminagem ao longo da costa leste.
1955
Em 7 de fevereiro, foi reclassificado como Navio Varredor Costeiro (Antigo) MSC(O) 13.
1957
Em 11 de outubro, foi descomissionado da U.S. Navy em cerimônia realizada na Philadelphia, Pennsylvania e colocado na reserva.
1963
Em 1º de março, foi retirado do Registro Naval da U.S. Navy.
Depois de convertido em Caça-Minas foi transferido em 19 de abril, foi transferido sob os termos do Programa de Assistência Militar (Military Assistance Program - MAP) para Marinha do Brasil, onde recebeu o nome de Navio Varredor Juruena - M 14.
R e l a ç ã o d e C o m a n d a n t e s
B i b l i o g r a f i a
- Mendonça, Mário F. e Vasconcelos, Alberto. Repositório de Nomes dos Navios da Esquadra Brasileira. 3ª edição. Rio de Janeiro. SDGM. 1959. p.153-154.
- YMS 425 - www.ussyms425.com
- Colaboração Especial do CMG (RRm) Egberto Baptista Sperling.
- NavSource Naval History - www.navsource.org - último acesso em 04/04/2010. |
||||