1822 - NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS - Hoje |
||||||||||||||||||||||||
NV Juruena - M 14 Classe YMS 1
D a t a s
Batimento
de Quilha: 7 de junho de 1943 Baixa (USN): 11 de outubro de 1957 Incorporação (MB): 19 de abril de 1963 Baixa (MB): 8 de agosto de 1974
C a r a c t e r í s t i c a s
Deslocamento:
270 ton. (padrão) e 320 ton (carregado). Eletricidade: dois geradores diesel G.E., 120cc, 60kw e 30 kw, para fornecimento de energia elétrica e um gerador diesel de emergência G.E., 250cc e 540kw para operações de varredura. Velocidade: máxima de 12 nós. Raio
de ação: 2.500 milhas à 8 nós. Código
Internacional de Chamada: ?
H i s t ó r i c o
O Navio Varredor Juruena - M 12, ex-USS Grackle - MSC(O) 13, foi o quarto navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil, em homenagem um rio homônimo no Mato Grosso que é tributário do Tapajós. Foi construído no estaleiro Henry B. Nevins Inc., de City Island, New York, EUA, sendo lançado ao mar em 9 de novembro de 1943 e incorporado a U.S. Navy em 6 de dezembro de 1943. Foi submetido a Mostra de Armamento e incorporado a Marinha do Brasil em 19 de abril de 1963. Naquela ocasião, assumiu o comando o Capitão-Tenente Murilo Cruz Guimarães de Souza Lima.
Os navios dessa classe foram incorporados na U.S.Navy com a classificação de YMS, que foi alterada para MSC em 1955.
A oficialidade do recebimento do Juruena foi a seguinte:
- CT Murilo Cruz Guimarães de Souza Lima – Comandante - CT Sérgio Tavares Doherty - Imediato - CT Jorge Sgarbi - Enc. de Convés - CT Carlos Oswaldo Pego do Amorim Azevedo - Chefe de Maquinas
1963
Chegou ao Rio de Janeiro e foi incorporado a 1ª Divisão de Navios Varredores da Força de Minagem e Varredura, criada pelo Aviso Ministerial n.º 0818 de 12 de maio de 1961.
Nesse ano a Força de Minagem e Varredura, deixou de ser subordinada ao Comando do 1º Distrito Naval e passou para a Esquadra.
1967
A Força de Minagem e Varredura passou a chamar-se Esquadrão de Minagem e Varredura.
1968
Realizou viagem de adestramento, compondo Grupo-Tarefa com os NV Javarí - M 11, Jutaí - M 12 e Juruá - M 13 e os NPa Piranha - J 30 e Piraquê - J 32, visitando os portos de Santos-SP, Ilha Bela-SP, Angra dos Reis-RJ e Vitória-ES.
Viagem de adestramento em GT, com os navios acima, para representar a MB no Rio Grande do Sul na Semana da Pátria. Portos visitados: Santos-SP, Itajaí-SC, Rio Grande-RS, Porto Alegre-RS e Paranaguá-PR.
1969
Diversas movimentações para a Baía da Ilha Grande, escoteiro, a fim de adestramento de minagem e varredura e de caça-minas. Em uma delas, foi efetuada busca sonar de uma aeronave P-16 da FAB, que foi perdida na região, em acidente aéronáutico.
1971
Em 7 de março, foi transferido junto com a Força de Minagem e Varredura para a Base Naval de Aratu, em Salvador-BA.
1974
Em 26 de julho, por ato ministerial foi reclassificado como Navio Auxiliar, e foi transferido do Esquadrão de Minagem e Varredura para o Grupamento Naval do Leste, subordinado ao Comando do 2º Distrito Naval.
Em 8 de agosto, deu baixa do serviço ativo da Armada.
Havia um Iate chamado Juruena, muito conhecido no Rio que se suspeita ser o ex-NV Juruena, eventualmente vendido a particulares e convertido para esse fim. Teria terminado, seus dias, abandonado em um estaleiro de Niterói.
O u t r a s F o t o s
R e l a ç ã o d e C o m a n d a n t e s
H i s t ó r i c o A n t e r i o r
B i b l i o g r a f i a
- Mendonça, Mário F. e Vasconcelos, Alberto. Repositório de Nomes dos Navios da Esquadra Brasileira. 3ª edição. Rio de Janeiro. SDGM. 1959. p.153-154.
- YMS 425 - www.ussyms425.com
- Colaboração Especial do CMG (RRm) Egberto Baptista Sperling.
- NavSource Naval History - www.navsource.org - último acesso em 04/04/2010. |
||||||||||||||||||||||||