1822             -                NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS            -               Hoje

 

USS Henry W. Tucker

DD 875/DDR 875

Classe Gearing

 

 

D a t a s

 

Batimento de Quilha: 29 de maio de 1944
Lançamento: 8 de novembro de 1944
Incorporação: 12 de março de 1945
Baixa: 3 de dezembro de 1973


 

C a r a c t e r í s t i c a s

 

Deslocamento: 2.425 ton (padrão), 3.498 ton (carregado).
Dimensões: 119 m de comprimento, 12.46 m de boca e 5.63 m de calado.
Propulsão: 4 caldeiras Babcock & Wilcox de 39.8 kg/cm2 a 454º C; 2 turbinas a vapor G.E., gerando 60.000 shp, acoplados a dois eixos e dois hélices.

Combustível: 196.000 (US) galões.

Eletricidade: ?

Velocidade: máxima de 34,5 nós.

Raio de ação: 5.800 milhas náuticas a 15 nós.
Armamento: 6 canhões de 5 pol. (127 mm) em três torres Mk-38 duplas; 12 canhões Bofors L/60 de 40 mm em dois reparos quádruplos Mk-2 e dois duplos Mk-1; 11 metralhadoras Oerlikon de 20 mm em reparos singelos Mk-4; 2 reparos quíntuplos de tubos de torpedos Mk-14 e Mk-15 de 21 pol. (533 mm); 2 calhas de cargas de profundidade Mk-3 e 6 projetores laterais do tipo K Mk-6 para cargas de profundidade Mk-6 ou Mk-9 e 2 geradores de fumaça Mk-4.

Sensores: 1 radar de vigilância aérea tipo SC-5; 1 radar de vigilância de superfície tipo SR; 1 radar de direção de tiro Mk-12, acoplado ao sistema de direção de tiro Mk-37; 4 diretoras óticas Mk-51, acopladas ao sistema de direção de tiro Mk-51 e sonar de casco QHB.

Código Internacional de Chamada: NBHK/NBBI (na Guerra do Vietnã)

Tripulação: 367 homens.

Obs: Características da época da incorporação.

 

 

H i s t ó r i c o

 

O Contratorpedeiro USS Henry W.Tucker - DD 875, foi o primeiro navio a ostentar esse nome na Marinha dos Estados Unidos (U.S.Navy), em homenagem ao Farmacêutico de 3ª classe Henry Warren Tucker, que perdeu a vida em 7 de maio de 1942, a bordo do NT USS Neosho - AO 23, durante a Batalha Naval do Mar de Coral. Foi construído pelo estaleiro Consolidated Steel Corp. Ltd., em Orange, Texas. Teve quilha batida em 29 de maio de 1944, foi lançado em 8 de novembro de 1944, tendo como madrinha a Sra. Henry Walton Tucker, mãe do homenageado, e foi incorporado em cerimonia realizada as 15:00h de 12 de março de 1945 nas docas da cidade de Orange, Texas. Naquela ocasião, assumiu o comando o Capitão-de-Fragata (USN) Bernard H. Meyer.

 

 

 

A oficialidade do recebimento do Henry W. Tucker foi a seguinte:

 

     - CF Bernard Henree "Barney" Meyer, USN– Comandante

     - CC Orville O. "Ollie" Liebschner, USN - Imediato

     - CT F.E. Somers, USN- Chefe de Artilharia

     - CT D.E. Traxler, USNR - Chefe de Máquinas

     - CT T.M. Erumby, USNR- Oficial de Comunicações

     - 1ºTen R. Harbert, USN - Primeiro Tenente

     - 1ºTen B.F. Corson, USNR - Oficial de Interceptação

     - 1ºTen T.J. Keegan, USNR - Assistente de Navegação

     - 1ºTen J.H. Pennington, USN - Oficial Assistente de Artilharia

     - 2ºTen R.F. Herre, USNR - Oficial de Material de Radar

     - 2ºTen F.J. Crawford, USNR - Assistente do Primeiro Tenente

     - 2ºTen K.F. Jeungling, USNR - Assistente de Máquinas

     - 2ºTen G.G. Weaks, USNR - Oficial Assistente de Comunicações

     - 2ºTen E.E. Frye, USNR - Oficial Tático de Radar

     - 2ºTen R.H. Shaw, USNR - Oficial de Reconhecimento

     - 2ºTen N.F. Wright - Oficial de Sonar

     - 2ºTen F.A. Odom, USNR - Assistente de Artilharia

     - 2ºTen R. Plankinton, USNR - Oficial de Torpedo

     - 2ºTen L.E. Northcutt - Assistente de Máquinas

     - 1ºTen F.W. Bussard (MC), USNR- IOficial Médico

     - 2ºTen D.E Ihlenfeldt (SC)(L), USNR - Intendente

 

 

 

1945

 

Depois de realizar o cruzeiro para qualificação inicial da tripulação, iniciou processo de conversão para Contratorpedeiro Piquete Radar (DDR).

 

O USS Henry W. Tucker, ja configurado como Contratorpedeiro de Alerta Radar pouco depois de incorporado. (foto: NARA)

 

Participou de exercícios de defesa antiaérea e de alerta radar ao largo da costa do Maine, até partir para Pearl Harbor (Havaí), em 4 de novembro.

 

Do Havaí seguiu para Yokosuka (Japão),onde chegou em 22 de dezembro, para participar da ocupação e da repatriação das tropas japonesas.

 

1946

 

Em 25 de março, encerrou sua primeira missão operacional no Extremo Oriente, partindo do Japão para San Diego (Califórnia), onde ficaria baseado.

 

Entre 29 de outubro de 1946 e 3 de fevereiro de 1947 esteve em reparos no Arsenal de Marinha de Mare Island, na Califórnia.

 

1947

 

O Henry W. Tucker atracado na parte sul do Arsenal de Marinha de Maré Island em 29 de janeiro de 1947. (foto: U.S. Navy)O Henry W. Tucker atracado na parte sul do Arsenal de Marinha de Maré Island em 29 de janeiro de 1947. (foto: U.S. Navy)O Henry W. Tucker atracado na parte sul do Arsenal de Marinha de Maré Island em 29 de janeiro de 1947. (foto: U.S. Navy)

 

Em 24 de fevereiro, partiu de Coronado, Califórnia, integrando a FT-58 sob o comando do CA (USN) O. B. Hardison, em cruzeiro para o Extremo Oriente, que se iniciou com o PACFLEETEX 2-47. O PACFLEETEX 2-47 foi realizado entre 24 de fevereiro e 11 de março, entre a California e o Hawaii. Integraram a FT-58 os NAe USS Boxer - CV 21 (capitânia), USS Tarawa - CV 37 e USS Princeton - CV 40; o E. USS Iowa - BB 61; os C. USS Duluth - CL 87, USS Atlanta - CL 104, USS Tucson - CLAA 98, USS SPringfield - CL 66 e USS Pasadena - CL 65, CT USS Sumner - DD 692, USS Furse - DD 882, USS Stickell - DD 888, USS Turner - DD 834, USS Rowan - DD 782, USS Cecil - DD 835, USS Perry - DD 883, USS Ingraham - DD 694, USS Robert K. Huntigton - DD 781, USS McKean - DD 784, USS Moale - DD 693, USS Gurke - DD 783, USS Duncan - DD 874, USS Rogers - DD 876, USS Bausell - DD 845, USS Perkins- DD 877, USS Lowry - DD 770, USS Laffey - DD 724, USS O'Brien - DD 725, USS Brush - DD 745, USS Maddox - DD 731, USS Walke - DD 723, USS Moore - DD 747 e USS Agerholm - DD 826; os NT USS Kaskaskia - AO 27, USS Chikaskia - AO 54 e USS Ashtabula - AO 51 e o NCarAtq USS Pollux - AKS 4.

 

Entre 11 de março e 30 de abril, a FT 58 realizou exercícios ao largo de Pearl Harbour. No dia 1º de maio, a FT-58 acrescida dos NAe USS Antietam - CV 36 e USS Shangri-la CV 38, suspendeu de Pearl Harbour para prosseguir com o cruzeiro pelo Pacifico Ocidental.

 

1948

 

Por ocasião dos testes nucleares realizados pelos Estados Unidos nas ilhas do Pacífico em março e abril, realizou patrulha na região da Ilha de Eniwetok.

 

Na madrugada de 2 de março, o comandante da 52ª Divisão de Contratorpedeiros, mudou sua capitânia do USS Duncan - DDR 874 para o Henry W. Tucker.

 

1949

 

Em 18 de março, foi oficialmente reclassificado como DDR 875.

 

 

 

1950

 

Entre 13 e 16 de de março, participou de exercicios de Guerra A/S na áres de operações ao largo de San Diego, junto com o USS Rochester - CA 24, USS Lofberg - DD 759, USS Henderson - DD 785, USS John A. Bole - DDR 755, USS Rogers - DDR 876, USS Cusk - SS 348 e outros navios.

 

O Henry W. Tucker passava por um período de revisão quando as tropas comunistas atacaram a Coréia do Sul em junho de 1950. Os trabalhos de prontificação foram acelerados e em novembro ele se juntou a Frota operando ao largo da Coréia.

 

1951

 

Depois de 5 meses operando como caçador-matador realizando patrulhas, se juntou ao grupo de escoltas da Força-Tarefa 77, cujos jatos atacavam as linhas de suprimento e as tropas inimigas. Participou também de operações de bombardeio costeiro e lançou grupos de operações especiais na costa ocidental da península coreana.

 

Em 19 de maio, chegou a Wonsan onde já se encontra fundeado o USS Brinkley Bass - DD 887, prestando apoio de fogo as unidades em terra.

 

Em 28 de junho quando entrava no porto de Wonsan foi atingido por seis disparos inimigos, ferindo dois tripulantes e danificando seriamente o equipamento de radar. Respondendo prontamente ao fogo inimigo o Henry W. Tucker silenciou as baterias inimigas em terra.

 

Em 8 de agosto, voltou a San Diego operando até o inicio do ano seguinte em exercícios na costa da Califórnia.

 

1952

 

Voltou ao Teatro de Operações coreano, juntando-se a FT-77 na costa leste em 25 de março. Operou como escolta e guarda de aeronaves da FT, e em missões de patrulha anti-submarino e bombardeio costeiro até retornar a sua base em 13 de setembro.

 

Entre setembro de 1952 e 14 de abril de 1953, foi submetido a uma revisão no Estaleiro Naval de Mare Island (Califórnia) para instalação de um novo equipamento de radar.

 

O USS Henry W. Tucker - DDR 875, na decada de 50 quando era configurado como Contratorpedeiro de Alerta Radar. (foto: U.S. Navy)

 

Sua missão primaria ficou centrada na detecção antecipada de ataques inimigos por meio de uma extensiva cobertura radar. Essa missão levou o Henry W. Tucker a realizar mais oito cruzeiros no Pacifico Ocidental nos dez anos seguintes. Alem dessas missões na linha de patrulha de navios piquete radar, realizou patrulhas no Estreito de Formosa e na costa Coreana. Entre essas operações em proveito da 7ª Frota, participava de exercícios e manobras táticas ao largo de San Diego.

 

O Henry W. Tucker pouco antes de ser submetido ao programa FRAM, configurado ainda como piquete-radar e equipado com radar SPS-6, além de reparos duplos de canhões de 76mm. (foto: ?)

 

1959

 

O Henry W. Tucker em dezembro de 1959 em localidade não identificada. (foto: U.S.Navy)

 

1960

 

O Henry W. Tucker atracado em Midway em maio de 1960, junto com o Eversole - DD 789. (foto: Bill Miller)

 

1962

 

O Henry W. Tucker e o Rupertus - DD 851 sendo reabastecidos pelo NAe Midway - CVA 41, em 25 de junho de 1952 em algum lugar do Pacifico. (foto: U.S. Navy)

 

Em 2 de novembro, partiu de Yokosuka (Japão), via Pearl Harbor (Havaí), San Diego (Califórnia), Acapulco (México) e Canal do Panamá, chegando ao Estaleiro Naval de Boston (Massachusetts) em 13 de dezembro para ser submetido ao Programa de Modernização FRAM I - Fleet Rehabilitation and Modernization (Reabilitação e Modernização da Frota - padrão I).

 

Destinada a prolongar a vida útil do navio entre dez e quinze anos, essa modernização incluía entre outras modificações a substituição da torreta número dois de canhões de 127 mm, por dois lançadores triplos Mk 32 de torpedos A/S, alem da instalação de um convés vôo e hangar para a operação de dois drones anti-submarinos QH-50 DASH.

 

1963

 

Em 15 de março, ainda durante a modernização foi reclassificado DD 875.

 

Em 4 de dezembro, foram concluídos os trabalhos seguindo-se um intensivo programa de treinamento.

 

1964

 

Em 26 de maio, depois de concluir o programa de treinamento, partiu para o Pacifico Ocidental, seguindo para área de patrulha próximo a Taiwan. Quase que imediatamente foi desviado para o Mar do Sul da China, para onde a 7ª Frota foi enviada em resposta as continuas agressões comunistas no Vietnã. Nessa região realizou operações anti-submarinos entre a costa do Vietnã e Taiwan.

 

Em Pearl Harbor, Hawaii nos anos 60. (foto: Marc Piché)

 

1965

 

Em abril, iniciou sua participação na Operação "Market Time", realizando a vigilância do trafego de embarcações no litoral sul do Vietnã e no delta do rio Mekong, afim de coibir o transporte de armas e suprimentos para os guerrilheiros Vietcongs.

 

Em 16 de maio atacou alvos do Vietcong concentrados no litoral, a sudeste de Saigon, tornando-se o primeiro navio de guerra norte-americano a prover apoio de fogo naval contra objetivos inimigos no Vietnã do Sul.

 

Nos meses de agosto e setembro, passou um período de 40 dias prestando apoio de fogo naval para mais de 12 diferentes operações em terra, disparando mais de 5.000 salvas de 5 polegadas, conseguindo destruir ou avariar diversos alvos inimigos.

 

Durante os 14 meses seguintes continuou a cumprir uma variada gama de missões. Alem da Operação "Market Time", integrou o grupo de escoltas das FT de porta-aviões que realizavam ataques no Mar do Sul da China e no Golfo de Tonkin (Vietnã do Norte), atuando também como navio coordenador das missões de busca e salvamento de pilotos caídos no mar. Essa importante missão o levou por varias vezes próximo ao litoral controlado pelo inimigo. Nas missões de busca e salvamento era sempre acompanhado dos helicópteros SAR, que eram reabastecidos em vôo pelo navio, proporcionando a máxima proteção aos aviões que voltavam dos ataques ao Vietnã do Norte.

 

Em novembro, operou junto com CT USS Joseph Strauss - DDG 16 em estação SAR/AAW avançada, no Golfo de Tonkin.

 

O Henry W. Tucker realizou mais de 80 reabastecimentos em vôo de helicópteros em missões SAR. Apelidado de "A Taverna do Tuck" pelos pilotos, tornou-se em 6 de novembro de 1965 o primeiro contratorpedeiro norte-americano a realizar o reabastecimento em vôo noturno.

 

1966

 

O NApLog (munição) Haleakala - AE 25 transferindo munição para o Henry W. Tucker a seu boreste e para o NAe Ticonderoga - CVA 14, ao largo do Vietnã no primeiro trimestre de 1966. (foto: U.S. Navy)

 

Em 26 de junho, as operações coordenadas entre o Henry W. Tucker e os helicópteros SAR mostraram-se eficazes, quando dois pilotos do USS Constallation - CVA 64 e do USS Ranger - CVA 61 foram recolhidos a menos de 3 milhas da costa do Vietnã do Norte e conduzidos a bordo.

 

Em agosto, depois de mais de dois anos de operação continua no Vietnã, o Henry W. Tucker seguiu para Long Beach (Califórnia) onde foi submetido a uma revisão por quatro meses.

 

O Henry W. Tucker fundeado no porto de Singapura em 1966. (foto: coleção de Phillip M. Jones)

 

1967

 

Depois de completar a revisão, passou por um período de treinamento ao largo de Long Beach e San Diego (Califórnia).

 

O Henry W. Tucker atracado de popa junto com o Leonard F. Mason - DD 852 e do NO Markab - AR 23 em Yokosuka, Japão, em 21 de junho de 1966. (foto: coleção de Richard Leonhardt)

 

Em junho, retornou ao Extremo Oriente, reassumindo seu posto no grupo de escoltas de porta-aviões em julho.

 

Em 29 de julho ocorreu um incêndio devastador a bordo do porta-aviões USS Forrestal - CVA 59, e o Henry W.Tucker que era uma de suas escoltas participou do combate as chamas e do resgate dos sobreviventes. Continuou operando ao largo do Vietnã durante o resto do ano de 1967.

 

1968

 

Entre 26 de agosto e 7 de setembro, prestou apoio de fogo naval na área dos I e IV Corpos no Vietnã do Sul, e participou da Operação SEA DRAGON junto com o USS Waddell - DDG 24.

 

1969

 

Entre 19 e 26 de abril, participou de manobras no Mar do Japão com a Força-Tarefa 71 da  7ª Esquadra, com o intuído de demonstrar força para Coréia do Norte que havia voltado a mostrar sinais de agressividade com a derrubada em 15 de abril, de uma aeronave de patrulha EC-121M durante a chamada Guerra de Atrito com a Coréia do Sul. Na ocasião integravam a FT-71 os USS Enterprise - CVAN 65, Ticonderoga - CVA 14, Ranger - CVA 61, Hornet - CVS 12, Chicago - CG 11, Oklahoma City - CLG 5 St. Paul - CL 73, Mahan DLG 11, Dale , DLG 19, Sterrett - DLG 31, Lynde McCormick - DDG 8, Radford - DD 446, Jown W. Weeks - DD 701, Lyman K. Swenson - DD 729, Gurke - DD 783, Richard B. Anderson - DD 786, Shelton - DD 790, Ernest G. Small - DD 838, Perry - DD 844, Meredith - DD 890 e Davidson - DE 1045.

 

Em dezembro, passou duas semanas na região de Nha Trang, Vietnã prestando apoio de fogo naval a unidades em terra.

 

1971

 

O Henry W. Tucker em San Diego em 1971. (foto: Marc Piché) O Henry W. Tucker ao largo de San Diego em 1971. (foto: Bob Miller)

 

Em 21 de dezembro, acompanhado pelos USS Goldsborough e USS Richard E. Kraus, bombardeou posições inimigas a leste e sul de Duc Pho.

 

1973

 

Em 1º de outubro, foi substituído pelo CT USS Orleck - DD 886, como navio de treinamento de reservistas em Tacoma, WA.

 

Em 3 de dezembro, foi desativado e transferido para Marinha do Brasil, em cerimônia realizada na Base Naval de San Diego (Califórnia), recebendo o nome de CT Marcílio Dias - D 25.

 

Seu último comandante na Marinha dos EUA foi o Capitão-de-Corveta Eugene Mallory Hall. Nos 28 anos de serviço do navio 41 grupos de irmãos serviram a bordo, sendo os primeiros o SO2 Max “Skip” Welch e seu irmão o SO2 Jerome “Jerry” Welch.

 

Serviu nos 3º e 17º Esquadrões de Contratorpedeiros.

 

A serviço da Marinha dos EUA foi premiado, dentre outras, com sete Medalha de Serviço na Coréia, com seis Estrelas.

 

 

 

 

 

 

 

O Henry W. Tucker navegando ao largo da costa da Califórnia. (foto: U.S. Navy) O Henry W. Tucker atracando a contrabordo do Rupertus - DD 851, provavelmente em Brisbane, Austrália. (foto: ?) O Henry W. Tucker na configuração de Picket-Radar. (foto: ?)

 

R e l a ç ã o    d e    C o m a n d a n t e s

 

Comandante Período
CF Bernard Henree "Barney" Meyer 12/03/1945 a 21/11/1946
CF James DuGué Ferguson 21/11/1946 a 19/08/1948
CF Rex Beach Little 19/08/1948 a 17/04/1950
CF George Pearsall Rogers 17/04/1950 a 07/09/1951
CF David Lloyd George King 07/09/1951 a 15/01/1953
CF Frededrick (Fred) Richard Hoeppner 15/01/1953 a 29/03/1954
CF Robert Main Ross 29/03/1954 a 28/04/1956
CF Robert Leo. Thienes  28/04/1956 a 05/02/1958
CF Kay Sanford Irwin 05/02/1958 a 08/01/1960
CF Ralph Morgan "Swede" Hanson 08/01/1960 a 25/08/1961
CF Egon Henry Werdelman 25/08/1961 a 08/01/1963
CC Paul Edwin Smith (interino - FRAM) 08/01/1963 a 23/09/1963
CF Burr Curtiss Wilcox Jr. 23/09/1963 a 13/12/1965
CMG John Henry Donald Williams 13/12/1965 a 03/07/1967
CF Sheldon David "Shel" Kully 03/07/1967 a 19/07/1969
CF Warren Lewis Story 19/07/1969 a 22/04/1971
CF Paul Christian Nelson 22/04/1971 a 08/08/1972
CF John Francis Joseph Fox 08/08/1972 a 28/09/1973
CC Eugene Mallory "Gene" Hall 28/09/1973 a 03/12/1973

 

 

B i b l i o g r a f i a

 

- Moore, John. Jane's Fightining Ships 1980-1981. London: Jane's Publishing Company Limited, 1980.

 

- Dictionary of American Naval Fightning Ships. Washington, DC: Naval Historical Center, Departament of the Navy, 1979.

 

- Friedman, Norman. U.S. Destroyers: An Illustrated Design History. Annapolis, MD. United States Naval Institute, 1980.

 

- NavSource Naval History - www.navsource.org - último acesso em 29/03/2010.

 

- USS Henry W. Tucker - DD 875 - www.geocities.com/Pentagon/401

 

- USS Waddell - DDG 24 Association Website -

 

- USS John A. Bole - DD 755 Association Website -

 

- USS Duncan - DD/DDR 874 Association Website - www.ussduncan.org

 

- NOMAR - Notícias da Marinha, Rio de Janeiro, SRPM, n.º 594, dez. 1992.