1822 - NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS - Hoje |
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USS Guest - DD 472 Classe Fletcher
D a t a s
Batimento
de Quilha: 27 de setembro de
1941
C a r a c t e r í s t i c a s
Deslocamento:
2.050 ton (padrão), 3.050 ton
(carregado). Eletricidade: 2 turbo-geradores G.E. de 350 Kw, 1 gerador diesel de emergência G.M. de 100 Kw. Velocidade: máxima de 35 nós. Raio
de ação: 4.600 milhas náuticas. Sensores: 1 radar de vigilância aérea tipo SC; 1 radar de vigilância de superfície tipo SR; 1 radar de direção de tiro Mk-12, acoplado ao sistema de direção de tiro Mk-37; diretoras óticas Mk 51, acopladas ao sistema de direção de tiro Mk 51 e sonar de casco QHB. Código Internacional de Chamada: ? Tripulação: 329 homens. Obs: Características da época da incorporação.
H i s t ó r i c o
O Contratorpedeiro USS Guest - DD 472, foi o primeiro navio a ostentar esse nome na Marinha dos Estados Unidos (U.S.Navy), em homenagem ao Comodoro John Guest. Foi construído pelo estaleiro Boston Navy Yard, em Boston, Massachussetts. Teve quilha batida em 27 de setembro de 1941, foi lançado em 20 de fevereiro de 1942, tendo como madrinha a Sra. Ann Guest Walsh, neta do Comodoro Guest, e foi incorporado em 15 de dezembro de 1942. Naquela ocasião, assumiu o comando o Capitão-de-Fragata (USN) Henry Crommelin.
1943
Depois de realizar o cruzeiro para qualificação inicial da tripulação em Guantanamo Bay (Cuba), seguiu para Trinidad, junto com o USS Sigsbee - DD 502, escoltando o Porta-Aviões de Escolta USS Independence - CVL 22, que realizava treinamento com seu Grupo Aéreo. Retornou para Norfolk e depois de reabasteceu suspendeu junto com os CTs USS Sigsbee - DD 502 e USS Earle - DD 635, escoltando o Porta-Aviões USS Lexington - CV 16, para Trinidad, onde chegaram em 16 de maio, onde também realizou treinamento com seu Grupo Aéreo.
Escoltou um comboio de New York para Casablanca (Marrocos), retornando para Boston em 28 de abril, onde permaneceu até 31 de maio.
Em 20 de julho, partiu de Boston para o Hawai, de onde, depois de um breve período de treinamento seguiu para Efate (Novas Hébridas).
Em 19 de agosto suspendeu de Pael Harbour com para o sudoeste do Pacifico com o USS Fullam - DD 474 e o USS Terry - DD 513, parando em Suva (Ilhas Fiji) antes de chegar em Havannah Harbour (Ilhas Efate) em 6 de setembro. Seguiu para Noumea (Nova Caledonia) e retornou para Efate onde depois de uma breve escala seguiu para as Ilhas Salomão onde operou até o final de setembro.
Realizou varredura ofensiva na região das Ilhas Santa Cruz e algumas missões de escolta até Nouméa (Nova Caledonia), zarpando de Efate em 28 de outubro para invasão de Bougainville. Na fase inicial, deu proteção aos navios transporte. Em 1º de novembro, participou da derrubada de dois bombardeiros japoneses. Depois dos desembarques escoltou dois comboios de suprimento e transporte de tropas de Guadalcanal para Cape Torokina.
Em 4 de dezembro, destruiu canhões de defesa costeira japoneses em Motupene Point (Bougainville).
1944
Em 25 de janeiro, bombardeou a área do Rio Saba.
Em 31 de janeiro, deu cobertura a navios de transporte durante uma rápida incursão de UDT’s e da Força de Reconhecimento dos Fuzileiros Navais a Green Island. Em 1º de fevereiro, durante o reembarque dos fuzileiros, o Guest fez dois ataques com cargas de profundidade contra um contato submarino. Dando seqüência a esse ataque o USS Hudson – DD 475 completou o afundamento do submarino japonês I-171 de 1.400 toneladas.
Em 14 e 15 de fevereiro, integrou o UT 31.1.4, composta dos CT USS Halford - DD-480 (capitânia), Fullam - DD 474, Hudson - DD 475, e Bennett - DD 473, encarregada da escolta dos transportes da 22ª Divisão de Transportes (TransDiv 22), incluindo o USS Ward para o desembarque em Nissan Island (Green Island).
Em 25 de fevereiro, bombardeou Kavieng (New Ireland).
Em 17 de março, bombardeou a região do Rio Samba (Bougainville).
Em 18 de março, resgatou a tripulação da Lancha Torpedeira PT 63.
Em 30 de abril, destruiu o cargueiro japonês Meisyo Maru encalhado a leste da Ilha Nemto, com tiros de 127 mm.
Em maio realizou participou de exercícios de assalto anfíbio nas Novas Hébridas.
Em 10 de junho, partiu do Atol de Roi (Ilhas Marshall) para participar da invasão das Ilhas Marianas.
Em 15 de junho, realizou bombardeiro de preparação para o desembarque da primeira leva de fuzileiros navais em Saipan. Ajudou a repelir quatro ataques aéreos contra a Força-Tarefa de Porta-Aviões de Ataque do Almirante Mitscher no Mar das Filipinas.
Realizou bombardeio de preparação para os desembarques em Guam que ocorreram em em 21 de julho. Permaneceu na região prestando apoio de fogo e realizando patrulhas até 9 de agosto, quando partiu para participar de exercícios anfíbios nas Ilhas Salomão.
Em 6 de setembro, partiu de Purvis Bay (Ilhas Salomão) integrando o Grupo de Apoio de Fogo Ocidental do Contra-Almirante (USN) Oldendorff, bombardeando Anguar (Ilhas Palau) em 12 de setembro.
Em 13 de setembro, resgatou 7 oficiais e 45 praças do Contratorpedeiro Lança-Minas USS Perry – DMS 17 (ex-DD 340), que afundou em Anguar depois de atingir uma mina.
Em 25 de setembro, partiu de Anguar, chegando a San Francisco em 25 de outubro para ser submetido a uma revisão.
1945
Depois de concluir a revisão, seguiu para o Havaí, onde conduziu exercícios até 24 de janeiro, quando partiu integrando um Grupo-Tarefa com destino a Iwo Jima (Ilhas Marianas) para bombardeio de preparação para invasão que se iniciou em 19 de fevereiro.
Em 28 de fevereiro, partiu de Iwo Jima seguindo para a Baia de San Pedro (Filipinas), onde se juntou ao Grupo de Escolta dos Porta-Aviões de Escolta.
Em 22 de março, partiu de San Pedro escoltando um GT de Porta-Aviões de Escolta que daria apoio direto a invasão de Okinawa.. Em 9 de maio, foi destacado do GT para um posto de defesa antiaérea no setor ocidental da área de fundeio dos navios transporte.
Na noite de 25 de maio, um Kamikaze acertou o seu mastro, caindo pelo bordo de boreste sem causar maiores danos.
Permaneceu no posto de defesa antiaérea até 1º de julho, quando voltou a escolta de um GT de Porta-Aviões de Escolta, passando pelo Atol de Ulithi (Ilhas Marshall) e Adak (Alaska), seguindo depois para Ominato (Japão), já no período de ocupação.
Depois de operar na guarda de aeronaves de um GT de Porta-Aviões na costa de Honshu (Japão), retornou para os EUA via Adak, em ao Puget Sound Naval Shipyard em 15 de novembro.
1946
Em 4 de junho, foi desativado em San Diego (Califórnia), permanecendo na reserva até 5 de junho de 1959 quando foi transferido por empréstimo a Marinha do Brasil em cerimônia realizada na Base Naval de San Diego (Califórnia), recebendo o nome de CT Pará - D 27.
1973
Em 1º de agosto, com o termino do período de empréstimo, foi retirado da lista das unidades da Marinha dos EUA e transferido em definitivo para o Brasil, sob os termos do Programa de Assistência Mutua.
A serviço da Marinha dos EUA foi premiado com oito Estrelas de Combate por sua participação na 2ª Guerra Mundial.
R e l a ç ã o d e C o m a n d a n t e s
B i b l i o g r a f i a
- Mendonça, Mário F. e Vasconcelos, Alberto. Repositório de Nomes dos Navios da Esquadra Brasileira. 3ª edição. Rio de Janeiro. SDGM. 1959. p.194-195.
- Mendonça, José R. A Marinha Brasileira de 1940-2000. Rio de Janeiro. José Ribeiro de Mendonça, 2001 - Friedman, Norman. U.S. Destroyers: An Illustrated Design History. Annapolis, MD. United States Naval Institute, 1980. - NavSource Naval History - www.navsource.org |
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