1822             -                NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS            -               Hoje

 

USS Alamo - LSD 33

Classe Thomaston

 

"We Deliver"

 

 

D a t a s

 

Batimento de Quilha: 11 de outubro de 1954
Lançamento: 20 de janeiro de 1956
Incorporação: 24 de agosto de 1956

Baixa: 28 de setembro de 1989(1)

 

 

C a r a c t e r í s t i c a s

 

Deslocamento: 6.880 ton (padrão), 12.150 (carregado).
Dimensões: 155.45 m de comprimento, 25.60 m de boca e 5.80 m de calado máximo.
Propulsão: Vapor; 2 caldeiras Babcock & Wilcox de 40.8 kg/cm2, 2 turbinas a vapor G.E. gerando 24.000 shp, acopladas a 2 eixos.

Combustível: 1.300 toneladas.

Energia Elétrica: ?

Velocidade: máxima de 22.5 nós.

Raio de Ação: 13.000 milhas náuticas à 10 nós, 10.000mn à 20 nós ou 5.300mn à 22.50 nós.
Armamento: 6 canhões de 3 pol. (76,2 mm/50) Mk 33 em três reparos duplos, 6 metralhadoras Oerlikon de 20 mm e 4 metralhadoras Browing .50 pol. (12,7 mm).

Sensores: 1 radar de vigilância aérea SPS-6C e 1 radar de superfície SPS-10.

Capacidade de Carga e Equipamentos: doca medindo 119.2 x 14.6 metros, com capacidade para 2 EDCG's (LCU), ou 18 EDVM's (LCM 6), ou 6 EDVM's (LCM 8), estacionamento de veículos na parte de vante da doca com uma área de 975m2, pode transportar 7.400 toneladas de carga. É equipado com dois guindastes com 50 toneladas de capacidade cada um, 2 EDVP's e 2 lanchas para transporte de pessoal do tipo LCP.

Aeronaves: capaz de operar todos os helicópteros em serviço na USN.

Código Internacional de Chamada: NOQI

Tripulação: 405 homens, sendo 21 oficiais e 384 praças.

Tropa Transportada: 341 homens, sendo 29 oficiais e 312 praças.

Obs: Características da época da baixa na USN. 

 

H i s t ó r i c o

 

O Navio de Desembarque Doca USS Alamo - LSD 33, tem esse nome em homenagem a missão espanhola construída em meados do século 18 no Texas, onde hoje se situa a cidade de San Antonio. Foi ordenado em 1954 e construído pelo estaleiro Ingalls Shipbuilding, em Pascagoula, Mississippi, tendo sua quilha batida em 11 de outubro de 1954. Foi batizado e lançado ao mar em 20 de janeiro de 1956, tendo como madrinha a Sra. Vera D. Gallery, esposa do Contra-Almirante Daniel Vincent Gallery. Foi incorporado em 24 de agosto de 1956. Naquela ocasião, assumiu o comando o Capitão-de-Mar-e-Guerra James Lardner Semmes.

 

A oficialidade do recebimento do USS Alamo foi a seguinte:

 

     - CMG James Lardner Semmes - Comandante

     - CC Henry Brooke Somerville - Imediato

 

1956

 

Depois de incorporado fez um breve visita a Galveston-TX, seguindo para Norfolk-VA, onde terminou de receber os últimos equipamentos de sua construção.

 

Em 13 de outubro, depois de seu primeiro embarque de carga, partiu de Norfolk com destino a costa oeste dos EUA. Chegou a San Diego, via Canal do Panamá, sendo incorporado as Forças Anfíbias da Esquadra do Pacifico.

 

1957

 

Em fevereiro, esteve ocupado em exercícios anfíbios e testes de aceitação ao largo de San Diego.

 

Realizou exercícios de treinamento adicionais até 29 de maio, quando partiu para as Ilhas Marshall. Escalou em entre 6 e 8 de junho em Pearl Harbor para embarcar embarcações anfíbias prosseguindo para Ilhas Marshall.

 

Em 14 de junho, descarregou as embarcações em Eniwetok, e nos dez dias seguintes realizou o transporte entre Eniwetok e o Atol de Bikini, onde foram realizados teste atômicos.

 

Em 22 de partiu de Bikini, seguindo para San Diego, via Pearl Harbor. Em San Diego embarcou lanchas de desembarque, rebocadores e peças sobressalentes, retornando a Pearl Harbor em 23 de julho onde embarcou uma unidade de fuzileiros navais e seu equipamento para participarem da Operação “TRADEWINDS”, que foi realizada em Lahaina Roads em Maui.

 

Em 15 de agosto retornou para Pearl Harbor, partindo no dia 19 de volta para San Diego.

 

Em 24 de setembro, iniciou viagem para o Pacifico Ocidental (WestPac). Escalou em Pearl Harbor para embarcar equipamentos que foram transportados para Eniwetok. Transportou carga entre os Atóis de Eniwetok, Utrik, Kwajalein e Ujelang.

 

Em 17 de novembro, chegou a Yokosuka (Japão), partindo no dia 21 para reassumir o transporte de material nas Ilhas Marshall.

 

Em 15 de dezembro, voltou para San Diego.

 

1958

 

No inicio do realizou exercícios de treinamento na costa da Califórnia.

 

Em 8 de março, partiu para Pearl Harbor onde se juntou ao um Grupo de Transporte Rápido para uma serie de exercícios de desembarque de forças anfíbias e resgate em Kauai.

 

Em 7 de abril partiu de Pearl Harbor, chegando a San Diego no dia 14.

 

Em 24 de abril, deu entrada no Mare Island Naval Shipyard para ser submetido a reparos de rotina.

 

Em 31 de julho, retornou a sua base em San Diego, iniciando a partir daí uma serie de exercícios de requalificação da tripulação que durou dois meses e meio.

 

Em 10 de outubro, partiu para o Japão. Depois de embarcar lanchas de desembarque seguiu para Kaohsiung (Taiwan). Em Kaohsiung, conduziu exercícios de treinamento com unidades da Marinha da China Nacionalista até 2 de dezembro.

 

1959

 

Partiu para realizar exercícios como navio isolado ao largo de Okinawa. Escalou em Naha para embarcar homens e equipamentos do HMM-163 (163º Esquadrão de Transporte dos Fuzileiros Navais) para serem transportados para Yokosuka. Durante todo o mês de janeiro e o inicio de fevereiro realizou o transporte de varias unidades dos fuzileiros navais entre Yokosuka e Okinawa, terminando a ultima viagem dessa comissão em 11 de fevereiro.

 

Em 14 de fevereiro, seguiu para Sasebo, e no dia 23 zarpou de volta para sua base.

 

Em 12 de março, chegou a San Diego, tendo escalado na viagem de volta em Adak e Kodiak (Alaska) e San Francisco (Califórnia).

 

Entre 17 e 25 de abril, realizou viagem até Astoria (Oregon) para entregar uma carga de pequenas embarcações.

 

Tomou parte em exercícios realizados próximo a Base Naval Anfíbia de Coronado com outras unidades do 3º Esquadrão de Navios Anfíbios (PhibRon 3).

 

Entre 18 de maio e 5 de junho, participou da Operação “TWIN PEAKS” realizada ao largo da costa da Califórnia.

 

No final de setembro, partiu para o Extremo Oriente, visitando os portos de Kaohsiung (Taiwan); Yokosuka, Iwakuni, Kagoshima, and Shimazu (Japan); Naha (Okinawa); Hong Kong; Subic Bay (Filipinas), e Buckner Bay (Okinawa).

 

1960

 

Em 3 de maio, chegou a San Diego, tendo escalado em Pearl Harbor na viagem de volta.

 

De 25 de julho a 1º de novembro, foi submetido a uma revisão no Todd Shipyard, em Seattle (Washington).

 

Entre 14 de novembro e 9 de dezembro, realizou treinamento de atualização para tripulação.

 

1961

 

Iniciou o ano realizando exercício de atualização em operações anfíbias em San Diego.

 

Durante a maior parte do primeiro semestre, realizou exercícios de adestramento, artilharia, cruzeiros de treinamento da Reserva Naval e a Operação “GREENLIGHT phase III.”

 

Em 17 de junho, zarpou para mais desdobramento no Pacifico Ocidental (WestPac). Quando chegou a Subic Bay (Filipinas) juntou-se ao Grupo Anfíbio de Prontidão Anfíbia da 7ª Esquadra (ARG – Amphibious Ready Group), passando a transportar unidades dos fuzileiros navais para Buckner Bay (Okinawa).

 

Entre 13 e 20 de outubro participou da Operação “WARM-UP” realizada na costa noroeste de Okinawa.

 

Seguiu-se uma visita a Hong Kong antes do navio retornar para Subic Bay e iniciar os preparativos voltar para os EUA.

 

Partiu de Subic Bay no inicio de dezembro, chegando a San Diego no dia 16.

 

1962

 

Permaneceu em San Diego até 6 de março, quando zarpou para San Francisco, seguindo depois para o Todd Shipyards onde foi submetido a sua primeira revisão extraordinária.

 

Em abril, retornou para San Diego, onde permaneceu realizando apenas operações locais até o inicio de outubro.

 

Em 16 de outubro, partiu para o Extremo Oriente com o 3º Esquadrão de Navios Anfíbios (PhibRon 3). Durante a travessia vários navios do esquadrão foram desviados para o Caribe em resposta a Crise dos Mísseis em Cuba. O Alamo permaneceu de prontidão no Hawaii como reserva.

 

Em 17 de novembro, com suprimentos de emergência para Guam que foi atingida por um tufão. Depois de uma parada de dois dias em Guam para descarregar os suprimentos seguiu para Subic Bay. Realizou operações na área de San Miguel (Filipinas) onde permaneceu até partir para Hong Kong, onde passou o Natal.

 

1963

 

Visitou Manila no Ano Novo, retornando depois para Subic Bay.

 

Em janeiro, tomou parte na Operação “JUNGLE DRUM II” na Tailândia, escalando em Bangkok por dois dias.

 

Em fevereiro, prestou socorro a ilha de Mindanao (Filipinas) atingida por fortes enchentes.

 

Em março, tomou parte na Operação “SILVER BLADE” ao largo de Taiwan.

 

Depois de passar três semanas em disponibilidade restrita em Subic Bay, partiu em 20 de abril para Yokosuka (Japão).

 

Em 11 de maio, chegou a San Diego.

 

Depois de um período de manutenção e treinamento, zarpou para quatro semanas de operações no noroeste do Pacifico com unidades do 7º Esquadrão de Navios Anfíbios (PhibRon 7) e unidades da Reserva do Exercito (U.S. Army Reserve).

 

Visitou Seattle (Washington) e Portland (Oregon), prosseguindo finalmente para San Diego onde chegou em 6 de setembro.

 

Em meados de setembro, deu entrada no Bethlehem Steel Co., em Long Beach-CA, para ser submetido a sua segunda grande revisão que foi completada as vésperas do Natal de 1963.

 

1964

 

Os exercícios de atualização e prontidão mantiveram a tripulação ocupada até março.

 

Em abril, seguiu para o norte a fim de prestar assistência as vitimas do terremoto que atingiu a região em volta de Kodiak (Alaska).

 

Em maio, retornou para San Diego e tomou parte na Operação “PINE TREE”.

 

Depois de varias semanas de preparação, partiu de San Diego em 18 de junho com destino ao Extremo Oriente. Depois de chegar em Pearl Harbor participou da Operação “TOLL BOX” e teve um período de licença e preparativos antes de partir para Okinawa em 9 de julho.

 

Em 31 de julho, retornou para Subic Bay.

 

Em 5 de agosto, partiu com a Equipe de Desembarque de Batalhão dos Fuzileiros Navais (Marine Corps Battalion Landing Team 3/1 - BLT 3/1), embarcada para patrulha ao largo da costa vietnamita, alternando períodos de licença e manutenção em Hong Kong e Subic Bay com a patrulha no Vietnã, até 2 de dezembro.

 

Em 18 de dezembro, chegou a San Diego.

 

1965

 

Entre 23 de fevereiro e 10 de março, participou da Operação “SILVER LANCE” na costa sul da Califórnia.

 

Com o aumento das forças militares americanas no Extremo Oriente, devido ao inicio da participação direta nas operações no Vietnã, foi designado em 11 de março para fazer uma viagem não programada para Yokosuka transportando homens e equipamentos.

 

Em 12 de abril, retornou para San Diego.

 

Em 25 de maio, fez outra viagem não programada ao Pacifico Ocidental. Seguiu para Okinawa onde embarcou fuzileiros navais que foram desembarcados em Qui Nhon e Danang, no Vietnã. Depois de uma rápida escala em Yokosuka, seguiu de volta para San Diego.

 

Em setembro, participou das Operações “CLEANSWEEP” e “RAGWEED”.

 

O ultimo trimestre foi devotado a exercícios de rotina na costa da Califórnia.

 

Passou o Ano Novo atracado em San Diego.

 

1966

 

Em fevereiro, iniciou sua sétima comissão no Pacifico Ocidental (WestPac).

 

Durante seis meses operou como parte do Grupo Anfíbio de Prontidão (Amphibious Ready Group – ARG), e transportou tropas e equipamentos entre Subic Bay e Okinawa e vários pontos na costa do Vietnã.

 

O Alamo com uma EDVM chegando ao seu costado por boreste. (foto: cerca de 1966, USS.Cabildo.org) Um LVT retornando a doca do Alamo. (foto: cerca de 1966, USS.Cabildo.org) Um LVT entrando na doca do Alamo. (foto: cerca de 1966, USS.Cabildo.org) Um helicóptero UH-34 do Navio de Assalto Anfíbio USS Princeton - LPH 5, desembarcando fuzileiros navais no convôo do Alamo. (foto: cerca de 1966, USS.Cabildo.org) Uma EDVM classe LCU 1466, abicada na entrada da doca do Alamo. (foto: cerca de 1966, USS.Cabildo.org)

 

Durante uma faina de reabastecimento com o Navio Tanque USS Kawishiwi – AO 146, o Alamo foi protagonista de uma colisão no mar. Com o Navio de Assalto Anfíbio USS Princeton – LPH 5 já por bombordo do Navio-Tanque, o Alamo começou a aproximação por boreste. Tudo corria bem, o cabo guia já havia sido passado e os mangotes de combustível já estavam a caminho. Com exceção do AVGAS o Princeton já estava mandando de volta os mangotes de bombordo. Lentamente o Alamo e o Kawishiwi foram ficando mais próximos e o alarme de “Rompimento de Emergência” foi soado. A popa do Navio Tanque aproximou-se perigosamente do Princeton, que aumentou a velocidade e se afastou. O Alamo raspou o costado do Kawishiwi, aumentando logo a seguir a velocidade e afastando-se. A ação rápida e os procedimentos corretos de rompimento, preveniram ferimentos e minimizaram os danos. Meia hora depois, retornou para completar o reabastecimento.

 

O USS Alamo, aproximando-se do NT Kawishiwi - AO 146 por boreste, que também abastecia o USS Princeton - LPH 5 por bombordo, um pouco antes do abalroamento. (foto: 1966, USS Kawishiwi - AO146) O corte no costado do Alamo provocado pelo abalroamento contra o NT Kawishiwi - AO 146, durante faina de reabastecimento conjunta desses navios com o USS Princeton - LPH 5. (foto: 1966, USS Kawishiwi - AO146)

 

Em agosto, retornou para San Diego.

 

Em setembro, sua base foi mudada para Long Beach (Califórnia), e foi designado para o recém formado 7º Esquadrão Anfíbio (Amphibious Squadron 7 – PhibRon 7).

 

1967

 

No inicio do ano, deu entrada em doca seca no Todd Shipyard, em San Pedro (Califórnia) para sua terceira grande revisão. Os exercícios de re-qualificação da tripulação ocuparam quase todo o resto do ano.

 

Em novembro, partiu para o Extremo Oriente.

 

1968

 

Realizou uma serie de transportes entre Guam e Filipinas e Danang (Vietnã). Voltou a integrar o Grupo Anfíbio de Prontidão, operando ao longo da costa vietnamita durante a maior parte dessa comissão.

 

Participou de quatro operações anfíbias ante de retornar para Long Beach em junho.

 

No segundo semestre realizou apenas operações de rotina ao longo da costa da Califórnia.

 

1969

 

Em 30 de janeiro, iniciou outra comissão no Pacifico Ocidental, transportando tropas e equipamentos para Danang, seguindo depois para Subic Bay onde se juntou ao Grupo Anfíbio de Prontidão “Bravo” (ARG Bravo).

 

Participou de três operações anfíbias na costa do Vietnã.

 

Depois de oito meses de comissão, retornou para Long Beach em 26 de setembro.

 

Terminou o ano engajado numa serie de exercícios e operações rotineiras na costa da Califórnia.

 

1970

 

Iniciou o ano em disponibilidade restrita, sofrendo reparos nas chapas do convés, guindastes e caldeiras. Os reparos ficaram completos em 19 de janeiro, e o navio iniciou os preparativos para mais um cruzeiro pelo Pacifico.

 

Em 31 de janeiro, partiu com o Navio de Transporte Doca USS Denver – LPD 3 para participar da Operação “KEYSTONE BLUEJAY”, que consistia na retirada das tropas norte-americanas do Vietnã.

 

O Alamo entrou em Danang em de 19 de fevereiro, e iniciou o embarque de fuzileiros e equipamentos para transportá-los de volta aos EUA. Desembarcou os fuzileiros em Camp Pendleton (Califórnia), e depois seguiu para Long Beach.

 

No quatro meses e meio seguintes, permaneceu realizando exercícios de rotina na costa da Califórnia.

 

Em 1º de agosto, saiu para o mar iniciando seu 10º cruzeiro pelo Pacifico Ocidental. Escalou em Pearl Harbor e Guam antes de chegar a Subic Bay em 20 de agosto, onde descarregou material.

 

Em 21 de agosto, partiu para Danang para trazer mais fuzileiros de volta para os EUA. O Alamo chegou a Camp Pendleton em 11 de setembro. Depois de dez dias de licença e manutenção, partiu novamente para Danang. Transportou embarcações de desembarques na costa vietnamita entre Danang, Vung Tau, Song Bo De e Na Thoi, no Vietnã.

 

No inicio de dezembro, recebeu a bordo a Equipe de Desembarque de Batalhão dos Fuzileiros Navais (Marine Corps Battalion Landing Team 2/4 - BLT 2/4) para participar do exercício “GRR-1” em Subic Bay. Depois de terminar a participação nesse exercício partiu para Hong Kong, onde passou as festas de Natal.

 

Em 28 de dezembro, retornou para área de operações de Danang.

 

1971

 

Partiu para Mindoro (Filipinas) em 5 de janeiro para operações anfíbias, e dai para Subic Bay em 10 de janeiro, para embarcar equipamento para ser transportado para o Vietnã. Em Danang embarcou fuzileiros e veículos como parte da retirada das tropas americanas.

 

Em 1º de fevereiro, partiu para Long Beach onde chegou em 22 de fevereiro, para um período de manutenção e licença.

 

Em 5 de abril, reiniciou as operações partindo para costa sul da Califórnia em apoio a um cruzeiro de treinamento de Guardas-Marinha e um exercício anfíbio.

 

No inicio de maio, esvaziou seus paióis em na Estação de Armas Navais de Seal Beach (Seal Beach Naval Weapons Station) em preparação para sua revisão no Long Beach Naval Shipyard. Entrou em doca seca em 13 de maio, e os serviços ficaram prontos em 15 de setembro.

 

Entre 15 de setembro e 10 de dezembro, realizou treinamento de re-qualificação e atualização da tripulação.

 

1972

 

Iniciou o ano em manutenção. Depois iniciou uma serie de exercícios em preparação para sua próxima comissão.

 

Em abril, partiu de Long Beach para o Extremo Oriente. Durante essa comissão de sete meses e meio no Pacifico Ocidental, realizou uma serie de transportes de tropas e material entre o Vietnã e as bases avançadas da região.

 

Em meados de julho, instalou pontões na costa a leste da cidade Quang Tri, onde as EDVM e EDCG sul-vietnamitas passaram a descarregar suprimentos para sua tropas, já que a Rota n.º 1, dessa forma o Exercito Sul-Vietnamita conseguiu reconquistar 'varias posições na Província de Quang Tri. Até meados de setembro, foram desembarcados mais de 200 toneladas de suprimento nessa localidade, quando o chegada da estação de chuvas fortes fez interromper as operação.

 

Em 8 de novembro, retornou para Long Beach.

 

1973

 

Permaneceu em manutenção ate 27 de março.

 

Em 28 de março, seguiu para Seal Beach para esvaziar seus paióis.

 

Entre 5 de abril e 15 de maio, foi docado no Bethlehem Steel Shipyard, em San Pedro-CA ficando em disponibilidade restrita. Em 15 de maio, iniciou testes de mar ao longo da costa da Califórnia.

 

Em 28 de maio, voltou a estar disponível para o serviço, iniciando em San Diego o processo de conversão do sistema de combustível do Navy Standard Fuel Oil para Destilate Fuel. Os trabalhos foram concluídos em 14 de setembro.

 

Em 16 de setembro, partiu para Hunter Point Naval Shipyard para iniciar uma semana de treinamentos.

 

Em 24 de setembro, retornou para San Diego.

 

Realizou uma serie de exercícios de atualização e re-qualificação para a tripulação ao largo da Base Naval Anfíbia de Coronado até 12 de novembro.

 

Passou as festas de fim de ano atracado em Long Beach.

 

1974

 

Passou as três primeiras semanas do ano realizando os preparativos finais para outra camisão no Pacifico Ocidental (WestPac), que se iniciou em 19 de janeiro.

 

Em 27 de janeiro, tomou parte num exercício de desembarque dos fuzileiros navais em Kaneohe Bay-HI.

 

Chegou a Okinawa no Dia dos Namorados. Depois de reabastecer e embarcar a Equipe de Desembarque de Batalhão dos Fuzileiros Navais (Marine Corps Battalion Landing Team 2/9 - BLT 2/9), partiu para Numazu (Japão), onde desembarcou os fuzileiros, seguindo depois para Yokosuka onde ficou quinze dias em disponibilidade restrita.

 

Depois de Yokosuka, escalou em Beppu (Japão) e Keelung (Taiwan).

 

Sucederam-se exercícios anfíbios em Okinawa, com escalas posteriores em Subic Bay (Filipinas), Chinhae (Coréia do Sul), Hong Kong e, Numazu e Yokozuka (Japão).

 

Em 30 de maio, partiu de Yokosuka formando um GT anfibio composto também pelo USS Waddell - DDG 24, USS Gurke - DD 783, USS Bausell - DD 845, USS Juneau - LPD 10, USS Fort Fisher - LSD 40, e o USS Bristol County - LST 1198, para participar do exercício “KANGAROO I” no Mar de Coral, costa nordeste da Austrália, com navios das marinhas da Austrália, Nova Zelândia e Inglaterra. O exercício KANGAROO I, desenvolveu-se entre os dias 10 e 16 de junho e depois foram visitados os portos de Newcastle, Melbourne, Sydney (19/06) e Harvey Bay, de onde o GT suspendeu no dia 27 de junho.

 

Em 4 de julho, iniciou a viagem de retorno aos EUA, via Pago Pago, Samoa Americana, chegando a San Diego em 19 de julho.

 

Em 23 de setembro, iniciou uma serie de operações locais na costa da Califórnia, logo seguidas pelos preparativos para outra revisão.

 

Em 4 de dezembro, iniciou revisão em San Diego.

 

1975

 

Em 27 de maio, partiu para Long Beach, onde ficou parado em disponibilidade restrita por um mês.

 

Em 2 de julho, partiu para Seal Beach, para receber sua dotação de munições.

 

Em 14 de julho, iniciou treinamento de atualização em operações anfíbias para tripulação ao largo de San Diego.

 

Em 4 de outubro, partiu para outra comissão no Pacifico Ocidental. Depois de chegar a Pearl Harbor, participou de um exercício anfíbio entre os dias 12 e 14 de outubro.

 

Partiu de Pearl Harbor no dia 15, seguindo para Subic Bay, via Kwajalein.

 

Depois de uma breve parada em Subic Bay em 1º de novembro, partiu para Sasebo (Japão) onde foi submetido a pequenos reparos.

 

Transportou a Equipe de Desembarque de Batalhão dos Fuzileiros Navais (Marine Corps Battalion Landing Team 2/9 - BLT 2/9) de Numazu (Japão) para Okinawa. Depois de Okinawa seguiu para Pusan (Coréia do Sul).

 

Na seqüência dessa comissão pelo Pacifico, foram escalados os portos Sasebo e Kagoshima (Japão); Keelung (Taiwan); Buckner Bay (Okinawa), Singapura; Sattahip (Tailândia) e Inchon (Coréia do Sul).

 

1976

 

Em 7 de maio, inicia seu retorno para os EUA.

 

Em 25 de maio, chegou a sua nova sede em San Diego, sendo logo em seguida submetido a pequenos reparos.

 

Dedicou-se apenas a operações locais ao longo da costa da Califórnia pelo resto do ano de 1976.

 

1977

 

Iniciou o ano com três meses de treinamento de atualização e qualificação da tripulação.

 

Em 29 de marco, partiu novamente para o Extremo Oriente. Durante essa comissão visitou os portos de Iwakuni e Numazu (Japão); Subic Bay (Filipinas); Buckner Bay (Okinawa); Inchon e Pusan (Coréia do Sul); Hong Kong e Keelung (Taiwan). Também participou de exercícios conjuntos com forças navais da Coréia do Sul e Tailândia e realizou varias transportes de suprimentos, antes de seguir de volta para Califórnia em 23 de outubro.

 

Em 17 de novembro, chegou a San Diego, entrando em regime de baixa prontidão pós-comissão.

 

1978

 

Em 19 de janeiro, iniciou uma quinzena de operações no sul da Califórnia e depois iniciou os preparativos para docagem.

 

Em 13 de março, deu entrada no Todd Shipyard, em San Pedro (Califórnia) para ser submetido à revisão.

 

Em dezembro, realizou os testes de mar pós-revisão. Permaneceu atracado em Long Beach nas festas de fim de ano.

 

1979

 

Em 11 de janeiro, retornou para San Diego.

 

Em 22 de janeiro, seguiu para Seal Beach, para embarcar sua munição, iniciando em seguida uma serie de exercícios de treinamento.

 

Em junho, foi designado com a missão de reabastecer e prover serviços de manutenção em pequenas embarcações no posto avançado de Eniwetok. Esse grupo de embarcações estava envolvido numa operação de limpeza, tornando a ilha novamente habitável.

 

Em 28 de junho, seguiu para Pearl Harbor e depois de volta para San Diego onde chegou em 15 de julho.

 

Em agosto, permaneceu com disponibilidade restrita.

 

Em setembro, tomou parte em um exercício da Esquadra envolvendo mais de 30 navios da U.S. Navy e da Marinha Real Canadense, que contou inclusive com um desembarque anfíbio na ilha de Vancouver.

 

Em 9 de outubro, seguiu para Seattle onde foi submetido à reparos por três semanas.

 

Em 2 de novembro, retornou para San Diego.

 

Terminou o ano preparando-se para comissão no Pacifico Ocidental programada para o inicio de 1980.

 

1980

 

Em 4 de janeiro, partiu para o Extremo Oriente. Fez escalas em Pearl Harbor e Guam, antes de chegar a Subic Bay (Filipinas) em 10 de fevereiro.

 

Entre 22 e 26 de fevereiro, participou de um exercício de desembarque anfíbio em Zambales.

 

Em 1º de março, partiu de Subic Bay para o Oceano Indico. No caminho escalou em Pattaya (Tailândia) e Singapura.

 

Em 15 de março, partiu de Singapura, atravessando o Oceano Indico para o Mar da Arábia, onde se juntou a força de emergência que foi formada em resposta a crise dos reféns na Embaixada americana em Teerã (Irã).

 

Operou no Mar da Arábia até o inicio de maio, quando seguiu para ilha de Diego Garcia.

 

Depois de escalar em Diego Garcia entre 5 e 13 de maio, retornou para o mar, rumando para Austrália Ocidental. Depois de uma visita de cinco dias a Perth, seguiu para as Filipinas. Permaneceu cinco dias em Subic Bay, iniciando o retorno para os EUA.

 

Entre 24 e 26 de junho, fundeou ao largo de Pearl Harbor, para desembarcar os fuzileiros navais, seguindo depois para San Diego aonde chegou em 3 de julho.

 

Entre 3 de julho e 11 de agosto, esteve em regime de baixa prontidão pós-comissão.

 

Entre 11 de agosto e o final do primeiro semestre de 1981, esteve envolvido em operações de rotina ao longo da costa oeste.

 

1981

 

Em 24 de junho, partiu de San Diego para outra missão com a 7ª Esquadra no Pacifico Ocidental. Mais uma vez essa comissão incluiu operações no Oceano Indico.

 

Depois de uma escala em Pearl Harbor e um exercício ao largo de Buckner Bay (Okinawa), realizou em agosto uma visita de quinze dias a Subic Bay.

 

Em 21 de agosto, partiu das Filipinas, para o leste da África, chegando a Mombasa (Quênia) em 6 de setembro. Depois de realizar exercícios bilaterais com forças do Quênia, voltou a atravessar o Indico escalando em Diego Garcia e na Austrália.

 

Depois de visitar Perth e Sydney (Austrália) e de participar do exercício multilateral Operação “KANGAROO 81”, rumou para as Filipinas em 1º de novembro.

 

Em 9 de novembro, chegou a Subic Bay, onde permaneceu pelo resto do mês. Em 30 de novembro partiu de volta para os EUA.

 

Em 23 de dezembro, chegou a San Diego onde passou as festas de fim de ano em reparos e licença.

 

Recebeu do ComSurfPac o "E" pela eficiência do seu Departamento de Assalto Anfíbio.

 

1982

 

A essa relativa inatividade se seguiu uma comissão que prosseguiu ate o final de janeiro.

 

Em fevereiro, realizou algumas operações no mar, mas no final do mês iniciou os preparativos para sua revisão regular.

 

A revisão começou em 12 de abril, e deveria estar concluída no final de 1982, mas só ficou concluída em 6 de maio de 1983.

 

Recebeu do ComSurfPac o "E" pela eficiência do seu Departamento de Maquinas e o segundo "E" consecutivo pela eficiência do seu Departamento de Assalto Anfíbio.

 

1983

 

Iniciou o treinamento de re-qualificação da tripulação no sul da Califórnia.

 

No final de junho, entretanto uma avaria em suas maquinas fizeram com que fica-se todo o verão amarrado ao cais para reparos.

 

Em setembro, retornou ao mar.

 

1984

 

As operações ao longo da costa oeste, foram interrompidas algumas vezes para serem feitos reparos em problemas que surgiram.

 

Em fevereiro, iniciaram-se os preparativos para os exercícios de prontidão, testes e exames especificamente criados para preparar o navio anfíbio para realizar comissões no Extremo Oriente.

 

Em 30 de maio, partiu para o Pacifico Ocidental. Na primeira pernada da travessia participou de um exercício multinacional com unidades das marinhas da Austrália, Canadá e Nova Zelândia, além de unidades da Força de Auto-Defesa Marítima do Japão (JMSDF – Japan Maritime Self-Defense Force). A maior parte desse exercício foi realizada nas Ilhas do Hawaii.

 

Em 3 de julho, concluiu sua visita ao Hawaii e retomou sua viagem para o Extremo Oriente. Durante a viagem surgiram outros problemas com as caldeiras, quando chegou a Subic Bay em 20 de julho, iniciou outra serie de reparos. Na ultima semana de agosto, conduziu uma serie de testes para verificar o sucesso dos reparos.

 

Em 24 de agosto, partiu de Subic Bay, chegando a Buckner Bay (Okinawa) no dia 27, embarcando fuzileiros navais para serem transportados para o Japão.

 

Entre 28 de agosto e 16 de setembro, realizou duas viagens completas entre Okinawa e o Japão transportando mais fuzileiros e realizando exercícios.

 

Em 18 de setembro, saiu de Buckner Bay com destino a Inchon (Coréia do Sul).

 

Entre 18 de setembro e 13 de outubro, realizou três viagens entre Okinawa e portos da Coréia do Sul. No retorno para Okinawa no final da terceira viagem um problema no porta da doca reteve o navio no porto até 2 de novembro.

 

Depois dos reparos retornou para Coréia do Sul, onde participou da Operação “VALIANT BLITZ 85-1”, em cooperação com elementos do Corpo de Fuzileiros Navais e Marinha da Coréia do Sul.

 

No final de novembro, retornou para os EUA, escalando em Buckner Bay (Okinawa), Sasebo (Japão) e Pearl Harbor (Hawaii), chegando a San Diego em 6 de dezembro.

 

1985

 

Em janeiro, reassumiu suas operações ao largo de San Diego.

 

Passou quase todo ano, conduzindo exercícios, testes ou sendo submetido a inspeções em San Diego ou na costa leste. O único intervalo nessa rotina ocorreu em outubro, quando realizou uma viagem ao Hawaii para treinamento da tripulação.

 

1986

 

Iniciou a ano realizando preparativos para sua próxima comissão com a 7ª Esquadra.

 

Em 16 de janeiro, partiu para o Extremo Oriente sem escalas. O perigo de aumento das manifestações violentas nas eleições Filipinas, fez com que fossem cancelados os exercícios em Iwo Jima com outras unidades da Marinha, foram deslocados para região de Manila para prestar assistência aos cidadãos americanos em caso de necessidade.

 

Essa ameaça não se concretizou e o Alamo entrou em Subic Bay em 9 de fevereiro.

 

Em 19 de fevereiro, partiu para Hong Kong, onde permaneceu de 21 a 26 de fevereiro.

 

No final de fevereiro, retornou para Subic Bay, seguindo para Okinawa em 2 de março para embarcar tropas para um grande exercício na costa coreana.

 

Em 1º de abril, retornou para Okinawa, onde fixou até o dia 4 quando seguiu para o Japão. Depois de uma escala de nove dias em Sasebo (Japão), retornou para Subic Bay em 20 de abril. Depois seguiu para Singapura, via Bali

 

Em meados de maio, retornou para as Filipinas onde permaneceu realizando adestramento até o final do mês.

 

Em 10 de junho, seguiu para Okinawa onde chegou em 13 de junho, onde permaneceu por dez dias realizando exercícios anfíbios.

 

Em 23 de junho, iniciou o retorno para os EUA, escalando em Iwo Jima e Pearl Harbor.

 

Em 15 de julho, fundeou em Del Mar (Califórnia).

 

Em 16 de julho, seguiu para San Diego, onde passou por reparos pós-comissão.

 

Em meados de agosto, iniciou outra serie de exercícios ao longo da costa oeste.

 

Em 14 de outubro, retornou para San Diego onde ficou atracado, permanecendo em disponibilidade restrita até o fim do ano.

 

1989

 

Em 28 de setembro de 1989, deu baixa do serviço. Durante seu serviço na Marinha dos EUA foi agraciado com a Combat Action Ribbon (26 de março a 7 de abril de 1966), Navy Meritorious Unity Commendation, Navy Battle "E" Ribbon, Navy Expeditionary Medal ( Taiwab Streits (2), Quemoy-Matsu (5) e Vietnan (5)), Vietnan Service Medal (11), Humanitarian Service Medal (Eniwetok Cleanup (2)), Philippines Presidential Unit Citation, Republic of Vietnan Gallantry Cross Uni Citation (9) e Republic of Vietnan Campaign Medal.

 

Essa foi uma das últimas fotos do USS Alamo antes de ser transferito para o Brasil. (foto: USN)

 

1990

 

Em 21 de novembro, foi incorporado a Marinha do Brasil, recebendo o nome de NDD Rio de Janeiro - G 31.

 

2001

 

Em 24 de janeiro, o NDD Rio de Janeiro foi adquirido definitivamente dos EUA, sendo retirado do registro naval da U.S. Navy.

 

Em fevereiro, a MB recebeu o certificado de transferência.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O NDD USS Alamo - LSD 33, tendo em destaque o seu espaçoso convôo. (foto: Jerry Hays/Navsource) O NDD USS Alamo - LSD 33, com as rampas para viaturas em destaque a meia nau. (foto: Jerry Hays/Navsource) O NDD USS Alamo - LSD 33, com os dois guindastes de 50 toneladas em destaque. (foto: Bob Behm/Navsource) O NDD USS Alamo - LSD 33, saindo do porto para mais uma comissão. (foto: Bob Behm/Navsource) O Alamo com o convôo lotado com viaturas e material. (foto: ?) O Alamo fundeado visto por boreste. (foto: ?) O Alamo saindo de Pearl Harbor (Hawaii), cruzando proximo ao Monumento do USS Arizona, com destino ao Teatro de Operações do Vietnã. Notar um dos reparos de 3 pol. de meia nau. (foto: www.delta211usmc.org)

 

R e l a ç ã o    d e    C o m a n d a n t e s

 

Comandante Período
CMG James Lardner Semmes 24/08/1956 a 17/08/1957
CMG Edgar L. Yates 17/08/1957 a 24/09/1958
CMG Cyril Fox 24/09/1958 a 07/10/1959
CMG Paul Emil Loustaunau 07/10/1959 a 07/10/1960
CMG Janes R. McKee 07/10/1960 a 17/03/1962
CMG Thomas Andrew Turner 17/03/1962 a 14/06/1963
CMG Albert Charles Burley 14/06/1963 a 01/06/1964
CMG Kent Liston Lee 01/06/1964 a 07/05/1965
CMG James Thomas Taylor 07/05/1965 a 02/04/1966
CMG Sylvester R. Johnson 02/04/1966 a 24/07/1967
CMG Robert Edgar Adams 24/07/1967 a 12/11/1968
CMG William Lawrence Harris Jr. 12/11/1968 a 06/05/1970
CMG Charles Hamlin Black 06/05/1970 a 30/06/1971
CF Robert D. Schoeckert 30/06/1971 a 21/11/1972
CF Lawrence Edward Schnitzer 21/11/1972 a 10/07/1974
CF Ronald Cornell Kucera 10/07/1974 a 10/06/1976
CF F.M. Lyons 10/06/1976 a 30/06/1978
CF Lonnie F. Cagle 30/06/1978 a 10/06/1980
CF Leonard F. Picotte 10/06/1980 a 28/05/1982
CF James H. Wall 28/05/1982 a 16/08/1984
CF Ronald Vincent Berg 16/08/1984 a 27/02/1987
CMG John C. Jurchek 27/02/1987 a 21/07/1989
CF Dale A. Rauch 21/07/1989 a 28/09/1990

 

B i b l i o g r a f i a

 

- Baker III, A.D. Combat Fleets of the World 1998-1999. Annapolis, MD: Naval Institute Press, 1998.

 

- Friedman, Norman. U.S. Amphibious Ships and Crafts: An Illustrated Design History. Annapolis, MD. United States Naval Institute, 2002.

 

- Hazegray.org - http://www.hazegray.org/danfs/amphib/lsd33.htm

 

- USS Waddell - DDG 24 Association Website -

 

- USS Kawishiwi - AO146

 

- NOMAR - Notícias da Marinha, Rio de Janeiro, SRPM, n.º 699, jul. 2000; n.º 707, mar. 2001; n.º 718, fev. 2002.

 

- Surface Warfare Magazine, , Arlington, VA, ago. 1982.


(1) No Navsource.org sua baixa na USN e incorporação na MB consta como 12 de novembro de 1990.