1822 - NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS - Hoje |
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AvHoFlu Rio Tocantins - H 12 Classe Rio Tocantins
D a t a s
Batimento
de Quilha: 5 de setembro de 2011
C a r a c t e r í s t i c a s
Deslocamento:
110 ton (leve), 140 ton (carregado). Velocidade: 10 nós. Raio
de Ação: ? Equipamentos: um laboratório seco (20m2) e um paiól de material hidroceanográfico. Código
Internacional de Chamada: PWTO
H i s t ó r i c o
O AvHoFlu Rio Tocantins - H 12 é a primeira embarcação a ostentar esse nome em homenagem ao rio do mesmo nome que é o segundo maior rio totalmente brasileiro e uma importante hidrovia para o escoamento da produção agrícola e mineral da região centro-oeste do pais. É a primeira unidade de uma serie de quatro ordenadas em contrato, assinado em 26 de maio de 2011, pela DEN – Diretoria de Engenharia Naval para serem construídas no estaleiro Indústria Naval do Ceará (INACE). Teve sua quilha batida em 5 de setembro de 2011. Em 27 de julho de 2012, em cerimônia presidida pelo Chefe do Estado-Maior do Armada, Almirante-de-Esquadra Fernando Eduardo Studart Wiemer, na Base Naval de Val-de-Cães, em Belém-PA, foi realizado o seu Batismo, Mostra de Armamento e Transferência para o Setor Operativo, passando a ser subordinado ao Serviço de Sinalização Náutica do Norte (SSN-4). A cerimônia contou com a presença do Comandante de Operações Navais, Almirante-de-Esquadra Gilberto Max Roffé Hirschfeld; do Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Ademir Sobrinho; e do Diretor de Engenharia Naval, Contra-Almirante (EN) Francisco Roberto Portella Deiana. A madrinha do navio foi a Sra. Helena Barthen Wiemer. Naquela ocasião assumiu o comando o Capitão-Tenente Douglas Luiz da Silva Pereira.
Os AvHoFlu foram construídos a partir do Relatório de Estudo de Exequibilidade realizado pelo Centro de Projetos de Navios, que originou a Especificação de Aquisição, de acordo com os requisitos técnicos de projeto e de desempenho elaborados pela Diretoria de Engenharia Naval.
Os quatro Avisos Hidroceanográficos Fluviais serão entregues até novembro de 2012 e suas construções estão inseridas no Projeto Cartografia da Amazônia, realizado em parceria com o Exército, a Aeronáutica e o Serviço Geológico do Brasil, e coordenado pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia, subordinado ao Ministério da Defesa. Destinam-se à execução dos Levantamentos Hidroceanográficos em águas interiores na Bacia Amazônica, sob a responsabilidade da Diretoria de Hidrografia e Navegação. Tem a finalidade de atualizar, de forma contínua, a cartografia náutica das principais hidrovias na região, sendo de fundamental importância o conhecimento preciso e atualizado do canal de navegação dos rios amazônicos, o que possibilitará melhoria na segurança da navegação.
Esses navios também irão suprir uma lacuna deixada pela desativação dos Avisos Hidrográficos da classe Paraibano que operavam nos rios da região.
2013
Realizou, no período de 27 de fevereiro a 6 de maio, o Levantamento Hidrográfico (LH) no trecho do Rio Amazonas, compreendido entre a cidade de Macapá-AP e a Ponta do Céu, nas proximidades da foz.
Como parte integrante do Plano de Atualização Cartográfica da Bacia Amazônica (PACBA), durante os 69 dias de comissão, foi levantada uma extensão de, aproximadamente, 70 milhas náuticas em área de grande importância estratégica e econômica, por onde passam todos os navios mercantes que navegam pelo Rio Amazonas. O Navio contou com o apoio logístico da Capitania dos Portos do Amapá e do NB Tenente Castelo - H 19 para a realização da Comissão.
R e l a ç ã o d e C o m a n d a n t e s
B i b l i o g r a f i a
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