1822             -                NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS            -               Hoje

 

HMS Ribble - M 2012

Classe River

 

 

 

D a t a s

 

Batimento de Quilha: 17 de setembro de 1984
Lançamento: 7 de maio de 1985
Incorporação: 19 de fevereiro de 1986

Baixa: 1991

 

 

C a r a c t e r í s t i c a s

 

Deslocamento: 630 ton (padrão), 770 ton (carregado).
Dimensões: 47.6 m de comprimento, 10.5 m de boca e 3.1 m de calado.
Propulsão: 2 motores diesel Ruston tipo 6 RKCM de 1.700 bhp cada, acoplados a 2 eixos e 2 hélices Stone Vickers 63XS de quatro pás, de passo controlado.

Combustível: 88 toneladas.

Eletricidade: 2 geradores diesel G & M Power de 230 kW.

Velocidade: máxima de 14 nós.

Raio de ação: 4.500 milhas náuticas à 10 nós.

Armamento: 1 canhão Bofors Mk 3 de 40 mm e duas metralhadoras.
Sensores: 2 radares de navegação Decca TM 1226 C, 2 eco-sondas Kelvin-Hughes MS48, SATNAV, e Sistema de Posicionamento Racal QM 14 (1) e HYPERFIX Mk.6 com alcance operacional de 700 km.
Equipamentos: Sistema de Varredura Mecânica WS Mk.9, monitorado pelo Equipamento de Monitoração de Varredura Mecânica BAJ-Vickers Mk.1, capaz de realizar varreduras até a profundidade de 300 m. Equipado com RHIB Gemini e conta com proteção NBQ.

Código Internacional de Chamada: ?

Tripulação: 30 homens, sendo 7 oficiais, 7 sargentos e 16 praças.

 

 

H i s t ó r i c o

 

O Navio Varredor HMS Ribble - M 2012, foi o quinto navio a ostentar esse nome na Royal Navy. Foi construído pelo estaleiro Richards Ironworks, em Great Yarmouth, Grã-Bretanha, a um custo inicial em torno de £ 4.5 milhões. Foi ordenado em 24 de fevereiro de 1984, teve sua quilha batida em 17 de setembro de 1984, foi lançado ao mar em 7 de maio de 1985, e foi incorporado em 19 de fevereiro de 1986.

 

Iniciou sua vida operacional como navio de treinamento na Divisão da Reserva Naval Real, em Mersey.

 

1991

 

Em junho, participou do exercício "OCEAN SAFARI 91" da OTAN, capitaneando um GT composto pelos NV HMS Arun - M 2014, HMS Carron - M 2004, HMS Dovey - M 2005, HMS Helford - M 2006, HMS Helmsdale - M 2010, HMS Humber - M 2007, HMS Itchen - M 2009, HMS Orwell - M 2011, HMS Spey - M 2013 e HMS Waverney - M 2003, todos pertencentes ao 10º Esquadrão de Contramedidas de Minas da Reserva Naval Real. Nesse exercício operaram com unidades congêneres das marinhas da França e Espanha. Foram visitados os portos de Cadiz e Vigo.

 

Deu baixa do serviço ativo, sendo colocado na reserva e encostado no Estaleiro Naval Portsmouth.

 

1993

 

Em 17 de junho foi anunciada a dissolução do 10º Esquadrão de Contramedidas de Minas..

 

1994

 

Em 18 de novembro, foi assinado o contrado de venda e transferência do navio, entre o Governo Brasileiro e o Minstério da Defesa Britânico.

 

1995

 

Em 31 de janeiro, foi incorporado a Marinha do Brasil na Base Naval de Portsmouth, Inglaterra recebendo o nome de NB Jorge Leite - H 36.

 

 

R e l a ç ã o    d e    C o m a n d a n t e s

 

Não disponível no momento

 

B i b l i o g r a f i a

 

- Baker III, A.D. Combat Fleets of the World 1998-1999. Annapolis, MD: Naval Institute Press, 1998.

 

- River class Fleet Minesweppers - www.btinternet.com/~warship/Postwar/Mine/river.htm

 

- Marine News - Journal of The World Ship Society, Vol.XLX, nº 10, Out. 1995.

 

- Parlamento Inglês - www.parliament.the-stationery-office.co.uk