1822 - NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS - Hoje |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
NHO Taurus - H 36 ex-NB Jorge Leite - H 36 Classe River/Amorim do Valle
"Touro Furioso"
D a t a s
Batimento
de Quilha: 17 de setembro de 1984 Baixa (RN): 1991 Incorporação (MB): 31 de janeiro de 1995
C a r a c t e r í s t i c a s
Deslocamento:
630 ton (padrão), 770 ton (carregado). Combustível: 88 toneladas. Eletricidade: 2 geradores diesel G & M Power de 230 kW. Velocidade: máxima de 14 nós. Raio de ação: 4.500 milhas náuticas à 10 nós. Armamento:
nenhum (retirado). Código Internacional de Chamada: PWNE (Taurus) e PWJL (Jorge Leite) Tripulação: 35 homens, sendo 4 oficiais, 7 sargentos e 24 praças.
H i s t ó r i c o
O Navio Balizador Jorge Leite - H 36, ex-HMS Ribble - M 2012, é primeiro navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil, em homenagem ao Almirante Jorge Leite, que foi Ministro Interino da Marinha em 1961. Foi construído pelo estaleiro Richards, em Great Yarmouth, Grã-Bretanha. O contrato de compra do Jorge Leite, e de seus dois irmãos, mais as quatro Fragatas classe Greenhalgh, num valor de aproximadamente US$ 170 milhões (£ 100 milhões) foi assinado entre o Governo Brasileiro e o Ministério da Defesa Britânico em 18 de novembro de 1994. Foi incorporado à Armada em 31 de janeiro de 1995, na Base Naval de Portsmouth, Inglaterra, em cerimônia conjunta com os NB Amorim do Valle - H 35 e NB Garnier Sampaio - H 37, presidida pelo Sr. Rubens Antonio Barbosa, Embaixador do Brasil junto ao Reino Unido, e que contou com a presença do AE Domingos Alfredo Silva, representando o Chefe do Estado-Maior da Armada, além do CA (RN) N.E. Rankin, Comandante Naval da Área de Portsmouth. Naquela ocasião, assumiu o comando o Capitão-Tenente João Carlos Gomes Duarte.
1995
Em 19 de maio, chegou ao Rio de Janeiro junto com os NB Amorim do Valle - H 35 e NB Garnier Sampaio - H 37, atracando no molhe da Ilha Fiscal, na Baia da Guanabara, quando foram transferidos à subordinação da Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN), em cerimônia na qual participaram familiares do Almirante Jorge Leite. Logo depois o navio sofreu extensa modernização, para adaptá-lo de sua função original de Navio Varredor, para nova função de Navio Balizador, em obra iniciada no AMRJ, na ilha das Cobras, sendo completada em estaleiro particular no início de 1997.
1996
Entre 23 e 26 de fevereiro, esteve em Santos-SP.
Em 7 de maio, foi reclassificado de Navio Balizador, para Navio Hidroceanográfico Jorge Leite - H 36, pela portaria n.º 0194/96, do Ministro da Marinha.
Em 31 de outubro, foi ativado na Ilha Fiscal, o Grupamento de Navios Hidroceanograficos (GNHo), criado pela portaria n.º 0323, do MM, de 02/09/1996, ao qual o Antares passou a ser subordinado.
Em 20 de novembro, o NHO Jorge Leite – H 36, foi renomeado NHO Taurus – H 36, pela Portaria n.º 0392/96 do MM.
1999
2000
Encerrou sua terceira comissão de levantamento hidrográfico, em um período de dois anos, nas proximidades da Ilha de São Sebastião-SP. Ao longo de 109,5 dias de mar, foram coletados dados com a utilização do ecobatímetro multifeixe SIMRAD EM-1000.
Conquistou o Prêmio Contato CNTM-DHN de 1999, por ter encaminhado, de 1º de maio de 1999 a 30 de abril de 2000, 466 partes de contato ao ComCoNTraM.
2004
Entre 1º de abril a 20 de maio, realizou sondagens no canal de acesso ao porto de Santos-SP. Durante essa comissão também realizou saídas ao largo de Santos com alunos da Universidade Estadual Paulista - UNESP, e prestou apoio as buscas aos náufragos de um Barco de Pesca, na região de Cananéia.
2005
Entre 17 e 29 de maio, realizou a comissão SISPRES I, com levantamento de 150 perfis batimétricos utilizando o ecobatímetro multifeixe SIMRAD EM-1000.
2008
Em 27 de janeiro, participou do Desfile Naval, realizado de fronte a orla do Rio de Janeiro, comemorativo ao Bicentenário da Abertura dos Portos às Nações Amigas, junto com as F Niterói - F 40, Defensora - F 41, Liberal - F 43, Independência - F 44, Greenhalgh - F 46 e Rademaker - F 49, NT Alte. Gastão Motta - G 23, RbAM Tridente - R 22, NPa Gurupi - P 47, NDCC Mattoso Maia - G 28, NHi Sirius - H 21 e o S Timbira - S 32, além do Navio-Tanque "Pirajuí", da PETROBRAS, representando a Marinha Mercante.
Em 20 de abril, realizando levantamento hidrográfico em Paranaguá, foi acionado pelo SALVAMAR-Sul, junto com os NV Aratu - M 15 e Albardão - M 20, que estavam em Itajai e o RbAM Tritão - R 21, vindo de Rio Grande, para realizar as buscar a um homem desaparecido a cerca de 20 km da costa, na região de São Francisco do Sul, que estava tentando realizar a travessia Paranaguá-PR - Dourados-MS, em um experimento suspenso por balões de gás hélio.
No período de 25 de maio a 4 de junho foi realizada, nas proximidades da Ilha de Jorge Grego, na baía de Ilha Grande, em Angra dos Reis-RJ, a Operação SARSUB-II/2008, da qual participou junto com o S Tamoio - S 31, o NSS Felinto Perry - K 11 e o AvApCos Almirante Hess BACS 01. Foram realizados os seguintes exercícios: Busca e localização de um submarino sinistrado pousado no fundo; Passagem de ar de alta pressão; Passagem de material; Recolhimento e assistência médica aos tripulantes do submarino que escaparam pela guarita de salvamento e Resgate de dois tripulantes pelo sino de resgate de submarinos. Com mais essa operação SARSUB foi concluído com sucesso, o ciclo de adestramento de acoplamento do Sino de Resgate Submarino em todos os seus submarinos classe "Tupi". O exercício contou também, com a participação de dois oficiais observadores da Armada Argentina, que demonstraram grande interesse na capacidade da Marinha do Brasil em realizar Socorro e Salvamento de Submarinos.
2012
Realizou um Levantamento Hidroceanográfico que teve como propósito levantar elementos para atualização da Carta Náutica 1512 nas proximidades do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro. O levantamento também teve como objetivo coletar dados batimetricos para a atualização das Cartas Náuticas da Baia da Guanabara e contribuir para a segurança da navegação na área próxima ao AMRJ. Para a sondagem foi utilizado o Ecobatímetro Multifeixe SIMRAD EM-3000 de freqüência de 300 Khz com capacidade de 127 feixes por ping.
O u t r a s F o t o s
R e l a ç ã o d e C o m a n d a n t e s
H i s t ó r i c o A n t e r i o r
B i b l i o g r a f i a
- Baker III, A.D. Combat Fleets of the World 1998-1999. Annapolis, MD: Naval Institute Press, 1998.
- Sharpe, Richard. Jane's Fightining Ships 1996-1997. London: Jane's Publishing Company Limited, 1996.
- Informativo da Diretoria de Hidrografia e Navegação, Publicação da Base de Hidrografia da Marinha em Niterói (BHMN), Ano 2, n.º 2, janeiro de 2013.
- Confraria do Bode Verde - www.bodeverde.hpg.ig.com.br
- River class Fleet Minesweppers - www.btinternet.com/~warship/Postwar/Mine/river.htm
- Revista Pesquisa Naval, Brasilia, Estado-Maior da Armada, 2005.
- NOMAR - Notícias da Marinha, Rio de Janeiro, SRPM, n.º 635, jun. 1995; n.º 655, fev. 1997; n.º 699, jul. 2000.
- Jornal A Tribuna, Santos - SP |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||