1822             -                NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS            -               Hoje

 

NB Tenente Boanerges - H 25

Classe Comte. Varella

 

"Águia do Leste"

 

 

D a t a s

 

Batimento de Quilha: 18 de outubro de 1980
Lançamento: março de 1984
Incorporação: 10 de abril de 1985

 

 

C a r a c t e r í s t i c a s

 

Deslocamento: 300 ton (padrão), 420 ton (carregado).
Dimensões: 37.51 m de comprimento, 8.83 m de boca, 3.50 m de pontal e 2.56 m de calado.
Propulsão: diesel; 2 motores diesel MAN modelo R8V16-18TL de 8 cilindros gerando 650 hp cada, acoplados a dois eixos com hélices de passo fixo.

Eletricidade: 3 motores MWM modelo D232-V8 de 8 cilindros gerando 175 hp cada e 3 geradores Negrini de 440V e 150 A.

Combustível: 85 tons.

Velocidade: máxima de 10 nós e sustentada de 8 nós.

Raio de Ação: 2.880 milhas náuticas.
Armamento: nenhum.
Sensores: 1 radar de navegação Decca TM-1226; 1 radar de navegação Furuno FS-1502; DGPS Trimble NT200D; Agulha Giroscópica Sperry Mk-27; Ecobatímetro Simrad EA-300 e Ecobatímetro Simrad EQ-32 TFT de dupla freqüência.

Equipamentos: pórtico de popa com capacidade de 10 tons; 1 pau de carga com capacidade de 4 tons e um RHIB.

Código Internacional de Chamada: PWTB
Tripulação: 22 homens, sendo 2 oficiais e 20 sargentos, cabos e marinheiros.

 

H i s t ó r i c o

 

O Navio Balizador Tenente Boanerges - H 25, é o primeiro navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil, em homenagem ao Capitão-Tenente Boanerges do Amaral Filho, falecido em serviço quando em campanha hidrográfica, nas proximidades de Macaé, Rio de Janeiro, em 1946. Foi construído inicialmente pelo Estaleiro São João S.A., em Manaus-AM, e concluído pelos Estaleiros da Amazônia S/A - ESTANAVE, financiado com recursos da SUNAMAM - Superintendência Nacional da Marinha Mercante. O Tenente Boanerges é o ultimo de uma serie de quatro unidades da mesma classe. Teve sua quilha batida em 18 de outubro de 1980, foi lançado ao mar em março de 1984 e foi submetido a Mostra de Armamento e incorporado a Armada em 10 de abril de 1985, pela O.D. n.º 0001 do EMA, em cumprimento à Portaria n.º 0293/85 do MM de 29 de março de 1985. A cerimônia foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante-de-Esquadra Arthur Ricart da Costa. Naquela ocasião, assumiu o comando o Capitão-Tenente José Paulo Chaves Lino.

 

Logo após seu recebimento pela Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN), passou a ser subordinado ao Centro de Sinalização Náutica Almirante Morais Rego (CAMR), ficando sediado em Itaquí-MA.

 

1986

 

Em 1º de janeiro, entra em vigor a portaria n.º1025, de 26 de novembro de 1985, transferindo a sua subordinação para o recém criado Serviço de Sinalização Náutica do Nornordeste - SSN-31, subordinado ao Comando do 3º DN, passando a operar a partir Itaquí, na baia de São Marcos-MA. Ficou encarregado de manter o balizamento dos estados do Maranhão e Piauí, em especial o do canal de acesso ao Terminal de Minério da Companhia Vale do Rio Doce - CVRD, em Ponta da Madeira, considerado o de características mais particulares e extenso dentre todos os existentes no pais.

 

1997

 

Entre 14 de julho e 8 de agosto, realizou sua segunda viagem ao exterior, tendo visitado os portos de Paramaribo (Suriname) e Port of Spain (Trinidad e Tabago). Foi realizada cerimônia com a aposição de flores no tumulo do Terceiro-Sargento José Bispo dos Santos Segundo, falecido em Port of Spain durante a 2ª Guerra Mundial, e sepultado no cemitério militar daquela cidade.

 

2001

 

Em dezembro, com a extinção do Serviço de Sinalização Náutica da Baia de São Marcos, no Maranhão – SSN 2, teve sua subordinação transferida do Comando do 4º Distrito Naval (Com4ºDN) para o Comando do 3º Distrito Naval (Com3ºDN), passando a operar de Natal com o NB Comandante Malhães.

 

O NB Tenente Boanerges - H 25, teve sua subordinação mudada do Com4ºDN para o Com3ºDN em 2001. (foto: SRPM, via José Henrique Mendes)

 

2005

 

O NB Tenente Boanerges - H 25, manobrando uma bóia com o auxilio do pórtico de popa. (foto: NB Tenente Boanerges) A tripulação dos navios da classe do Tenente Boanerges, é especializada na fainas de instalação e reparo da sinalização náutica que é utilizada nos nossos principais canais de navegação e em nossos portos. (foto: NB Tenente Boanerges)

 

2007

 

O NB Tenente Boanerges - H 25, junto a uma bóia de sinalização. Notar que no convés do navio há uma bóia semelhante. (foto: NB Tenente Boanerges) O NB Tenente Boanerges - H 25, atracado após mais um dia de duras fainas. (foto: NB Tenente Boanerges)

 

2009

 

Participou das buscas aos náufragos do B/P "Estrela do Mar IV", junto com a F Constituição e os NPa Guajará e Guaratuba, além de helicópteros da Marinha e da Policia Militar do Espírito Santo. O B/P "Estrela do Mar IV", com 17 tripulantes a bordo,  emborcou por volta das 00:30h do dia 22 de agosto a cerca de 18 milhas náuticas da cidade de Conceição da Barra.

 

2010

 

Estava operando na área do Serviço de Sinalização Náutica do Leste - SSN-2, sediado na Base Naval de Aratu (BNA) na Bahia.

 

O NB Tenente Boanerges - H 25, lançando uma bóia de sinalização. O bloco, que desliza pelo convés a caminho da água é a poita, que ira manter o sinal em sua posição de fundeio. (foto: NB Tenente Boanerges)

 

2012

 

Em julho realizou o lançamento da bóia fixa de Porto Seguro, pertencente ao Sistema Brasileiro de Observação dos Oceanos e Clima (GOOS/BRASIL).

 

Os navios da classe Comandante Varella estão passando por um processo de modernização, que dentre outras melhorias, incluí, a instalação do Sistema de Controle de Avarias (SCAV), derivado do mesmo sistema desenvolvido pelo IPqM e instalado nas fragatas classe Niterói durante o Programa ModFrag.

 

 

R e l a ç ã o    d e    C o m a n d a n t e s

 

Comandante Período
CT José Paulo Chaves Lino 10/04/1985 a 05/02/1987
CT Paulo Sérgio de Oliveira Listo 05/02/1987 a 18/09/1989
CT Milton José de Carvalho Montenegro 18/09/1989 a 14/02/1992
CT Waltércio José de Queiroz Seixas 14/02/1992 a 15/02/1993
CT Cid Augusto Claro Junior 15/02/1993 a 10/02/1994
CT Marcello Santiago Garcia 10/02/1994 a 13/02/1995

CT Marco Aurélio Delsarto Vendramini

13/02/1995 a 13/02/1996

CT Newton Calvoso Pinto Homem

13/02/1996 a 14/02/1997

CT Jose Antonio de Santana Freire

14/02/1997 a 16/02/1998

CT Jose Benoni Valente Carneiro

16/02/1998 a 18/02/1999

CT Luis Fernando Nogueira Pompeu

18/02/1999 a 18/02/2000

CT Alexandre Coelho Gomes

18/02/2000 a 21/02/2001

CT Marco Antonio Linhares Soares

21/02/2001 a 22/07/2002

CT Francisco de Assis Dos Santos

22/07/2002 a 31/07/2003

CT Julio Cezar Perrotta Machado

31/07/2003 a 29/07/2004

CT Flavio Augusto Correa Netto Guimarães

29/07/2004 a 15/07/2005

CT Jairo Geraldo Gomes Junior

15/07/2005 a 14/07/2006

CT Sidnei da Costa Abrantes

14/07/2006 a 30/07/2007

CT Cesar Reinert Bulhões de Morais

30/07/2007 a 22/07/2008
CT Carlos Rafael Barros de Toledo 22/07/2008 a 31/07/2009
CT Renato Vieira Melgaço 31/07/2009 a __/07/2010
CT Vicente Campos Custódio __/07/2010 a 29/07/2011
CT Carlos mariano do Espírito Santo Filho 29/07/2011 a 23/07/2012
CT Wendel Armani 23/07/2012 a __/__/201_

 

B i b l i o g r a f i a

 

- Baker III, A.D. Combat Fleets of the World 1998-1999. Annapolis, MD: Naval Institute Press, 1998.

 

- Confraria do Bode Verde, em www.bodeverde.hpg.ig.com.br

 

- NOMAR - Notícias da Marinha, Rio de Janeiro, SDGM, n.º 467, mai. 1982; n.º 502, abr./mai./jun. 1985; n.º 507, nov. 1985; n.º 509, jan. 1986; n.º 665, out. 1997; n.º 717, jan. 2002.

 

- InfoCIRM - Informativo da Comissão Interministerial para Recursos do Mar, Brasilia-DF, Set/Dez 2012.


Agradecemos ao Tenente Toledo e a guarnição do Tenente Boanerges, pela colaboração no enriquecimento desse pequeno histórico em nossas paginas.