1822             -                NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS            -               Hoje

 

NT

Almirante Gastão Motta - G 23

Classe Alte. Gastão Motta

 

"Nós fazemos a Esquadra ir mais longe"

 

"São Bernardo"

 

 

D a t a s

 

Batimento de Quilha: 11 de dezembro de 1989
Lançamento: 1º de junho de 1990
Incorporação: 26 de novembro de 1991

 

 

C a r a c t e r í s t i c a s

 

Deslocamento: 7.075 ton (dwt), 10.320 (carregado).
Dimensões: 135.0 m de comprimento, 128.0 m de comprimento entre pp, 19.0 m de boca e 7.52 m de calado máximo.
Propulsão: Diesel; 2 motores diesel Wärstilä Vasa de 12 cilindros 12V32 de 11.700 hp, acoplado a um eixo com hélice com passo controlável.

Combustível: 600 toneladas.

Energia Elétrica: 3 motores diesel Ishibras-Wärstilä 4-R22, 3 diesel geradores de 600 Kw e 440V/60Hz; 2 geradores de 900 Kw e 440V/60Hz, para o sistema de TOM, gerando um total de 3.600 Kw; e 1 diesel-gerador de emergência de 280 Kw.

Velocidade: máxima de 20.5 nós.

Raio de Ação: 10.000 milhas náuticas à 15 nós.
Armamento: nenhum.
Sensores: 2 radares de navegação tipo Decca.

Capacidade de Carga: 4.400 toneladas de combustível, sendo 5.100.000 litros de diesel MAR-C e 608.000 litros de JP-5, mais 200 toneladas de suprimentos diversos. É equipado com uma estação de transferência de combustível em cada bordo a meia nau, e de transferência de pessoal e carga leve com capacidade de 280 Kg .

Código Internacional de Chamada: PWGM

Tripulação: 121 homens, sendo 13 oficiais e 108 praças, com 12 acomodações extras.

 

 

H i s t ó r i c o

 

O Navio de Tanque Almirante Gastão Motta - G 23, é o primeiro navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil. Em 24 de julho de 1986, teve o seu financiamento aprovado em reunião do Fundo de Marinha Mercante, sendo sua construção autorizada em 15 de dezembro de 1987, com o intuito de complementar o Navio Tanque Marajó – G 27, e substituir o Navio de Apoio Logístico Almirante Gastão Motta - G 29 (ex-NM Itatinga, do Lloyd Brasileiro), que teve sua conversão para uso naval cancelada, e acabou sendo vendido em 1987. Foi construído pelo estaleiro ISHIBRAS - Ishikawajima do Brasil S/A, no Rio de Janeiro. Teve sua quilha batida em 11 de dezembro de 1989, e foi lançado ao mar e batizado em 1º de junho de 1990, tendo como Madrinha de Batismo a Sra. Maria Elisa Boisson Motta, viúva do Almirante Gastão Motta. Estiveram presentes a cerimônia, além do Presidente da ISHIBRAS, Embaixador Manoel Pio Corrêa, o Diretor de Engenha Naval, VA (EN) Élcio de Sá Freitas, e o ex-Ministro da Marinha, AE Henrique Sabóia. Depois de realizar as provas de mar, foi submetido a Mostra de Armamento e incorporado à Armada em 26 de novembro de 1991, em cerimônia presidida pelo Chefe do Estado-maior da Armada, Almirante-de-Esquadra João Baptista Paoliello.

 

1991

 

Em novembro, passou a subordinação da Força de Apoio.

 

Em 13 de dezembro, esteve em Santos, durante uma comissão de testes de mar.

 

1993

 

Entre 15 e 18 de janeiro, esteve em Santos integrando um Grupo-Tarefa, sob o comando de um Contra-Almirante, formado pelo NDD Rio de Janeiro – G 31, Fragatas Defensora – F 41 e União – F 45, Contratorpedeiros Marcilio Dias – D 25 e Paraíba – D 28, Submarino Bahia – S 12 e o Navio-Tanque Almirante Gastão Motta – G 23.

 

Em março, participou da Operação TROPICALEX-I/93, junto com o NDD Rio de Janeiro - G 31, as F Niterói - F 40, Constituição - F 42, Independência - F 44 e União - F 45, CT Marcilio Dias - D 25, Mariz e Barros - D 26, Pará - D 27Paraíba - D 28, Cv Jaceguai - V 31, S Humaitá - S 20 e o NT Alte. Gastão Motta - G 23. Essa foi a primeira comissão do Almirante Gastão Motta com a Esquadra, dando ainda prosseguimento a sua Avaliação Operacional.

 

1994

 

Em janeiro, participou do Grupo-Tarefa, comandado pelo Comandante da Força de Contratorpedeiros, CA Alberto Annarumma Júnior, que realizou a Operação ASPIRANTEX NORTE/94, do qual também participaram o NAeL Minas Gerais - A 11 (capitânia), F Niterói - F 40 e Constituição - F 42, os CT Pará - D 27 e Mariz e Barros - D 26 e o S Riachuelo - S 22. Foram visitados os portos de Salvador-BA e Praia Mole-ES.

 

Em 3 de julho, suspendeu do Rio de Janeiro, para participar da Operação ONUMOZ I/94, integrando o GT-707.3 composto também pela F Defensora - F 41 e o  NDD Ceará - G 30, que conduziu parte do pessoal, pertencente ao 26º batalhão de Infantaria Pára-quedista do Exercito Brasileiro e, todo o material logístico do contingente brasileiro da missão de paz em Moçambique (ONUMOZ). O Ceará, seguiu para Beira (Moçambique), onde foi feito o desembarque, enquanto a Defensora e o Almirante Gastão Motta visitaram Capetown (África do Sul), onde o Ceará se juntou, mais tarde, ao Grupo. O Grupo-Tarefa retornou ao Rio de Janeiro em agosto.

 

Entre 25 de agosto e 5 de setembro participou da Operação UNITAS XXXV fase II, realizada entre o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul, junto com a F Niterói - F 40 e o CT Pará - D 27, além do CT USS Stump - DD 978, as F USS McInerney - FFG 8 e USS Samuel B. Roberts - FFG 58 e o NDD USS Ashland - LSD 48.

 

Em 4 de setembro colidiu com a F USS McInerney - FFG 8 da Marinha dos EUA, que teve um problema na giro quando esta terminando a faina TOM. A fragata americana sofreu avarias no casco e na asa de BB do passadiço.

 

Entre 9 e 21 de setembro, participou, junto com a F Niterói - F 40 e o CT Pará - D 27, da Operação UNITAS XXXV fase III, realizada em águas argentinas. Também participaram desse exercício pela Armada Argentina o CT ARA Hercules - D 1, a F ARA Heroina - D 12, Cv ARA Espora - F 41, Cv ARA Spiro - F 43, NDCC ARA Cabo San Antonio - Q 42 e o NAux ARA Tenente Olivieri - A 2, pela Armada Espanhola as Cv SMS Infanta Elena - F 33 e SMS Infanta Cristina - F 34, e pela Marinha dos EUA o CT USS Stump - DD 978 e as F USS McInerney - FFG 8 e USS Samuel B. Roberts - FFG 58. Foram visitados os portos de Montevideo (Uruguai), Buenos Aires, Puerto Belgrano e Ushuaia (Argentina).

 

O NT Almirante Gastão Motta, participando de exercícios conjuntos com a Marinha dos Estados Unidos. (foto: USN)

 

Em 26 de novembro, completou 3 anos de incorporação a Armada, tendo atingido até essa data, às marcas de 137,5 dias de mar, 45.118,1 milhas navegadas e 133 fainas de Transferência de Óleo no Mar (TOM), tendo sido transferidos 20.523.000 de óleo MAR-C e 143.000 litros de JP-5, em fainas que incluíram além dos nossos, navios das Marinhas da Argentina, Espanha, Estados Unidos, Portugal e Uruguai.

 

1995

 

Em 23 de abril, suspendeu do Rio de Janeiro, integrando Grupo-Tarefa com a F Independência - F 44 e a Cv Jaceguai - V 31, com destino a Mar del Plata (Argentina), de onde, no dia 30, prosseguiu para a África do Sul em companhia das Corvetas argentinas ARA Espora - P 41 e ARA Parker - P 44. Em 2 de maio, a Fragata uruguaia ROU Uruguay, juntou-se a Força-tarefa. Na travessia, realizou-se exercícios preparativos para a Operação e diversas fainas de reabastecimento, algumas em condições meteorológicas adversas. A partir do dia 14 de maio, com o encontro no mar com o GT sul-africano, teve inicio a Operação ATRASUR II, que se desenvolveu até 24 de maio. Foram visitado os portos de Mar del Plata (Uruguai), Simon's Town e Capetown (África do Sul).

 

1996

 

Em 4 de março, foi criado o Comando do 1º Esquadrão de Apoio (ComEsqdAp-1) da Força de Superfície, ao qual passou a ser subordinado.

 

Em 30 de julho, realizou o PAD-CIASA, com o apoio da Cv Frontin - V 33, em faina de transferência de óleo no mar (TOM).

 

Entre 3 e 15 de setembro, participou junto com a F Defensora - F 41 e a Cv Inhaúma - V 30 da Operação UNITAS XXXVII, realizada em águas argentinas. Também participaram desse exercício pela Armada Argentina as F ARA Almirante Brown - D 10, ARA La Argentina - D 11 e ARA Sarandi - D 13, e pela Marinha dos EUA o CT USS Moosbrugger - DD 980, a F USS John L. Hall - FFG 32 e o NDCC USS La Moure County - LST 1194. Foram visitados os portos de Rio da Plata e Ushuaia.

 

Entre 11 e 21 de novembro, participou da Operação DRAGÃO XXXI, em Itaóca-ES, formando a Força-Tarefa Anfíbia, sob o comando do Comandante da 2ª Divisão da Esquadra, com as F Constituição - F 42, Independência - F 44 e União - F 45, os NDD Ceará - G 30 e Rio de Janeiro - G 31, o NDCC Mattoso Maia - G 28, os NTrT Ary Parreiras - G 21 e Custodio de Mello - G 20 e os NV Anhatomirim - M 16 e Atalaia - M 17. A Força de Desembarque, foi comandada pelo Comandante da Divisão Anfíbia e a Força de Oposição sob a coordenação do Comandante do 1º Distrito Naval.Também participaram diversas unidades da ForAerNav e aeronaves P-95,RT-26, F-5E e A-1 da FAB. As ações foram acompanhadas pelo Comandante-em-Chefe da Esquadra e pelo Comandante da Forca de Fuzileiros da Esquadra.

 

1997

 

Em março, em Grupo-Tarefa com a F Constituição - F 42 e a Cv Inhaúma - V 30, participou da Operação ATLASUR III, realizada em águas sul-africanas com unidades das Marinhas da África do Sul, Argentina e Uruguai. Também participaram da Parada Naval em comemoração ao 75º Aniversario da Marinha Sul Africana. Foi visitada a Base Naval de Simon´s Town.

 

O NT Almirante Gastão Motta, depois de participar da ATLASUR III, atracado na Base Naval de Simon´s Town, África do Sul, em 4 de abril de 1997. (foto: Uli Wessmann, via Marcelo M. Lopes da Silva) O NT Almirante Gastão Motta, depois de participar da ATLASUR III, atracado na Base Naval de Simon´s Town, África do Sul, em 4 de abril de 1997. (foto: Uli Wessmann, via Marcelo M. Lopes da Silva)

 

Entre 15 e 19 de setembro, participou de exercícios combinados na âmbito da 1ª Divisão da Esquadra (Com1ªDiv), sob o comando do Contra-Almirante Rayder Alencar da Silveira, na área Rio-Vitória, com as F Niterói - F 40Liberal - F 43, a Cv Frontin - V 33, o CT Paraná - D 29, e mais um da classe Pará e o S Tamoio - S 31.

 

Entre 21 de setembro e 15 de novembro, participou da Operação UNITAS XXXVIII, realizada em águas argentinas, uruguaias e brasileiras. O Grupo-Tarefa brasileiro, sob o comando da 2ª Divisão da Esquadra foi formado além do Gastão Motta, pelas F Independência - F 44 e União - F 45, Cv Jaceguai - V 31, CT Paraná - D 29, NT Marajó - G 27 e o S Tamoio - S 31. O nosso GT foi integrado a FT-138, composta também por unidades dos EUA, Argentina, Uruguai, Espanha e Canadá. Foram visitados os portos de Buenos Aires (Argentina), Montevideo (Uruguai), Rio de Janeiro-RJ e Recife-PE.

 

Entre os dias 10 e 14 de novembro, participou da Operação FRATERNO XVII, realizadas na área marítima compreendida entre Angra dos Reis-RJ e Cabo Frio-RJ, integrando o Grupo-Tarefa brasileiro (GT-101.2) que também era formado pela F Dodsworth – F 47, Cv Inhaúma – V 30 e o CT Paraíba – D 28. O Grupo-Tarefa argentino (GT-101.1) foi formado pela F ARA Sarandi – D 13, Cv ARA Guerrico – F 32 e S ARA Salta – S 31. Além de aeronaves AH-11 Super Lynx e UH-13 Esquilo-Bi da ForAerNav, participaram também aeronaves F-5E Tiger II, A-1A AMX e P-95 Bandeirulha da FAB. O RbAM Almirante Guillobel - R 25, prestou apoio a operação realizando o reboque de alvos.

 

No período de 16 de novembro a 17 de dezembro, participou da Operação ENDURANCE-II/97, junto com a F Defensora - F 41 e a  Cv Frontin - V 33. Essa operação, teve como propósito adestrar as tripulações em uma comissão de longa permanência no mar e foi realizada na área compreendida entre Alcatrazes-SP e Itaóca-ES, tendo os navios permanecido no mar por um período ininterrupto de 31 dias, que incluíram a participação nas Operações DRAGÃO XXXII e ADEREX-IV/97.

 

Entre 27 de novembro e 7 de dezembro, participou junto com a F Defensora - F 41, da Operação ENDURANCE II/97. No dia 27 de novembro, durante a Operação ENDURANCE II/97, realizou TOM diurna e noturna com a Cv Frontin - V 33.

 

Em dezembro, esteve na Baia da Ilha Grande, em Angra dos Reis, junto com a Defensora, para participar das comemorações do Dia do Marinheiro.

 

1998

 

Entre 23 e 31 de março, integrando um Grupo-Tarefa sob o comando do Comandante da 1ª Divisão da Esquadra, participou da Operação ADEREX-I/98, na área marítima compreendida entre o Rio de Janeiro e Santos. Da operação participaram também o NDD Ceará - G 30, F Defensora - F 41, União - F 45 e Bosisio - F 48, CT Pernambuco - D 30, Cv Frontin - V 33 e o S Timbira - S 32. Foram realizados exercícios com aeronaves A-1 AMX da 1º/16º GAv e o emprego real do armamento. Na chegada a Santos os navios realizaram parada naval em homenagem ao Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante-de-Esquadra Waldemar Nicolau Canellas Junior, que se despedia do Serviço Ativo da Armada.

 

Entre 1º e 9 de junho, participou da Operação ADEREX-II/98, realizada na área compreendida entre Rio de Janeiro e Vitória, junto com navios de um Grupo-Tarefa, formado pela 1ª Divisão da Esquadra.

 

1999

 

Em janeiro participou da Operação ASPIRANTEX/99, como parte do Estagio de Verão de 1999 para os Aspirantes dos 1º, 2º e 3º da Escola Naval. A operação foi realizada sob o comando da 2ª Divisão da Esquadra, e contou com a participação do NDD Rio de Janeiro – G 31, as F Dodsworth – F 47 e Independência – F 44, Mattoso Maia – G 28 e o NT Almirante Gastão Motta – G 23. Foi visitado o porto de Salvador.

 

2000

 

Participou da Operação TROPICALEX/APRESTEX 00, realizada na área marítima entre o Rio de Janeiro e Natal, integrando a FT 803, formada pela 2ª Divisão da Esquadra, sob o Comando do ComemCh. Também integravam a FT 803, as F Niterói - F 40, Defensora - F 41, Greenhalgh - F 46, Rademaker - F 49; NDD Rio de Janeiro - G 31; Cv Jaceguai - V 31; CT Paraná - D 29 e o NT Marajó - G 27. O S Timbira - S 32, navios do 1º, 2º e 3º DN e aeronaves da FAB apoiaram a Operação. Foram visitados os portos de Salvador-BA, Recife-PE, Cabedelo-PB, Natal-RN e Maceió-AL.

 

Entre 14 e 18 de agosto, passou por inspeção extraordinária do Departamento de Inspeção e Assessoria de Adestramento do CAAML.

 

No final de setembro, partiu para viagem ao exterior, integrando o GT brasileiro, sob o comando do CA Reginaldo Gomes Garcia dos Reis, ComDiv2E, que se juntou a Força-Tarefa 13 em Ushuaia para participar da Operação UNITAS XLI, de 4 a 14 de outubro. Participaram dessa fase da UNITAS, alêm do Almirante Gastão Motta, pela MB, as F Independência - F 44 e Rademaker - F 49 e o S Tapajó - S 33, pela Marinha dos EUA, o C USS Ticonderoga - CG 47, a F USS Klakring - FFG 42, o NDD USS Tortuga - LSD 46 e o SNA USS Montepelier - SSN 765 compondo o GT sob o comando do CA (USN) Kevin P. Green; pela Marinha Argentina, os CT ARA Almirante Brown - D 10 e ARA Heroina - D 12, as F ARA Parker - P 44 e ARA Spiro - P 43 e o NT ARA Patagônia - B 1; pela Marinha do Uruguai, a F ROU Montevideo - ROU 3; e pela França, como Marinha convidada a F Montcalm - D 642 e a Cv Second Maitre Le Bihan - F 788.

 

Entre 20 e 25 de outubro, integrando a Força-Tarefa 102, participou da Operação FRATERNO XX, que se iniciou em Puerto Belgrano. Além do Almirante Gastão Motta, participaram pela MB, as F Independência - F 44 e Rademaker - F 49, o S Tapajó - S 33 e o NDCC Mattoso Maia - G 28. Pela Marinha Argentina participaram, os CT ARA La Argentina - D 11 e ARA Sarandi - D 13, as Cv ARA Drummond - P 31 e ARA Espora - P 41 e o S ARA Salta - S 31. Nessas Operações foram visitados os portos de Rio Grande, Ushuaia, Puerto Belgrano e Mar del Plata (Argentina). O GT brasileiro na FRATERNO estava sob o comando do Capitão-de-Mar-e-Guerra Arthur Francisco Hoffmann Tozzini, Comandante do 1º Esquadrão de Fragatas (ComEsqdF1).

 

Em novembro, tornou-se o primeiro navio do Comando da Força de Superfície (ComForSup) a reabastecer diretamente na nova ponte do Deposito de Combustível da Marinha no Rio de Janeiro.

 

2001

 

Entre 9 e 26 de janeiro, participou da comissão ASPIRANTEX 01/ADEREX I/01, integrando o GT 801.2, sob o comando da 2ª Divisão da Esquadra (Com2ªDivE), tendo visitado os portos de Salvador-BA e Vitória-ES.

 

Em 31 de janeiro, o Comando do 1º Esquadrão de Navio Anfíbios, foi extinto e absorvido pelo Comando do 1º Esquadrão de Apoio (ComEsqdAp-1), pelo Decreto n.º 3682 de 06/12/2000.

 

Entre 5 e 15 de março, participou da Operação ADEREX II/01, realizada na área marítima entre o Rio de Janeiro e São Paulo, acompanhada da F Niterói - F 40, F Bosísio - F 48, F Rademaker - F 49, CT Pernambuco - D 30, Cv Frontin - V 33 e do S Timbira - S 32. Esses navios integravam o GT 803.1, sob o comando do Com1ªDivE, CA Reginaldo Gomes Garcia dos Reis. Foi visitado o porto de Santos-SP. Também participaram da Operação, o RbAM Triunfo - R 23 e os NPa Gurupí - P 47 e Gurupá - P 46.

 

Em agosto, foi submetido a vistoria de Segurança de Aviação, pelo Serviço de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos da Marinha (SIPAAerM).

 

Entre 11 e 20 de setembro, participou da Operação ADEREX IV/01, realizada ao largo do litoral do Rio - São Paulo - Espírito Santo, integrando o GT 809.2 sob o comando do Com1ªDivE, CA Marcos Martins Torres. Os outros navios que participaram da ADEREX IV/01, foram as F Niterói - F 40, União - F 45 e Rademaker - F 49, o CT Pernambuco - D 30, as Cv Inhaúma - V 30 e Julio de Noronha - V 32 e o S Timbira - S 32. Foi visitado o porto de Vitória-ES.

 

Entre 25 de outubro e 3 de novembro, participou da Operação Pré-UNITAS XLII, no litoral do Paraná e Santa Catarina, integrando o GT 810.7, sob o comando do CA Marcelo Carmo de Castro Pereira.

 

Entre 3 e 19 de novembro, participou da Operação UNITAS XLII, realizada em águas jurisdicionais do Uruguai, integrando o GT 138.2, composto também pelas F Dodsworth - F 47, F União - F 45 e o S Tapajó - S 33. Também participaram da UNITAS XLII, navios das Marinhas dos EUA, França, Espanha e Uruguai. Participaram dessa fase da UNITAS, pela Marinha dos EUA, sob o comando do CA (USN) Kevin P. Green, o 14º Esquadrão de Contratorpedeiros (Destroyer Squadron 14), composto pelo Cruzador USS Monterey - CG 61, e a Fragata USS Robert G. Bradley - FFG 49, além de helicópteros embarcados Seahawk do Esquadrão HSL-42, e de aeronaves de patrulha P-3C Orion dos Esquadrões VP-66 e VP-69, pela Armada do Uruguai as F ROU Artigas - ROU 2 e ROU Montevideo – ROU 3, pela Marinha da França a Fragata Primauguet – D 644 e a Corveta Commandant Birot – F 796 e pela da Espanha a Fragata Numancia – F 83.

 

O NT Almirante Gastão Motta, durante a Operação UNITAS XLII, realizada no litoral do Uruguai em novembro de 2001. Na foto estão também as Fragatas União - F 45, USS Numancia - F 83 (Espanha), Uruguay - ROU 03 (Uruguai), Primauguet - D 644 (França) e a Corveta (Aviso) Commandant Birot – F 796 (França). (foto: PH2 Aaron Peterson - USN)

 

Em 26 de novembro, completou 10 anos de serviço, tendo atingido as seguintes marcas de 713,5 dias de mar, 172,186,0 milhas navegadas, 716 transferências de óleo no mar, com um total de 81.431.950 litros de óleo transferidos.

 

2002

 

Entre 4 de março e 6 de abril, participou da Operação ATLASUR V, realizada em águas jurisdicionais da África do Sul. Além do Almirante Gastão Motta, integravam o GT brasileiro as F Niterói - F 40 e Bosísio - F 48. Participaram pela Armada Argentina as Cv ARA Spiro P 43 e ARA Robinson - P 45, pela Armada do Uruguai o CTE ROU Montevideo - ROU 3, e pela Marinha da África do Sul, duas Lanchas Rápidas de Patrulha, classe Warrior, um Submarino classe Daphne e NApLog SAS Drakensberg - A 301. O GT brasileiro retornou ao Rio em 14 de abril.

 

Entre 10 e 20 de setembro, realizou Operação TEMPEREX-I/02 no trecho Rio-Santos, integrando a Força-Tarefa 809 comandada pelo Vice-Almirante Euclides Duncan Janot de Mattos, ComenCh. A FT-809 era integrada pelo NAe São Paulo – A 12, pelas F Niterói - F 40, Constituição – F 42, União – F 45, Dodsworth – F 47, Rademaker – F 49, CT Pernambuco – D 30 e o NT Marajó - G 27.

 

Entre 14 e 24 de outubro, teve inicio a Operação UNITAS XLIII, realizada no trecho Rio de Janeiro – Salvador. Além do Almirante Gastão Motta, participaram pela MB as F Bosísio - F 48, Constituição – F 42 e União – F 45, os S Timbira – S 32 e Tapajó – S 33, e forças distritais; pela Armada Argentina a F ARA La Argentina – D 11, a Cv ARA Rosales – P 42, NTr ARA Bahia San Blás – B 4 e o S ARA San Juan - S 42; pela Armada do Uruguai o CTE ROU Montevideo - ROU 3; pela Armada da Venezuela o NT ARV Ciudad Bolívar - T 81; pela Armada da Espanha as F SMS Baleares – F 71 e SMS Reina Sofía – F 84 e pela USN o C USS Thomas S. Gates – CG 51 e a F USS Simpson – FFG 56. Na ultima hora foi cancelada a participação do S ARA San Juan - S 42, que permaneceu no Rio de Janeiro. Participaram também aeronaves da Força Aérea Brasileira e da Marinha Norte-Americana e navios patrulha do 1º e 2º Distrito Navais. Durante essa comissão foi quebrado o recorde em quantidade de óleo transferida ininterruptamente, com o bombeamento de 1.055.000 litros de óleo para o cruzador americano USS Thomas S. Gates.

 

A fragata ARA La Argentina depois de realizar exercício de TOM com o Almirante Gastão Motta durante a Operação UNITAS XLII. (foto: SO-MO Ivon Dias) Confraternização da tripulação durante a Operação UNITAS XLII. (foto: SO-MO Ivon Dias)

 

Em 27 de outubro, teve inicio a Operação FRATERNO XXI, realizada no trecho Salvador - Rio de Janeiro. Além do Almirante Gastão Motta, participaram pela MB as F Constituição – F 42, União – F 45 e Bosísio - F 48, os S Timbira – S 32 e Tapajó – S 33, e forças distritais; pela Armada Argentina a F ARA La Argentina – D 11, a Cv ARA Rosales – P 42, NTr ARA Bahia San Blás – B 4 e o S ARA San Juan - S 42.

 

2003

 

Entre 14 e 29 de janeiro, participou da Operação ASPIRANTEX 03, junto com o NAe São Paulo – A 12 (capitania), F Constituição – F 42, F União - F 45, F Rademaker – F 49, CT Pernambuco – D 30, NDD Ceará - G 30 e S Tapajó – S 33. Escalou no porto de Maceió-AL.

 

Entre 19 e 31 de maio, participou da Operação TROPICALEX 03, integrando a FT-705, sob o comando do ComenCh, VA Miguel Ângelo Davena, realizada entre o Rio de Janeiro e Salvador. A FT era composta também pelo NAe São Paulo - A 12 (capitânia), NDCC Matoso Maia - G 28, pelas F Dodsworth - F 47, Bosísio - F 48, Rademaker - F 49, União - F 45 e Defensora - F 41, pelos CT Pará - D 27 e Pernambuco – D 30, pelo S Tupi - S 30, e pelo NT Marajó - G 27. Participaram como unidades isoladas os NPa Graúna - P 42 e Goiana - P 43 do 3º DN, os S Tupi - S 30, Timbira - S 32 e Tapajó - S 33, além de aeronaves dos EsqdHA-1, EsqdHI-1, EsqdHS-1, EsqdHU-1, EsqdHU-2 e EsqdVF-1. Foi visitado o porto de Salvador-BA.

 

2004

 

Nos dias 11 e 12 de janeiro, realizou junto com a F Dosdworth - F 47, a Operação BOGATUN 04, com a F Almirante Willians - 04, que realizava a travessia da Inglaterra para o Chile.

 

O NT Almirante Gastão Motta, no extremo sul do continente. (foto: ?)

 

Realizou comissão PASSEX com TOM com o NE Jeanne D´Arc – R 97, que esteve no Rio de Janeiro, junto com sua escolta a F Georges Leygues – D 640, entre 28 de janeiro e 2 de fevereiro, durante a 39ª Campanha de Instrução do GEAOM – Group Ecole d´Application des Officiers de Marine.  

 

O Almirante Gastão Motta realizando TOM com o Navio-Escola francês Jeanne D´Arc – R 97, durante PASSEX com ele e com a fragata Georges Leygues – D 640 em fevereiro de 2004. (foto: SO-MO Ivon Dias) O Almirante Gastão Motta realizando TOM com o Navio-Escola francês Jeanne D´Arc – R 97, durante PASSEX com ele e com a fragata Georges Leygues – D 640 em fevereiro de 2004. (foto: SO-MO Ivon Dias)

 

Recebeu o Prêmio "Contato-CNTM 2003/1º Esquadrão de Apoio", relativo ao período maio de 2003-abril 2004.

 

Em 28 de maio, partiu as 12:00 hs do Rio de Janeiro, integrando o GT-705.2 composto pelo NDD Ceará - G 30 (capitânia), NDCC Mattoso Maia - G 28 e a F Rademaker - F 49 com destino a Port-au-Prince, onde chegou em 15 de junho, como parte da Missão das Nações Unidas de Estabilização do Haiti – MINUSTAH. O GT-705.2 foi comandado pelo Comandante da 2ª Divisão da Esquadra. O GT suspendeu do Haiti no dia 20 de junho, ficando o NDCC Mattoso Maia, por mais 30 dias na região prestando apoio logístico a Força de Paz. Nessa comissão realizou 15 TOM, fornecendo um total de 4.154.000 litros de óleo combustível, a maior quantidade fornecida em uma mesma comissão.

 

O NT Almirante Gastão Motta - G 23, partindo em 28 de maio de 2004, para prestar apoio aos navios que transportaram parte do contigente brasileiro para as operações de paz da ONU em Port-au-Prince (Haiti). (foto: Luiz Padilha) O NT Almirante Gastão Motta - G 23, partindo em 28 de maio de 2004, para prestar apoio aos navios que transportaram parte do contigente brasileiro para as operações de paz da ONU em Port-au-Prince (Haiti). (foto: Luiz Padilha) O NT Almirante Gastão Motta - G 23, partindo em 28 de maio de 2004, para prestar apoio aos navios que transportaram parte do contigente brasileiro para as operações de paz da ONU em Port-au-Prince (Haiti). (foto: Luiz Padilha) O NT Almirante Gastão Motta - G 23, partindo em 28 de maio de 2004, para prestar apoio aos navios que transportaram parte do contigente brasileiro para as operações de paz da ONU em Port-au-Prince (Haiti). (foto: Luiz Padilha) O NT Almirante Gastão Motta - G 23, partindo em 28 de maio de 2004, para prestar apoio aos navios que transportaram parte do contigente brasileiro para as operações de paz da ONU em Port-au-Prince (Haiti). (foto: Luiz Padilha)

 

O NT Almirante Gastão Motta - G 23, durante a travessia para o Haiti quando prestou apoio logistico aos navios que transportaram parte do contigente brasileiro para a missão de paz da ONU. (foto: SRPM) O NT Almirante Gastão Motta - G 23, passando o mangote de combustivel para outro navio, durante a travessia para o Haiti quando prestou apoio logistico aos navios que transportaram parte do contigente brasileiro para a missão de paz da ONU. (foto: SRPM)

 

2005

 

Entre os dias 19 e 26 de janeiro, participou da Operação ASPIRANTEX 05, realizada nos litorais do Rio de Janeiro e São Paulo, incluindo Ilha Grande-RJ, São Sebastião-SP e Alcatrazes-SP, integrando o GT 701.1, comandado pelo CA Eduardo Monteiro Lopes, Comandante da 2ª Divisão da Esquadra. O GT 701.1 era composto pelas F Defensora - F 41 (capitânia) e Bosisio - F 48, Cv Inhaúma - V 30 e o NDD Ceará - G 30. Também participaram como unidades isoladas o S Tupi - S 30, os NPa Guajará - P 44 e Gurupá - P 46 e o NTrT Ary Parreiras - G 21. Além desses unidades da Esquadra, participaram aeronaves dos Esquadrões HA-1, HU-1 e HU-2 e elementos do GRUMEC. Estiveram distribuídos nos diversos navios, 267 Aspirantes da Escola Naval e mais Oficiais Alunos da EFOMM. Visitou o porto de Santos entre os dias 21 e 24 de janeiro.

 

O NT Almirante Gastão Motta, entrando em Santos em dia de forte chuva, durante intervalo da Operação ASPIRANTEX 05. (foto: NGB - José da Silva, 21/01/2005) O NT Almirante Gastão Motta, deixando Santos, depois de uma escala no intervalo da Operação ASPIRANTEX 05. (foto: NGB - José da Silva, 24/01/2005) O NT Almirante Gastão Motta, deixando Santos, depois de uma escala no intervalo da Operação ASPIRANTEX 05. (foto: NGB - José da Silva, 24/01/2005)

 

2006

 

Participou da OperaçãoTROPICALEX-I/06, realizada no período de 1º de maio a 1º de junho ao longo do litoral das regiões Nordeste e Sudeste, integrando o Grupo-Tarefa 705.1 composto pelas F Bosisio - F 48, Greenhalgh - F 46, Rademaker - F 49, Niterói - F 40 e Independência - F 44; Cv Jaceguai - V 31 e Frontin - V 33; CT Pará - D 27; NT Marajó - G 27; NDD Rio de Janeiro - G 31; NDCC Mattoso Maia - G 28 e os S Tamoio - S 31 e Tapajó - S 33. A operação contou com o apoio do NSS Felinto Perry - K 11 e com a participação dos seguintes navios distritais: RbAM Tridente - R 22 e NPa Gurupi - P 47 do 1º DN; Cv Caboclo - V 19, NPa Guaratuba - P 50 e Gravataí - P 51 e NV Atalaia - M 17, Araçatuba - M 18, Abrolhos - M 19 e Albardão - M 20, do 2º DN e o RbAM Trindade - R 26 e os NPa Grajaú - P 40, Goiana - P 43 e Graúna - P 42 do 3º DN. Também participaram aeronaves da ForAerNav e da FAB. Visitou o porto de Fortaleza-CE.

 

Depois de participar da primeira fase da Operação TROPICALEX 06, foi destacado em 17 de maio, em Fortaleza-CE, junto com o Grupo-Tarefa 705.2 formado pelo NDD Rio de Janeiro – G 31, NDCC Mattoso Maia – G 28 e as F Niterói – F 40 e Independência – F 44 para realizar a Operação HAITI III. Durante a travessia de 13 dias, foram realizados diversos exercícios com os demais navios do Grupo-Tarefa. No dia 29 de maio, foi destacado do GT, seguindo para San Domingo (Republica Dominicana), com os demais navios seguindo para Port-au-Prince (Haiti), onde chegaram no dia 30. O GT chegou de volta ao Rio de Janeiro em 8 de julho.

 

O GT iniciou o retorno no dia 7 de junho, escalando em Curaçao (11/06), Belém-PA e Maceió-AL. Durante toda a viagem foram realizadas 7 Transferências de Óleo no Mar (TOM).

 

2007

 

Realizou exercício PASSEX, integrando GT com às F Independência - F 44 e Bosisio - F 48 e o S Tamoio - S 31, com GT 40.0 da U.S. Navy que era formado pelo CT USS Mitscher - DDG 57, pela F USS Samuel B. Roberts - FFG 58, pelo NDD USS Pearl Harbour - LSD 52, além da Fragata chilena CS Latorre - FFG 14. Esses navios se dirigiam para Argentina a fim de participar da Operação UNITAS XLVIII. O nosso GT, após a PASSEX esteve em Itajaí, e depois também seguiu para águas argentinas.

Entre 4 e 11 de maio, participou da Fase Atlântico da Operação UNITAS XLVIII, realizada em águas argentinas. Integrando o GT brasileiro (CTG CMG Marco Antonio Falcão) junto com às F Independência - F 44 e Bosisio - F 48 e o S Tamoio - S 31. O GT norte-americano (CTG CAPT Snyder) foi formado pelo CT USS Mitscher - DDG 57, pela F USS Samuel B. Roberts - FFG 58 e pelo NDD USS Pearl Harbour - LSD 52; o argentino pelos D ARA Almirante Brown - D 10, ARA La Argentina - D 11, as Cv ARA Spiro - P 43 e ARA Gómez Roca - P 46, NT ARA Patagônia - B 1, S ARA Salta - S 31, Av ARA Teniente Olivieri - A 2 e NB ARA Punta Alta - Q 63 além da Fragata espanhola SMS Santa Maria - F 81 e da chilena CS Latorre - FFG 14.

Foram visitados os portos de Bahia Blanca (30 de abril a 2 de maio), de Buenos Aires (18 a 20 de maio), retornando ao Rio de Janeiro em 31 de maio.

 

Em 24 de junho, acompanhado da F Greenhalgh - F 46, dirigiu-se para a costa africana, ao largo de Dakar (Senegal), onde os navios encontraram o Navio-Auxiliar FNS Bougainville - L 9077, da Marinha Francesa, para assumir a custodia do B/P "Sabala" que foi apresado por essa unidade no Golfo da Guiné.

 

O B/P "Sabala", foi apreendida em águas internacionais, por estar envolvida em tráfico internacional de entorpecentes. Sua tripulação era composta por três brasileiros e um boliviano. Em 8 de junho, a Embaixada da França em Brasília solicitou ao Governo brasileiro a confirmação da nacionalidade do "Sabala", que era registrada na Capitania dos Portos do Ceará, bem como a autorização para realizar a abordagem e inspeção, conforme o previsto no Artigo 17 da Convenção de Viena de 1988, que trata sobre o Tráfico Ilícito de Entorpecentes e Substâncias Psicotrópicas. Depois de autorizado pelo Governo brasileiro, a embarcação foi abordada e inspecionada em águas internacionais, nas proximidades da costa africana (Golfo da Guiné), sendo apreendida uma grande quantidade de substâncias entorpecentes. Segundo informações recebidas, o "Sabala", possivelmente avariado, foi rebocado, ainda em águas internacionais, nas proximidades de Dacar, no Senegal. A tripulação e a carga do pesqueiro brasileiro ficaram a bordo do Bougainville.

 

O NT Almirante Gastão Motta, recebendo carga de combustível em um Terminal da PETROBRAS na Baia da Guanabara, na tarde de 13 de junho de 2007. (foto: Edson Lucas)

 

Em agosto, participou da Operação VENBRAS 07, realizada nas águas entre o Espírito Santos e o Rio de Janeiro, junto com as F Niterói - F 40 e Bosisio - F 48, além da F ARV Almirante Brion - F 22 e o NT ARV Ciudad Bolívar - T 81 da Marinha Venezuelana. Foi visitado o porto de Vitória.

 

Entre 15 e 22 de outubro participou da Operação TORPEDEX/07, que foi realizada na aérea marítima compreendida entre o Rio de Janeiro e Santos, integrando um Grupo-Tarefa, comandado pelo Comandante a Força de Superficie, CA Wilson Barbosa Guerra, formado pelas Fragatas Niterói - F 40, Bosisio - F 48 e Rademaker - F 49, Corveta Inhaúma - V 30 e Navio-Tanque Almirante Gastão Motta - G 23. Foram executados diversos exercícios e manobras, entre elas: faina de reboque; lançamento e recolhimento de três torpedos de exercício; transferência de óleo no mar e realização de exercício de guerra anti-submarino, com a participação do Submarino Tupi - S 30. Entre 18 e 21 de outubro, esteve no porto de Santos-SP.

 

Entre 11 e 21 de novembro, participou da Operação Combinada CHARRUA, do Ministério da Defesa, realizada nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul envolvendo mais de 10.000 militares da Marinha, do Exercito e da Aeronáutica. Além do Almirante Gastão Motta o componente naval, sob Contra-Almirante Marco Aurélio Guimarães Falcão, Comandante da 1ª Divisão da Esquadra, foi formado também pelas F Defensora - F 41, Greenhagh - F 46 e Bosisio - F 48, Cv Frontin - V 33, NDD Rio de Janeiro - G 31, NDCC Mattoso Maia - G 28, NTrT Ary Parreiras - G 21, S Tupi - S 30 e os NPa Guaporé - P 45 e Gurupi - P 47, além de 13 aeronaves de vários esquadrões da ForAerNav e elementos do CFN. O Exercito participou com cerca de 8.000 homens oriundos de diversas unidades, como a 3ª e 6ª Divisões de Exército; Brigada de Infantaria Pára-quedista; Brigada de Operações Especiais; 11ª e 12ª Brigadas de Infantaria Leve; 3ª e 14ª Brigadas de Infantaria Motorizada; 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada; 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea; 6° Grupo de Lançadores Múltiplos de Foguetes; e 1ª Companhia de Guerra Eletrônica, entro outras; e a Aeronáutica com cerca de 1.900 militares, 58 aeronaves dos seguintes tipos F-5EM Tiger II, A-1 AMX, R-99A, KC-137, UH-34 Super Puma, SC-95 Bandeirante, UH-1H, P-95 Bandeirulha, UH-50 Esquilo, AT-26 Xavante, RA-1 AMX, KC-130/C-130 Hércules e A-29 Super Tucano, pertencentes a 19 unidades aéreas.

Até essa ocasião foi o maior exercício combinado da América Latina, em função dos Comandos e efetivos empregados das três forças armadas.

 

O NT Almirante Gastão Motta, entrando no porto de Santos-SP, em 29 de novembro de 2007, depois de ter participado da Operação CHARRUA 07, realizada no litoral da região sul do Brasil. (foto: Rafael Ferreira Viva) O NT Almirante Gastão Motta, entrando no porto de Santos-SP, em 29 de novembro de 2007, depois de ter participado da Operação CHARRUA 07, realizada no litoral da região sul do Brasil. (foto: Rafael Ferreira Viva) O NT Almirante Gastão Motta, atracado em Santos-SP, em 20 de novembro de 2007, depois de participar da Operação CHARRUA. (foto: NGB - Guilherme Z. Secatto) O NT Almirante Gastão Motta, saindo de Santos-SP, em 21 de novembro de 2007, depois de participar da Operação CHARRUA. (foto: NGB - Guilherme Z. Secatto)

 

Entre 22 de novembro e 4 de dezembro participou da comissão TEMPEREX 07, junto com NDD Rio de Janeiro - G 31, as F Defensora - F 41, Greenhalgh - F 46 e Bosisio - F 48, o NT Almirante Gastão Motta - G 23 e o NDCC Mattoso Maia - G 28. Esteve em Santos entre os dias 28 de novembro e 3 de dezembro.

 

2008

 

Entre 14 e 27 de janeiro tomou parte da Operação ASPIRANTEX-08, sob o comando da 2ª Divisão da Esquadra, integrando o Grupo-Tarefa (GT) 700.1, composto pelas F Niterói - F 40, Independência - F 44, Rademaker - F 49, Greenhalgh - F 46 e Defensora - F 41, o NDD Rio de Janeiro - G 31 e o NT Almirante Gastão Motta - G 23. Foram visitados os portos de Salvador e Vitória. A Operação também contou com a participação da F Liberal - F 43, da Cv Júlio de Noronha - V 32, dos S Tupi - S 30, Tamoio - S 31 e Tikuna - S 34, do RbAM Tridente - R 22, do NPa Gurupi - P 47 e do NV Atalaia - M 17.

 

Entre 18 e 23 de janeiro, esteve em Salvador-BA, onde participou das comemorações dos 200 Anos da Chegada da Família Real ao Brasil, inclusive participando da Parada Naval em Salvador, no dia 22, junto com as F Greenhalgh - F 46, Rademaker - F 49, Niterói - F 40, Defensora - F 41 e Liberal - F 43, NV Cisne Branco - U 20. RbAM Triunfo - R 23, NPa Gravataí - P 51 e os Aratu - M 15, Anhatomirim - M 16 e Albardão - M 20. O evento contou com a participação do Governador do Estado da Bahia, Jaques Wagner, do Comandante de Operações Navais, Almirante-de-Esquadra Aurélio Ribeiro da Silva Filho e do Comandante do 2º Distrito Naval, Vice-Almirante Fernando Eduardo Studart Wiemer, entre outras autoridades civis e militares.

 

Na pernada de regresso, com a presença do Comandante-em-Chefe da Esquadra, o GT fundeou na baía da Ilha Grande, nas proximidades do Colégio Naval e em 27 de janeiro, participou do Desfile Naval, realizado de fronte a orla do Rio de Janeiro, comemorativo ao Bicentenário da Abertura dos Portos às Nações Amigas, junto com as F Niterói - F 40, Defensora - F 41, Liberal - F 43, Independência - F 44, Greenhalgh - F 46 e Rademaker - F 49, RbAM Tridente - R 22, NPa Gurupi - P 47, NDCC Mattoso Maia - G 28, NHi Sirius - H 21, NHO Taurus - H 36 e o S Timbira - S 32, além do Navio Tanque "Pirajuí", da PETROBRAS, representando a Marinha Mercante.

 

O NT Almirante Gastão Motta, atracado na Base Naval do Rio de Janeiro em 07 de abril de 2008. (foto: NGB - Rogério Cordeiro)

 

Realizou parte da travessia do Atlântico com as Fragatas Defensora e Independência que seguia para África para participar das Operações IBSAMAR 08 e ATLASUR, e depois, retornou para o Brasil para participar da Operacao UNITAS XLIX.

 

Em 9 de maio, participou de Desfile Naval, realizado como parte das comemorações alusivas ao 200º Aniversário do Corpo de Fuzileiros Navais, junto com o NDCC Garcia D'Avila - G 29, as F Liberal - F 43 e Bosísio - F 48, as Cv Júlio de Noronha - V 32 e Frontin - V 33, o NSS Felinto Perry - K 11, o NHi Sirius - H 21, o S Tamoio - S 31 e o NPa Guaporé - P 45.

 

Entre 21 e 29 de julho, participou da Operação ADEREX-I/08, realizada na área marítima entre o Rio de Janeiro e São Paulo. Também participaram da comissão as F Niterói - F 40, Independência - F 44 (capitania), Bosisio - F 48 e Rademaker - F 49, as Cv Inhaúma - V 30 e Frontin - V 33, NDCC Mattoso Maia - G 28 e o S Tamoio - S 31. Foi visitado o porto de Santos-SP.

 

Passadiço do Almirante Gastão Motta, visto de BB para BE. (foto: Fernando Martini) O convés do Almirante Gastão Motta, visto da asa de BB do passadiço. (foto: Fernando Martini) A "floresta" de tubulações do convés do Almirante Gastão Motta, visto de BE para BB. (foto: Fernando Martini) O Almirante Gastão Motta, visto pela popa quando estava atracado em Santos, ao final da Operação ADEREX-08/I. (foto: Fernando Martini) Vista parcial da Praça de Maquinas. (foto: Fernando Martini)O Almirante Gastão Motta atracado em Santos, durante a Operação ADEREX-08/I. (foto: Bruno Pricoli - 26/07/2008) O Almirante Gastão Motta atracado em Santos, durante a Operação ADEREX-08/I. (foto: Bruno Pricoli - 26/07/2008)

 

No retorno ao Rio de Janeiro, no dia 29 de julho, após a Operação ADEREX-I/2008, participou de um desfile naval pela orla do Rio de Janeiro junto com às F Independência - F 44, Niterói - F 40 e Rademaker - F 49 e as Cv Inhaúma - V 30 e Frontin - V 33.

 

2009

 

Em janeiro, participou da Operação ASPIRANTEX-09.

 

O Almirante Gastão motaa participando da peração ASPIRANTEX-09 em janeiro de 2009 com a Esquadra. (foto: CMG Calmon Bahia) O Almirante Gastão motaa participando da peração ASPIRANTEX-09 em janeiro de 2009 com a Esquadra. (foto: CMG Calmon Bahia) O Almirante Gastão motaa participando da peração ASPIRANTEX-09 em janeiro de 2009 com a Esquadra. (foto: CMG Calmon Bahia) O Almirante Gastão motaa participando da peração ASPIRANTEX-09 em janeiro de 2009 com a Esquadra. (foto: CMG Calmon Bahia) O Almirante Gastão motaa participando da peração ASPIRANTEX-09 em janeiro de 2009 com a Esquadra. (foto: CMG Calmon Bahia)

 

Entre 16 e 19 de fevereiro participou da comissão ADEFASEX-I/2009, em apoio as F Constituição - F 42 e Liberal - F 43, que realizaram exercícios no mar na área marítima entre os litorais do Rio de Janeiro e São Paulo que incluíram fainas de reabastecimento no mar (TOM) e exercícios de Apoio de Fogo Naval (AFN) na Raia de Tiro Almirante Newton Braga de Faria na Ilha de Alcatrazes-SP.

 

Entre 30 de março e 7 de abril, participou da Operação ADEREX-I/09, realizada na área marítima entre o Rio de Janeiro e Santos, junto com às F Liberal - F 43 (capitânia) e Bosisio - F 48; Cv Inhaúma - V 30, Jaceguai - V 31 e Frontin - V 33, NT Almirante Gastão Motta - G 23, S Tupi - S 30 e NSS Felinto Perry - K 11, além de aeronaves do 1º Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque, dos 1º e 2º Esquadrões de Helicópteros de Emprego Geral, do 1º Esquadrão de Helicópteros Anti-Submarino e do 1º Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque. Os navios formavam o GT-703.1, sob o comando do Comandante-em-Chefe da Esquadra, Vice-Almirante Fernando Eduardo Studart Wiemer. Também estavam embarcados o Contra-Almirante Ilques Barbosa Junior, Comandante da 2ª Divisão da Esquadra e o Contra-Almirante Dilermando Ribeiro Lima, Chefe do Estado-Maior da Esquadra. Foi visitado o porto de Santos-SP.

 

Almirante Gastão Motta - G 23 cruzando a entrada da Barra de Santos na tarde de 3 de abril de 2009, durante a Operação ADEREX-I/09 (foto: NGB - Marcelo Machado Lopes da Silva) Almirante Gastão Motta - G 23 cruzando a entrada da Barra de Santos na tarde de 3 de abril de 2009, durante a Operação ADEREX-I/09 (foto: NGB - Marcelo Machado Lopes da Silva) Almirante Gastão Motta - G 23 entrando em Santos na tarde de 3 de abril de 2009, durante a Operação ADEREX-I/09 (foto: NGB - Bruno Pricoli) Almirante Gastão Motta - G 23 entrando em Santos na tarde de 3 de abril de 2009, durante a Operação ADEREX-I/09 (foto: NGB - Bruno Pricoli) Detalhe da proa do Almirante Gastão Motta - G 23 entrando em Santos na tarde de 3 de abril de 2009, durante a Operação ADEREX-I/09 (foto: NGB - Bruno Pricoli) Detalhe da superestrutura do Almirante Gastão Motta - G 23 entrando em Santos na tarde de 3 de abril de 2009, durante a Operação ADEREX-I/09 (foto: NGB - Bruno Pricoli) Almirante Gastão Motta - G 23 entrando em Santos na tarde de 3 de abril de 2009, durante a Operação ADEREX-I/09 (foto: NGB - Bruno Pricoli)Atracado em Santos em 5 de abril de 2009. (foto: ?)

 

Na primeira semana de maio suspendeu do Rio de Janeiro para se encontrar no mar com a F Bosisio - F 48 para TOM, devido a distancia que esse navio percorreu em alta velocidade durante missão de busca e salvamento do veleiro Sul Africano "Dalkiri" (Incidente SAR-SSE 013/2009).

 

Em 2 de junho partiu do Rio de Janeiro junto com a F Bosisio - F 48, para dar apoio a mesma e aos demais navios brasileiros e franceses que participariam das buscas aos destroços e as vitimas do acidente ocorrido com o vôo AF-447 da Air France, a 1.100 km a nordeste de Natal-RN (SAR SNE 003/2009). Este evento SAR foi a maior e mais complexa operação de Busca e Salvamento já realizada pelas forças armadas brasileiras em área marítima, tanto no aspecto de duração quanto na magnitude de meios empregados e do empenho logístico. O Almirante Gastão Motta prestou apoio aos navios brasileiros e franceses na área SAR com reabastecimento de óleo, garantindo assim um maior tempo de permanência dos meios na área de buscas, e auxiliou na localização de vítimas, pertences e destroços da aeronave, permanecendo no mar por 23 dias ininterruptos. Por essa participação, o Comandante da Marinha concedeu no ano de 2009 a Medalha "Mérito Tamandaré" ao Navio-Tanque Almirante Gastão Motta. Na oportunidade o G 23 abasteceu além dos navios brasileiros (NDD Rio de Janeiro – G 31, Fragatas Bosísio – F 48 e Constituição – F 42 e Corveta Jaceguai – V 31) o Navio Anfíbio Mistral – L 9013, da Marinha Nacional da França, com 800.000 litros de óleo e a também a Corveta Ventôse – F 733.

 

O Almirante Gastão Motta durante a comissão de apoio aos navios que participaram das operações de busca aos destroços do acidente com o vôo AF-447 da Air France. (foto: CCSM). O Navio de Assalto Anfíbio Mistral – L 9013 da Marinha Francesa aproximando-se, em velocidade por bombordo, do Almirante Gastão Motta para realizar faina de recebimento de combustível no mar, que ocorreu no dia 13 de junho. (foto: CCSM). O Almirante Gastão Motta  realizando Transferência de Óleo no Mar (TOM) em 13 de junho com o Navio de Assalto Anfíbio Mistral – L 9013 da Marinha Francesa, durante as operações de busca ais destroços e vitimas do acidente com o vôo AF-447 da Air France. (foto: CCSM). O Almirante Gastão Motta  realizando Transferência de Óleo no Mar (TOM) em 13 de junho com o Navio de Assalto Anfíbio Mistral – L 9013 da Marinha Francesa, durante as operações de busca ais destroços e vitimas do acidente com o vôo AF-447 da Air France. (foto: CCSM). O Almirante Gastão Motta  realizando Transferência de Óleo no Mar (TOM) em 13 de junho com o Navio de Assalto Anfíbio Mistral – L 9013 da Marinha Francesa, durante as operações de busca ais destroços e vitimas do acidente com o vôo AF-447 da Air France. (foto: CCSM). O Almirante Gastão Motta  realizando Transferência de Óleo no Mar (TOM) em 13 de junho com o Navio de Assalto Anfíbio Mistral – L 9013 da Marinha Francesa, durante as operações de busca ais destroços e vitimas do acidente com o vôo AF-447 da Air France. (foto: CCSM). O Navio de Assalto Anfíbio Mistral – L 9013 da Marinha Francesa, afastando-se do Almirante Gastão Motta por boreste, depois de realizarem faina de Transferência de Óleo no Mar (TOM) por ocasião das operações de busca aos destroços e vitimas do acidente com o vôo AF-447 da Air France. (foto: CCSM).

O Almirante Gastão Motta realizando faina de Transferência de Óleo no Mar (TOM), em 22 de junho, com o Rio de Janeiro, por ocasião das operações de busca aos destroços e vitimas do acidente com o vôo AF-447 da Air France. (foto: CCSM) O Almirante Gastão Motta realizando faina de Transferência de Óleo no Mar (TOM), em 22 de junho, com o Rio de Janeiro, por ocasião das operações de busca aos destroços e vitimas do acidente com o vôo AF-447 da Air France. (foto: CCSM) O Almirante Gastão Motta realizando faina de Transferência de Óleo no Mar (TOM), em 22 de junho, com o Rio de Janeiro, por ocasião das operações de busca aos destroços e vitimas do acidente com o vôo AF-447 da Air France. (foto: CCSM)

O Almirante Gastão Motta  chegando a Recife em 23 de junho, proveniente da área de buscas do acidente com o vôo AF-447 da Air France. (foto: CCSM). O Almirante Gastão Motta  chegando a Recife em 23 de junho, proveniente da área de buscas do acidente com o vôo AF-447 da Air France. (foto: CCSM). Destroços do acidente ocorrido com o vôo AF-447 recolhidos pelo Almirante Gastão Motta. (foto: CCSM)

 

 

 

Participou da Operação ADEREX-II/09 que aconteceu no período de 27 de julho a 6 de agosto de 2009, na área marítima compreendida entre o Rio de Janeiro-RJ e Vitória-ES, sob o comando do CA Ilques Barbosa Junior, Comandante da 2ª Divisão da Esquadra, embarcado na Fragata Defensora. Integrou o Grupo-Tarefa 707.1, constituído pelas F Defensora – F 41 e Bosísio – F 48, as Cv Jaceguai – V 31 e Frontin – V 33 e o NT Almirante Gastão Motta – G 23. Da operação ainda participaram os S Tamoio – S 31 e Timbira – S 32, o NPa Gurupá – P 46, o RbAM Tridente – R 22, embarcações da CPRJ e da CPES, helicópteros UH- 12/13 Esquilo, AH-11A Super Lynx, UH-14 Super Puma e SH-3A Sea King, além de aviões de interceptação e ataque AF-1 Skyhawk, mergulhadores de combate, assim como aviões de patrulha P-95 e de ataque AMX – A1 da Força Aérea Brasileira (FAB). Também participou o N/T "Nilza" da TRANSPETRO durante o exercício contra ameaças assimétricas com a participação do GruMEC e foi realizado exercício de tiro antiaéreo sobre Drone em proveito da Avaliação Operacional da Fragata Defensora. Foi visitado o porto de Vitória entre os dias 1º e 4 de agosto.

 

O Almirante Gastão Motta realizando TOM com a Frontin durante a ADEREX-II/09. (foto: 1º SG-CP Auto, via ComemCh)

 

No dia 31 de julho, participou com as F Defensora – F 41 e Bosísio – F 48, as Cv Jaceguai – V 31 e Frontin – V 33, outros meios da Esquadra e da DHN, de um Desfile Naval alusivo à chegada ao Rio de Janeiro do NDCC Almirante Sabóia – G 25, incorporado à Esquadra no dia 6 de agosto.

 

Em 7 de setembro, participou do Desfile Naval alusivo ao Dia da Independência na orla do Rio de Janeiro, junto com os seguintes navios: NDCC Garcia D’Avila - G 29 e Almirante Sabóia - G 25, F Constituição - F 42, Cv Frontin - V 33, S Timbira - S 32 e Tikuna - S 34, NOc Antares - H 40, NF Almirante Graça Aranha - H 34 e NPa Guajará - P 44.

 

2010

 

Nos dias 9 e 10 de janeiro, na área marítima entre o Rio de Janeiro e o Espírito Santo, participou da Operação VILLEGAGNON 2010 com os navios da Marinha Francesa. Além do Gastão Motta, pelo lado brasileiro, também integravam o Grupo-Tarefa 701.2 da 2ª Divisão da Esquadra sob o comando do CA Ilques Barbosa Junior, a F Liberal - F 43 e a Cv Jaceguai - V 31, o NT Almirante Gastão Motta - G 23 e aeronaves da ForAerNav. Pela Marine Nationale participaram o Navio-Escola Jeanne d’Arc - R 97 e a Fragata Courbet - F 712. Essa foi a 44ª e ultima VIGM do Jeanne d’Arc antes de sua baixa do serviço na Marine Nationale.

 

Em 27 de janeiro realizou faina de Transferência de Óleo no Mar (TOM) com o Navio-Aeródromo italiano Cavour - C 550, da marinha italiana, que além de ter sido um evento inédito, teve o componente da superação de limites e um grande valor significativo. Foi a primeira vez que o NAe Cavour realizou uma faina de transferência de óleo no mar com um Navio-Tanque de outra marinha que não a italiana e a maior em quantidade de óleo já recebida por aquele navio. Também foi a primeira transferência do G 23 para um navio italiano; a primeira do G 23 para um Porta-Aviões, e já na primeira vez, foi a maior em quantidade de óleo transferida ininterruptamente, com o bombeamento de 1.240.000 litros de óleo, em pouco mais de 2 horas, superando um recorde do ano 2002 na faina de TOM então realizada com o cruzador americano USS Thomas S. Gates - CG 51.

 

O Cavour esteve no Brasil, atracando em Fortaleza onde embarcou um UH-14 Super Puma e um UH-12 Esquilo - e duas equipes de Destacamento Aéreo Embarcado (DAE) da Força Aeronaval, além de uma equipe médica especializada em Evacuação Aero Médica (EVAM). Esses destacamentos somavam um total de 15 oficiais e 44 praças, além de uma carga de, aproximadamente, 2,2 toneladas, para serem usados nessa operação conjunta de Ajuda Humanitária as vitimas do terremoto ocorrido no Haiti.

 

O Almirante Gastão Motta realizando TOM com o NAe italiano Cavour em ?? de janeiro de 2010 no litoral do nordeste brasileiro, quando foi batido o novo recorde de transferência continua de combustível, antes pertencente a faina realizada com o cruzador americanos USS Thomas S. Gates em 2002. (foto CCSM) O Almirante Gastão Motta realizando TOM com o NAe italiano Cavour em ?? de janeiro de 2010 no litoral do nordeste brasileiro, quando foi batido o novo recorde de transferência continua de combustível, antes pertencente a faina realizada com o cruzador americanos USS Thomas S. Gates em 2002. (foto CCSM) O Almirante Gastão Motta realizando TOM com o NAe italiano Cavour em ?? de janeiro de 2010 no litoral do nordeste brasileiro, quando foi batido o novo recorde de transferência continua de combustível, antes pertencente a faina realizada com o cruzador americanos USS Thomas S. Gates em 2002. (foto CCSM) O Almirante Gastão Motta realizando TOM com o NAe italiano Cavour em ?? de janeiro de 2010 no litoral do nordeste brasileiro, quando foi batido o novo recorde de transferência continua de combustível, antes pertencente a faina realizada com o cruzador americanos USS Thomas S. Gates em 2002. (foto CCSM) O Almirante Gastão Motta realizando TOM com o NAe italiano Cavour em ?? de janeiro de 2010 no litoral do nordeste brasileiro, quando foi batido o novo recorde de transferência continua de combustível, antes pertencente a faina realizada com o cruzador americanos USS Thomas S. Gates em 2002. (foto CCSM) O Almirante Gastão Motta realizando TOM com o NAe italiano Cavour em ?? de janeiro de 2010 no litoral do nordeste brasileiro, quando foi batido o novo recorde de transferência continua de combustível, antes pertencente a faina realizada com o cruzador americanos USS Thomas S. Gates em 2002. (foto CCSM)

 

No período de 12 a 30 de janeiro participou da Operação ASPIRANTEX-10, na área marítima compreendida entre o Rio de Janeiro-RJ e Natal-RN, integrando um Grupo-Tarefa sob o comando do CA César Sidonio Daiha Moreira de Souza formado pelas F Niterói – F 40, Constituição – F 42 e Independência – F 44, pelo NDCC Almirante Sabóia – G 25, pelo NT Almirante Gastão Motta – G 23 e pelos S. Tupi – S 30 e Tikuna – S 34.

 

Durante a travessia o GT operou em conjunto com meios dos Distritos Navais entre eles o NPa Gurupá – P 46 do 1ºDN, os NPa Guaratuba – P 50 e Gravataí – P 51 e os NV Abrolhos – M 19 e Albardão – M 20 do 2º DN, e os NPa Guaíba – P 41 e Goiana – P 43 do 3º DN, além de contar com o apoio de oito aeronaves da ForAerNav, sendo dois AH-11A Super Lynx, dois UH-12/13 Esquilo, um  SH-3A Sea King, um UH-14 Super Puma e dois AF-1A Skyhawk, além de um P-95 Bandeirante Patrulha da FAB.

 

E a operação foi acompanhada pelo Comandante-em-Chefe da Esquadra, VA Eduardo Monteiro Lopes, acompanhado do Comandante da Escola Naval, CA Antonio Fernando Monteiro Dias, do Comandante do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha, CA José Carlos Mathias, e do Chefe do Estado-Maior da Esquadra, CA Paulo Mauricio Farias Alves.

 

Estiveram embarcados na Comissão 116 Aspirantes da Escola Naval e 199 alunos e alunas da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante, do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha, os quais tiveram seu primeiro contato com o mar a bordo dos navios da Esquadra. Os portos visitados foram os de Salvador-BA, Recife-PE, Cabedelo-PB e Natal-RN.

 

O Alte Gastão Motta, realizando TOM com o Navio Escola francês Jeanne D´Arc - R 97, ao largo do Rio de Janeiro, quando de sua passagem pelo Brasil durante seu último cruzeiro de instrução com Guardas-Marinha, em janeiro de 2010. O Jeanne D´Arc sera desativado logo depois de concluir essa missão. (foto: marine Nationale)

 

Na manhã de 4 de março, participou junto com as F Niterói - F 40, Constituição F 42 e Independência - F 44, a Cv Jaceguai - V 31, NHi Antares - H 40, RbAM Alte Guilhobel - R 25 e os S Timbira - S 32, Tapajó - S 33 e Tikuna - S 34, de uma Parada Naval no Rio de Janeiro, por ocasião da despedida do serviço ativo na Marinha do VA Álvaro Luiz Pinto (CEMA) e que contou com a presença do VA Eduardo Monteiro Lopes (ComemCh), ambos a bordo da F Liberal.

 

Recebeu o Prêmio "Contato-CNTM/ComEsqdAp-1/2009", relativo ao período de 1º de maio de 2009 a 30 de abril de 2010.

 

Participou da Operação FRATERNO XXVIII realizada entre 27 de maio e 6 de junho na área marítima entre Buenos Aires e Rio Grande.

 

O GT brasileiro foi comandado pelo CA Luiz Henrique Caroli, Comandante da 2ª Divisão da Esquadra e o GT argentino pelo CN Fernando Luis Beccaria. O GT brasileiro na operação foi composto pela Constituição - F 42 (capitanêa), Jaceguai - V 31 e os helicópteros Super Lynx (AH-11A) e Esquilo (UH-12/13). Além destes meios, o S Tikuna - S 34, o NPa Benevente - P 61 e o RbAM Tritão - R 21, estes dois últimos do Comando do 5° Distrito Naval, apoiaram os exercícios. O GT argentino foi composto pelos ARA Sarandi - D 13, ARA Robinson - F 45 e ARA Patagônia - B 1, mais um helicóptero Fennec (AS-555) e um Alouette (AI-03). A Força Aérea Brasileira (FAB) participou da operação empregando uma aeronave Bandeirante para patrulha marítima (P-95B) e dois caças táticos de defesa aérea e ataque ao solo (F-5).  Os dois GTs estiveram em Rio Grande de 3 a 6 de junho.

 

No dia 8 de junho, às 14:30h, a aeronave AH-11A Super Lynx N-4004 (Lince 04), decolou da Constituição, que se encontrava a 540 milhas náuticas do Rio de janeiro e a 50 milhas náuticas do Gastão Motta, com a tarefa de resgatar um militar que havia fraturado a perna. Após 30 minutos de vôo, foi iniciado o içamento do ferido. As condições metereológicas estavam satisfatórias, permitindo a realização dos procedimentos com segurança e rapidez. Às 15:25h a tarefa foi cumprida com o pouso a bordo da Constituição.

 

Operação de resgate (EVAM) ocorrida ao largo do Rio de Janeiro, em 8 de junho de 2010, no retorno das Operações UNITAS e FRATERNO 2010. (foto: ComForAerNav, via Guilherme Wiltgen) Operação de resgate (EVAM) ocorrida ao largo do Rio de Janeiro, em 8 de junho de 2010, no retorno das Operações UNITAS e FRATERNO 2010. (foto: ComForAerNav, via Guilherme Wiltgen)

 

Depois de participar da FRATERNO XXVIII, seguiu para o continente africano na comissão AFRICA 2010, chegando ao porto de Walvis Bay (Namibia) em 19 de junho, onde se juntou a Corveta Barroso - V 34. Depois de Walvis Bay foram visitados os portos de Luanda (Angola), Malabo (Guiné Equatorial), São Tomé (São Tomé e Príncipe), Lagos (Nigéria), Acra (Gana) e Recife-PE.

 

No dia 7 de setembro, participou de um Desfile Naval em comemoração a Independência do Brasil, realizado na orla do Rio de Janeiro, com a participação das F Independência - F 44, Constituição - F 42 e Bosísio - F 48, o NT Almirante Gastão Motta - G 23, o NHo Cruzeiro do Sul - H 38, o NOc Antares - H 40, o RbAM Almirante Guillobel - R 25, o NPa Guajará - P 44, o S Tupi - S 30 e o NVe Cisne Branco - U 20.

 

Tomou parte na Operação ADEREX-II/2010 que foi realizada no período de 16 a 25 de novembro na área marítima compreendida entre o Rio de Janeiro e Santos. O Grupo-Tarefa foi constituído pelas F Niterói – F 40, Constituição – F 42, Independência – F 44 e Bosisio – F 48; Cv Jaceguai – V 31 e Frontin – V 33; NT Almirante Gastão Motta – G 23; NDD Rio de Janeiro – G 31; e NDCC Almirante Sabóia – G 25. Participaram, ainda, os S Tamoio – S 31 e Timbira – S 32; embarcações das Capitanias dos Portos do Rio de Janeiro e de São Paulo; helicópteros UH-12/13 Esquilo, AH-11A Super Lynx e SH-3 A/B Sea King; aviões de interceptação e ataque AF-1 Skyhawk; além de aviões de patrulha P-95 Bandeirulha e de ataque A-29 Super Tucano, da Força Aérea Brasileira (FAB). Foi visitado o porto de Santos entre os dias 19 e 22 de novembro.

 

2011

 

Participou da Operação ASPIRANTEX-2011, realizada entre 7 e 28 de janeiro no Sul, integrando o Grupo-Tarefa 701.1, sob o comando do CA Wagner Lopes de Moraes Zamith. Estavam embarcados nos navios do GT-701.1, 253 Aspirantes da Escola Naval, sendo 170 do segundo ano e 83 do terceiro. O GT era formado pelas F Niterói – F 40 (capitânia), Constituição – F 42 e Bosísio – F 48, Cv Frontin – V 33, NDCC Almirante Sabóia – G 25 e o NT Almirante Gastão Motta – G 23, apoiados por dois AH-11A Super Lynx (F 40 e F 42), um UH-12 e um UH-13 Esquilo (F 48 e V 33) e um UH-14 Super Puma (G 25). Prestaram apoio a operação os S Tamoio – S 31 e Timbira – S 32, além de meios Distritais e das Capitanias dos Portos, aeronaves AF-1 Skyhawk da ForAerNav e aeronaves da FAB. No dia 12 o GT foi dividido nas Unidades-Tarefa 701.1 que seguiu para Buenos Aires e Rio Grande e 701.2 que seguiu para Montevideo e Rio Grande, esse sob o comando do CA Edlander dos Santos. Foram visitados os portos de Montevideo (13 a 16/01) e Itajaí (21 e 24/01).

 

Entre 19 de abril e 9 e maio, participou da operação UNITAS LII realizada em águas brasileiras com unidades navais dos EUA, Argentina e México. A primeira fase ocorreu entre 19 e 26 de abril, na área marítima entre Salvador e Rio de Janeiro; e a segunda de 2 a 9 de maio, na área marítima entre o Rio de Janeiro e Rio Grande. O Grupo-Tarefa brasileiro foi formado pelas fragatas Niterói – F 40, Constituição – F 42, substituida pela Independencia - F 44 na segunda fase, e Bosisio – F 48, pelos submarinos Tamoio – S 31 e Tikuna – S 34 e pelo navio-tanque Almirante Gastão Motta – G 23, além de um helicóptero AH-11A Super Lynx e dois UH-12 Esquilo, já o GT norte-americano foi formado pelo contratorpedeiro USS Nitze – DDG 94, as fragatas USS Boone – FFG 28 e USS Thach – FFG 43 e o cutter da Guarda Costeira USCGC Escanaba – WMEC 907, o argentino pela fragata ARA Almirante Brown – D 10 e o mexicano pelo navio-patrulha oceânico ARM Baja California  - PO 162. Os navios brasileiros atracaram em Salvador na quinta-feira, dia 14 de abril e os estrangeiros no dia 15. O Contra-Almirante Edlander Santos, Comandante da 1ª Divisão da Esquadra, embarcado na Niterói, exerceu o comando do Grupo-Tarefa multinacional.

 

O Almirante Gastão Motta atracado em Salvador antes do inicio da UNITAS LII (foto: Milton Lima - 16/04/2011) Detalhe do Alte Gastão Motta em 3/4 de proa, em Rio Grande durante a UNITAS LII. (foto: Marcelo Vieira) Detalhe do Alte Gastão Motta em 3/4 de popa, em Rio Grande durante a UNITAS LII. (foto: Marcelo Vieira)

Detalhes da parte de proa do navio pelo lado de bombordo. (foto: Marcelo Vieira) Detalhes da parte de meia nau do navio pelo lado de bombordo, com destaque para os postes e a estação de reabastecimento. (foto: Marcelo Vieira) Detalhes da parte de popa do navio pelo lado de bombordo, com destaque para superestrutura. (foto: Marcelo Vieira)

 

Entre os dias 13 e 20 de maio, participou da Operação FRATERNO XXIX, realizada na área marítima entre Rio Grande e Mar del Plata, integrando o GT-101.2, formado pelas F Niterói – F 40 (capitania) e Bosisio – F 48 e o NT Almirante Gastão Motta – G 23, apoiados por um helicóptero UH-12 Esquilo e um AH-11A Super Lynx, sob o comando do CA Wagner Lopes de Moraes Zamith, Com2DivE. Já o GT-101.1 argentino era composto pela F ARA Almirante Brown – D 10 e pela Cv ARA Parker – F 44, apoiados por um helicóptero AS-555-SN Fennec, sob o comando do Capitan de Navio (ARA) Oswaldo Andres Vernazza. Em apoio a eventos específicos da Operação, também participaram a fragata ARA Sarandi – D 13, a Cv ARA Robinson – F 45 e aeronaves Beechcraft B-200M e Lockheead P-3B Orion.

 

No dia 7 de setembro participou do Desfile Naval em comemoracao a Indepedencia do Brasil, realizado entre a barra da Tijuca e a entrada da Baia da Guanabara, e do qual participaram o NAe São Paulo - A 12, as F Niterói – F 40 e Independência – F 44, a Cv Barroso – V 34, o NT Almirante Gastão Motta – G 23, o NHO Cruzeiro do Sul – H 38, os NPa Guajará – P 44 e Gurupá – P 46 e o S Tamoio – S 31.

 

Em 6 de outubro suspendeu da BNRJ por volta das 10:30hs para participar da Operação TROPICALEX-2011, realizada na área marítima entre o Rio de Janeiro e Natal, integrando a Força-Tarefa 710.1, sob o comando do ComemCh, VA Wilson Barbosa Guerra. A FT-710.1 foi formada pelas F Niterói – F 40 (capitânia), União – F 45, Greenhalgh – F 46 e Bosisio – F 48, a Cv Barroso – V 34 e o NT Almirante Gastão Motta – G 23, além de 2 aeronaves UH-12/13 Esquilo e 3 aeronaves AH-11A Super Lynx, distribuídas pelos navios.

 

Também atuaram em apoio aos exercícios os S Tikuna – S 34 e Tamoio – S 31, o NSS Felinto Perry - K 11, a Cv Caboclo – V 19, os NPa Gurupá – P 46, na área do 1º DN e Grajaú – P 40 na área do 3º DN, além de uma aeronave P-95 Bandeirante Patrulha e dois caças-bombardeiros A-1 da FAB.

 

Foram visitados pelo navio os portos de Recife-PE (de 13 a 17/10) e Vitória-ES (21 a 24/10), retornando ao Rio de Janeiro em 26 de outubro.

 

2012

 

Participou da Operação ASPIRANTEX-12 realizada entre 13 de janeiro e 1º de fevereiro na área marítima entre o Rio de Janeiro e os litorais argentino e uruguaio.

 

Participaram da Operação as F Niterói – F 40, Liberal – F 43 e Greenhalgh – F 46, as Cv Barroso – V 34 e Frontin – V 33, o NDCC Almirante Sabóia – G 25, o NT Almirante Gastão Motta – G 23 e o S Tamoio – S 31, integrando GT sob o comando do CA Carlos Augusto de Moura Resende, Comandante da 1ª Divisão da Esquadra.

 

O navio esteve em Montevideo (Uruguai) entre 19 e 23/01 e Paranaguá de 27 a 30/01.

 

Em 1º de fevereiro ao final da ASPIRANTEX-12 participou de um Desfile Naval, que ocorreu próximo da entrada da Baia da Guanabara, em homenagem ao Comandante de Operações Navais, Almirante-de-Esquadra Fernando Eduardo Studart Wiemer, que embarcou em 31 de janeiro em Itajaí-SC, realizando o trajeto até o Rio de Janeiro, no NDCC Almirante Sabóia. No navio já estavam embarcados o Comandante-em-Chefe da Esquadra, Vice-Almirante Wilson Barbosa Guerra, e o Chefe do Estado-Maior da Esquadra, Contra-Almirante Paulo Ricardo Médici.

 

Entre 2 e 12 de abril participou da Operação ADEREX-I/12 realizada na área marítima entre o Rio de Janeiro e São Paulo, junto com as F Niterói – F 40, Greenhalgh – F 46 e Bosísio – F 48, o S Tamoio - S 31 e o NPa Guajará - P 44. Os navios formaram o GT-704.1 sob o comando do CA Wilson Pereira de Lima Filho, Comandante da 2ª Divisão da Esquadra. Também participaram do exercício aeronaves AH-11A Super Lynx, UH-13 Esquilo-Bi e UH-14 Super Puma da ForAerNav e P-95 Bandeirante Patrulha, A-29 Super Tucano e 1 P-3AM Orion, sendo que essa última participou pela primeira vez. Foram realizados exercícios de desatracação sob ameaças assimétricas, adestramento de postos de abandono, operações aéreas, homem ao mar, avarias operacionais de máquinas, emprego dos equipamentos de Guerra Eletrônica, reboque, ações coordenadas antissubmarino e apoio de fogo naval. Dentre os eventos realizados, destaca-se a condução de ações coordenadas antissubmarino, com emprego, pela primeira vez, da aeronave P-3AM da Força Aérea Brasileira em conjunto com a Esquadra, ainda que em caráter de familiarização. Um oficial do Comando da 1ª Divisão da Esquadra embarcou naquela aeronave. Além disso, outro evento que mereceu atenção foi o exercício de apoio de fogo naval, empregando velocidades e distâncias navio-alvo maiores, conforme os novos procedimentos adotados nos exercícios tipo GUNEX atualmente empregados pelas Marinhas da OTAN. Esteve no porto de Santos-SP de 5 a 9 de abril.

 

Em 11 e 13 de junho participou da operação PASSEX com o BPC Dixmude – L 9015 e a F Georges Leygues – D 640, da Marinha Francesa, integrando o GT-706.2 com as F Niterói – F 40 e Greenhalgh – F 46, o S Tamoio – S 31 e um NPa do 1º DN. Foram realizados desembarque anfíbio na área da Marambia, na Baia de Sepetiba, operações aéreas, transito sob ameaça aérea, submarina e de superfície, tiro de superfície e TOM. Também participaram do exercício um elemento anfíbio composto por infantaria e CLAnf, além da EDCG Camboriú e diversas aeronaves da ForAerNav.

 

Participou da Operação TROPICALEX 2012, realizada entre os dias 23 de julho e 4 de agosto, na área marítima entre o Rio de Janeiro e a Bahia, junto com as F Greenhalgh – F 46, Bosisio – F 48, Niterói – F 40 e Independência - F 44, a Cv Barroso – V 34 e o S Tamoio – S 31. Participaram também aeronaves da ForAerNav, a Cv Caboclo – V 19, o NPa Gravataí – P 51 e os NV Albardão – M 20 e Anhatomirim – M 16, do 2º Distrito Naval, o NPa Guarujá – P 49 do 3º Distrito Naval, RbAM Almirante Guillobel - R 25 do 1º Distrito Naval, além de Lanchas da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro e uma aeronave P-3AM Orion da FAB. Foi visitado o porto de Salvador entre os dias 27 e 30 de julho.

 

Destacou-se da Operação TROPICALEX junto com a F Niterói – F 40 para participar da Operação VENBRAS 2012 realizada entre os dias 3 e 13 de agosto na área marítima compreendida entre o Ceara e o Arquipélago de Fernando de Noronha, junto com os NPaOc ARBV Warao – PC 22 e ARBV Kariña – PC 24 da Armada da Venezuela. Também participaram o NPa Guaíba – P 41, lanchas da Capitania dos Portos do Ceara e uma aeronave de patrulha P3AM Orion da FAB.

 

Entre 27 de agosto e 11 de setembro participou da Operação FRATERNO XXX na área marítima entre Itajaí e o Rio de Janeiro, junto com as F Niterói – F 40 e Bosisio – F 48, o S Tamoio – S 31 e a F ARA La Argentina – D 11 e Cv ARA Gómez Roca – F 46 da Armada Argentina.

 

 

 

O u t r a s    F o t o s

 

O NT Almirante Gastão Motta, em operação. (foto: SRPM, coleção de José Henrique Mendes) O NT Almirante Gastão Motta, em operação. (foto: SRPM, coleção de José Henrique Mendes) O NT Almirante Gastão Motta, sendo docado na Base Naval de Aratu. (foto: ?)

 

R e l a ç ã o    d e    C o m a n d a n t e s

 

Comandante Período
CF Hamilton Jorge da Gama Henrique __/02/2000 a __/02/2001
CF Wilson Pereira de Lima Filho __/02/2001 a __/02/2002
CF Antônio Carlos Soares Guerreiro __/02/2002 a 10/02/2003
CF Almir Garnier Santos 10/02/2003 a __/02/2004
CF Sergio Luiz Moreira da Rocha __/02/2004 a __/02/2005
CF José Carlos Lopes da Silva __/02/2005 a __/02/2006
CF Simão Cirineu Zoccolaro __/02/2006 a __/02/2007
CF Luiz Guilherme Silva da Gama __/02/2007 a __/02/2008
CF Amintas da Silva Viamonte __/02/2008 a 16/02/2009
CF Ednaldo Blum de Oliveira Santos 16/02/2009 a 19/02/2010
CF Alexandre Luiz de Moura 19/02/2010 a 23/02/2011
CF Ricardo Lindgren Carvalho 23/02/2011 a 29/02/2012
CF Robson Conde de Oliveira 29/02/2012 a __/__/201_
CF Claudio Alvarez Simões __/__/2013 a __/02/2014
CF André Sá de Mattos __/02/2014 a __/__/201_

 

B i b l i o g r a f i a

 

- Baker III, A.D. Combat Fleets of the World 1998-1999. Annapolis, MD: Naval Institute Press, 1998.

 

- SRPM - Serviço de Relações Publicas da Marinha.

 

- CCSM - Centro de Comunicação Social da Marinha.

 

- NOMAR - Notícias da Marinha, Rio de Janeiro, SRPM, n.º 517, set. 1986; n.º 563, jul. 1990; n.º 568, dez. 1990; n.º 580, dez. 1991; n.º 601, mai. 1993; n.º 614, mar. 1994; n.º 619, jul. 1994; n.º 623, set. 1994; n.º 627, dez. 1994; n.º 636, jul. 1995; n.º 653, nov/dez 1996; n.º 660, jun. 1997; n.º 668, dez. 1997; n.º 670, fev. 1998; n.º 673, abr. 1998; n.º 674, mai. 1998; n.º 677, ago. 1998; n.º 699, jul. 2000; n.º 704, dez. 2000; n.º 705, jan. 2001; n.º 707, mar. 2001; n.º 714, out. 2001; n.º 717, jan. 2002; n.º 718, fev. 2002; n.º 728, dez. 2002.

 

- NOMAR - Notícias da Marinha, Rio de Janeiro, CCSM, n.º 770, jun. 2006; n.º 772, ago. 2006; n.º 787, nov. 2007; n.º 790, fev. 2008.

 

- Revista Passadiço - Publicação do Centro de Adestramento Almirante Marques Leão. Niterói, Niterói, RJ, n.º 21, Ano XIV, 2001; n.º 24, Ano XVII, 2004.

 

- fuerzasnavales - www.fuerzasnavales.com

 

- Base Militar Web Magazine – www.alide.com.br - consultada em 02/11/2006.

 

- DefesaNet - www.defesanet.com.br

 

- Revista Marítima Brasileira, Rio de Janeiro, n. º 4/6, abr/jun 1999.

 

- Deck Log da USS McInerney - FFG 8 - ano 1994.