1822             -                NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS            -               Hoje

 

NB Faroleiro Getúlio Lima

Classe Santana

 

 

D a t a s

 

Batimento de Quilha: ?
Lançamento: 1958
Incorporação: 1959

Baixa: 1963

 

 

C a r a c t e r í s t i c a s

 

Deslocamento: 109.96 ton (padrão), 173 ton (carregado)
Dimensões: 27 m de comprimento, 6.54 m de boca, 4.50 m de pontal e 2.50 m de calado.

Propulsão: 1 motor Bolinder de 4 cilindros "cabeça quente" de 640 hp.

Eletricidade: 1 motor gerador de 110V.

Velocidade: 10 nós.

Raio de Ação: ?
Armamento: nenhum.
Sensores: 1 radar de navegação.

Equipamentos: porão, com capacidade para 8 bóias tipo BL-1 sem mangrulhos e contrapesos, quatro com esses componentes desmontados ou 2 completas e montadas; e pau-de-carga de 2 ton.

Código Internacional de Chamada: ?
Tripulação: 7 homens, sendo um oficial, um sargento e cinco cabos e marinheiros. Mais tarde complementada por civis, num total de até 16 homens.

 

 

H i s t ó r i c o

 

O Navio Balizador Faroleiro Getúlio Lima, único navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil em homenagem ao Faroleiro Getúlio da Cunha Gomes Lima, Aviso Ministerial n.º 2.059 de 4 de setembro de 1958, nascido na Bahia. Deixou quatro filhos, todos, como o pai, baianos e Faroleiros. Foi construido pelo estaleiro São José, na Ponta da Areia, em Niterói. Foi entregue a Base Almirante Moraes Regoe e incorporado em 1959. Foi seu primeiro comandante (destacado) o 1º Tenente Armando Moraes e Mello Filho, que assumiu em fevereiro de 1959.

 

De todos os NB classe Santana, foi o que teve vida operacional mais curta.

 

A primeira guarnição do Faroleiro Getúlio Lima foi a seguinte:

 

     - 1º Ten. Armando Moraes e Mello Filho – Comandante

     - Mestre Arraes Petronilio Avelino Coelho - Mestre do Navio

     - 3º SG-MO José Alexandre de Souza
     - 3º SG-TL Reinaldo Serqueira do Nascimento
     - CB-MO Henrique Pereira Fernandes

     - Condutor-Motorista Amado Ribeiro Rebouças

     - Cozilheiro Plácido José da Conceição Filho
     - Marinheiro Alfredo Bias dos Santos

     - Marinheiro Raymundo Albino de Souza

     - Marinheiro Genario Bispo de Lima

 

1959

 

No final dos anos 50 foi usado por algum tempo para transportar licenciados entre a DHN, a Base Almirante Moraes Rego e o Arsenal de Marinha.

 

Em 28 de agosto, o Memorando n.º 0095 da Diretoria de Hidrografia e Navegação, determinou a transferencia do NB Faroleiro Getúlio Lima do Rio de Janeiro para Salvador-BA, onde seria entregue a Capitania dos Portos da Bahia.

 

Em 4 de setembro, zarpou com destino a Cabo Frio, onde na ilha Comprida, onde foram recolhidas pedras decorativas, transportadas para o Rio de Janeiro, a fim de ornarem o Museu de Arte Moderna.

 

Em 22 de setembro, zarpou do cais da BAMR, assistindo os balizamentos e faróis entre o Rio e Salvador. Ainda na viagem de transferencia rebocou a Lancha Balizadora DHN 225 do farol de Abrolhos para Caravelas. Na chegada a Salvador atracou a contrabordo da Cv Forte de Coimbra - V 18.

 

1960

 

Levando a bordo o Faroleiro Mario Seixas, Encarregado do Balizamento de Salvador, esteve no farol de Corumbau.

 

1963

 

Durante viagem, na qual vinha a reboque do RbAM Triunfo - R 23, foram pegos por violento mau tempo, não resistindo e indo a pique no litoral carioca.

 

 

R e l a ç ã o    d e    C o m a n d a n t e s

 

Comandante Período
1º Ten. Armando Moraes e Mello Filho __/09/1959 a __/__/195_

 

B i b l i o g r a f i a

 

- Baker III, A.D. Combat Fleets of the World 1998-1999. Annapolis, MD: Naval Institute Press, 1998.

 

- Dantas, Ney. A História da Sinalização Náutica Brasileira e breves memórias, Rio de Janeiro. Ed. FEMAR, 2000.

 

- NOMAR - Noticias da Marinha, Rio de Janeiro, SDGM, n.º 509, jan. 1986; n.º 692, dez. 1999; n.º 708, abr. 2001.