1822 - NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS - Hoje |
USS Skylark - ASR 20 Classe Penguin ex-classe Navajo
D a t a s
Batimento
de Quilha: julho de 1945
C a r a c t e r í s t i c a s
Deslocamento:
1.559 ton (padrão), 1.735 ton
(carregado). Eletricidade: 1 gerador auxiliar Allis Chalmers auto excitado 120/240V, 200 Kw à 900 rpm, acionado por um motor diesel G.M. 8-268A de oito cilindros; 2 geradores auxiliares Allis Chalmers auto excitado 120/240V, 100 Kw à 1.200 rpm, acionados por um motor diesel G.M. 3-268A de 3 cilindros; uma caldeira auxiliar flamatubular American Radiator a óleo diesel de 40 psi. Combustível: 10.164 galões (US). Velocidade: máxima de 16 nós. Raio
de Ação: 6.500 milhas náuticas
à 16 nós ou 15.000 milhas à 8 nós. Equipamentos de Apoio ao Mergulho: 1 compressor de alta pressão Hardie Tines de 3.500lbs de pressão máxima e 3.000 de pressão de trabalho; 2 compressores de média pressão Ingersol Hand, de 400lbs de pressão máxima; um sino de mergulho para até 57 metros com equipamento KMB com pressão limite 88.1 lbs; um sino de mergulho aberto para mergulhos até 57 metros com pressão limite de 88.12 lbs; câmara de recompressão com câmara e ante-câmara; mergulho a ar e He 02 utilizando mangueiras de adaptação para submarinos para ar de lastro e sobrevivência; aparelho para mergulhos autônomo longos, duplos e singelos de 3.000lbs; equipamento de mergulho leve com uso de mascaras KMB e disco de mergulho a ar, equipamento avançado para mergulho a ar e He 02; equipamento pesado para mergulho a ar com capacete Mk 5 mod. I; bomba de transferencia de gás 10 CFM, tipo diafragma, de 2 hp, 1.750 rpm e 115 VDC; equipamento de comunicações Divex para mergulho dependente, com dois canas e três estações e capacidade de armazenamento de 780 m3 de He e 343 m3 de mistura. Equipamentos de Manobra, Fundeio, etc: duas âncoras Patent de 3.000lbs para manobras de fundeio; quatro âncoras Danfort para manobras de salvamento; quatro paus de carga com capacidade de 1 ton., 3 ton., 5 ton. e 10 ton.; três cabrestantes de 20.000lbs e 35 pés/minuto; maquina de suspender com capacidade de 3.000lbs; bóias para fundeio a quatro pontos, 2.500lbs de peso e 5.000 de flutuabilidade positiva; uma lancha e uma baleeira de 26 pés, com motor diesel de 25hp com capacidade para 25 homens. Era também equipado com enfermaria, mas para pequenas cirurgias era utilizada a coberta do rancho; oficina mecânica e três câmaras frigorificas. Código Internacional de Chamada: NJOF Tripulação: 106 homens, sendo 6 oficiais e 100 praças.
H i s t ó r i c o
O Navio de Salvamento de Submarinos USS Skylark - ASR 20 da classe Penguin, foi construído pelo estaleiro Charleston SB & DD Co., em Charleston (Carolina do Sul). Teve sua quilha batida em julho de 1945, como Rebocador de Alto-Mar USS Yustaga - ATF 165, da classe Navajo. Ainda durante a sua construção foi redesignado Navio de Resgate de Submarinos em 11 de outubro de 1945, recebeu o indicativo de casco ASR 20 em 13 de novembro e teve o seu nome mudado para USS Skylark em 5 de dezembro. Foi lançado ao mar em 19 de março de 1946, mas antes de ser comissionado foi colocado na Reserva da Esquadra do Atlântico em Charleston, sendo incorporado somente em 1º de março de 1951, em New London (Connecticut).
1951
Foi incorporado ao SubRon 10 (10º Esquadrão de Submarinos) da Esquadra do Atlântico, na Base de Submarinos de New London, em Groton (Connecticut). Durante esse período esteve por diversas vezes no Norte da Europa e no Mediterrâneo, e nessas comissões prestou diversos serviços a Esquadra, quer como Navio-Auxiliar, quer como Navio de Socorro e Salvamento de Submarinos atuando principalmente na costa leste e no Caribe.
1962
A partir de janeiro, começou começou a realizar comissões rotineiras no Mediterrâneo e também a prestar apoio aos Submarinos Nucleares Lançadores de Mísseis Balísticos baseados em Holy Loch (na Escócia).
Participou das buscas dos Submarinos Nucleares de Ataque USS Thresher – SSN 593 e USS Scorpion – SSN 589, perdidos respectivamente em 1963 e 1968.
1969
Em março, apoiou o ultimo mergulho com aterragem no fundo do submarino de testes USS Sea Owl – AGSS 405, ao largo de St. John´s, Ilhas Virgens
1973
Em 1º de junho, foi desincorporado para ser transferido para o Brasil.
Em 30 de junho, foi incorporado a Marinha do Brasil em cerimonia realizada na Base de Submarinos de New London (Connecticut), recebendo o nome de NSS Gastão Moutinho – K 10.
Recebeu por três vezes a menção especial Eficiência de Batalha "E", devido o modo como se desincumbia nas tarefas a ele designadas, além de uma Comenda do Merito da Unidade da Marinha e duas Medalhas de Serviço da Defesa Nacional.
R e l a ç ã o d e C o m a n d a n t e s
Não disponível no momento
B i b l i o g r a f i a
- Mendonça, Mário F. e Vasconcelos, Alberto. Repositório de Nomes dos Navios da Esquadra Brasileira. 3ª edição. Rio de Janeiro. SDGM. 1959. p.107-108.
- Souza, Marco Polo Áureo Cerqueira de. Nossos Submarinos; sinopse histórica. 1ª edição. Rio de Janeiro. SDGM. 1986. p.91-94.
- Submarinos do Brasil - www.planeta.terra.com.br/relacionamento/submarinosbr
- USS Skylark - ASR 20 - www.history.navy.mil/photos/sh-usn/usnsh-s/asr20.htm.
- USS Skylark - ASR 20 - http://www.history.navy.mil/photos/sh-usn/usnsh-s/asr20.htm
- USS Thresher - SSN 593 - http://www.subnet.com/fleet/ssn593.htm e http://www.csp.navy.mil/othboats/593.htm
- NavSource Naval History - www.navsource.org - último acesso em 04/04/2010. |