1822             -                NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS            -               Hoje

 

NE

Albert Leo Schlageter

Classe Horst Wessel

 

 

D a t a s

 

Batimento de Quilha: 1936
Lançamento: 30 de outubro de 1937
Incorporação: 1º de fevereiro de 1938

Baixa: maio de 1945

 

 

C a r a c t e r í s t i c a s

 

Deslocamento: 1.725 Ton (padrão), 1.869 ton (carregado).
Dimensões: 89,5 m de comprimento, 12 m de boca e 5,5 m de calado.
Propulsão: Diesel e Vela; 1 motor diesel de 1.000 hp, acoplado a 1 eixo. Três mastros, sendo o maior com 45.1 m de altura.

Área Vélica: 1.935 m2.

Energia Elétrica: ?

Velocidade: máxima de 9 nós, com o motor diesel e até 18 nós com as velas.

Raio de Ação: ?
Sensores: ?

Código Internacional de Chamada: ?

Tripulação: ?

 

 

H i s t ó r i c o

 

O Navio-Escola Albert Leo Schlageter, foi encomendado em 2 de dezembro de 1936, ao estaleiro Blohm & Voss, de Hamburgo, a construção do casco foi terminada em 15 de julho de 1937 e foi lançado ao mar em 30 de outubro de 1937. Foi o terceiro de uma serie de quatro navios que incluía o Horst Vessel (atual USCGC Eagle - WIX 327 da Guarda Costeira do EUA), Gorch Foch (atual Tovarich da Marinha da Ucrânia), e um outro casco que nunca foi concluído e aparelhado. Um quinto navio, o Mircea, foi construído em 1938-39 especialmente para Marinha da Romênia pela Blohm & Voss. O aparelho do navio não concluído foi instalado no atual Gorch Foch construído pelo mesmo estaleiro para a Bundesmarine em 1958, atestando a qualidade desse projeto.

 

1938-39

 

Em 1938 e 1939 efetuou algumas viagens de instrução, onde se destaca uma viagem às Caraíbas. Depois dessa comissão permaneceu parado até o início de 1944, quando junto com outros navio de treinamento foi reativado, devido ao fato de ter sido constatado que apesar de bem preparados tecnicamente, os marinheiros alemães tinham uma deficiente preparação marinheira.

 

1944

 

Em 14 de novembro, durante uma viagem de instrução e transporte de tropas no Báltico, enfrentando mau tempo, o navio bateu numa mina danificando seriamente a proa, colocando em risco toda a guarnição. Foi recolhido a um estaleiro no porto de Bremerhaven onde foi capturado por forças norte-americanas em 1945.

 

Tendo sido tomado como preza de guerra pelo governo dos EUA, como forma de ressarcimento por perdas de guerra.

 

1948

 

Foi vendido a Marinha do Brasil pelo preço simbólico de US$ 5.000, onde recebeu o nome de Guanabara. Foi rebocado para o Rio de Janeiro onde chegou em 6 de agosto, sendo incorporado em 27 de outubro.

 

1962

 

Foi adquirido pela Marinha Portuguesa junto ao Governo do Brasil, recebendo o nome de NE NRP Sagres – A 520, para substituir um veleiro escola do mesmo nome, que também era um navio alemão, o ex-Rickmer Rickmers, em Bremerhaven, construído em 1896.

 

 

R e l a ç ã o    d e    C o m a n d a n t e s

 

Comandante Período
CF Bernhard Ragge(1) __/02/1938 a __/09/1939
CMG Joachim Asmus(2) __/01/1944 a __/11/1944
CC Johann Reckoff(3) __/04/1945 a __/05/1945

 

I m a g e n s

 

 

B i b l i o g r a f i a

- Baker III, A.D. Combat Fleets of the World 1998-1999. Annapolis, MD: Naval Institute Press, 1998.


(1) O CF (Capitão-de-Fragata) na Marinha Alemã chama-se Fregattenkapitan.

(2) O CMG (Capitão-de-Mar-e-Guerra) na Marinha Alemã chama-se Kapitan zur See.

(3) O CC (Capitão-de-Corveta) na Marinha Alemã chama-se Korvettenkapitan.