1822 - NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS - Hoje |
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NE Guanabara Classe Horst Wessel
D a t a s
Batimento
de Quilha: 1936 Baixa (Kriegsmarine): maio de 1945 Incorporação (MB): 27 de outubro de 1948 Baixa (MB): 10 de outubro de 1961
C a r a c t e r í s t i c a s
Deslocamento:
1.725 Ton (padrão), 1.869 ton (carregado). Área Vélica: 1.935 m2, armado em barca Energia Elétrica: ? Velocidade: máxima de 9 nós, com o motor diesel e até 18 nós com as velas. Raio
de Ação: ? Código Internacional de Chamada: ? Tripulação: ?
H i s t ó r i c o
O Navio Escola Guanabara, ex-Albert Leo Schlageter, foi o quinto navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil, em homenagem a Baía do Rio de Janeiro. É o terceiro de uma serie original de quatro veleiros da classe Horst Wessel. Foi construído pelo estaleiro Blohm & Voss, em Hamburgo, Alemanha. Em 1945, foi capturado como presa de guerra pelas forças norte-americanas no porto de Bremerhaven. Em 3 de julho de 1948, foi vendido pelo valor simbólico de US$ 5.000 à Marinha do Brasil. Em 6 de agosto de 1948, chegou à reboque no porto do Rio de Janeiro, procedente de Bremerhaven, trazido pelo Rebocador Noord-Holland, em uma travessia que durou cerca de cinco semanas. Foi incorporado em 27 de outubro de 1948. Naquela ocasião, assumiu o comando o Capitão-de-Fragata Pedro Paulo de Araújo Suzano.
1949
Realizou viagem de instrução com cerca de 50 alunos de duas turmas da Escola de Marinha Mercante do Rio de Janeiro (EMMRJ), que durou por volta de 45 dias. Foram visitados os portos de Recife, Fortaleza, Maceió e Salvador. Em Fortaleza, participou da inauguração antecipada do cais do porto, tendo recebido a bordo o Presidente da República, General Eurico Gaspar Dutra. No retorno de Fortaleza ao Rio de Janeiro, o navio trouxe a bordo uma turma de 300 Aprendizes-Marinheiros, provavelmente recém formados.
1951
Realizou viagem com Aspirantes da Escola Naval.
1954
Esteve em Santos, tendo a sua guarnição participado das comemorações do IV Centenário da Cidade de São Paulo em 25 de janeiro.
1956
Entre 26 e 30 de novembro, a DHN efetuou a primeira campanha oceanográfica, empregando o NE Guanabara, no trecho do Cabo Frio a Abrolhos.
1959
Em janeiro,
realizou viagem de instrução com alunos da EMMRJ, escalando em Rio
Grande, Porto
1960
No final de 1960 considerado inadequado para satisfazer as necessidades de treinamento das Marinha do Brasil, passou a servir como sede do Comando da Flotilha de Navios Patrulha. Por essa época Portugal procurava um veleiro para substituir o então NE Sagres, e por sugestão do Dr. Teotônio Pereira, após uma vistoria foi adquirido junto a MB o Guanabara.
1961
Em 10 de outubro, deu baixa do serviço ativo da Armada.
1962
Em 8 de fevereiro, foi incorporado a Marinha Portuguesa recebendo o nome de Navio Escola NRP Sagres – A 520 em cerimônia realizada no porto do Rio de Janeiro. Partiu do Brasil em 25 de abril, chegando a Lisboa, em 23 de junho.
R e l a ç ã o d e C o m a n d a n t e s
I m a g e n s
B i b l i o g r a f i a
- Baker III, A.D. Combat Fleets of the World 1998-1999. Annapolis, MD: Naval Institute Press, 1998.
- Andréa, Júlio. A Marinha Brasileira: florões de glórias e de epopéias memoráveis. Rio de Janeiro, SDGM, 1955.
- Confraria do Bode Verde - www.bodeverde.hpg.ig.com.br |
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