1822 - NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS - Hoje |
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USS Bennett - DD 473 Classe Fletcher
D a t a s
Batimento
de Quilha: 10 de dezembro de 1941
C a r a c t e r í s t i c a s
Deslocamento:
2.050 ton (padrão), 3.050 ton
(carregado). Eletricidade: 2 turbo-geradores G.E. de 350 Kw, 1 gerador diesel de emergência G.M. de 100 Kw. Velocidade: máxima de 35 nós. Raio
de ação: 4.600 milhas náuticas. Sensores: 1 radar de vigilância aérea tipo SC; 1 radar de vigilância de superfície tipo SR; 1 radar de direção de tiro Mk-12, acoplado ao sistema de direção de tiro Mk-37; diretoras óticas Mk 51, acopladas ao sistema de direção de tiro Mk 51 e sonar de casco QHB. Código Internacional de Chamada: ? Tripulação: 329 homens. Obs: Características da época da incorporação.
H i s t ó r i c o
O Contratorpedeiro USS Bennett - DD 473, foi o primeiro navio a ostentar esse nome na Marinha dos Estados Unidos (U.S.Navy), em homenagem ao Suboficial Mecânico de Aviação Floyd Bennett. Foi comissionado como Mecânico de Aviação e serviu com o Contra-Almirante (USN) Richard E. Byrd em seu primeiro vôo sobre Polo Norte. Morreu em Quebec, Canadá em 25 abril de 1928. Foi construído pelo estaleiro Boston Navy Yard, em Boston, Massachussetts. Teve quilha batida em 10 de dezembro de 1941, foi lançado em 16 de abril de 1942, tendo como madrinha a Sra. Floyd Bennett, viuva de Floyd Bennett, e foi incorporado em 9 de fevereiro de 1943. Naquela ocasião, assumiu o comando o Capitão-de-Fragata (USN) E. B. Taylor.
1943
Em 31 de maio, chegou a Base Naval de Pearl Harbor (Havaí), operando nos dois meses seguintes em patrulhas na Ilhas Havaianas.
Escoltou um comboio com destino a Efate (Novas Hébridas).
Entre 27 de agosto e 28 de outubro, atuou na guarda de aeronaves ao largo de Efate.
Em 4 de novembro, seguiu para as Ilhas Salomão, onde permaneceu escoltando diversos comboios até 5 de abril de 1944.
Em 1º de novembro, deu apoio aos desembarques em Cape Torokina (Bougainville).
1944
Em 14 e 15 de fevereiro, integrou o UT 31.1.4, composta dos CT USS Halford - DD-480 (capitânia), Fullam - DD 474, Guest - DD 472, e Hudson - DD 475, encarregada da escolta dos transportes da 22ª Divisão de Transportes (TransDiv 22), incluindo o USS Ward para o desembarque em Nissan Island (Green Island).
Em 18 de fevereiro, participou dos bombardeios a Kaviang (New Ireland), e em 29 de fevereiro a Rabaul (Nova Bretanha). Na noite de 24 para 25 de fevereiro, junto com o USS Halford, afundou duas pequenas embarcações costeiras e um navio de patrulha.
Dirigiu-se para o norte, participando das invasões de Saipan entre 14 de junho e 1º de julho e de Guam entre 2 e 16 de agosto.
No final de agosto, seguiu para o Pacifico Sul, participando da invasão da Ilhas Palaus entre 6 e 25 de setembro.
Seguiu para San Francisco (Califórnia), onde chegou em 25 de outubro para reparos.
Em 24 de dezembro, retornou para Pearl Harbor.
1945
Em janeiro, operou em patrulhas próximas as Ilhas Havaianas, seguindo depois para o Pacifico Ocidental para participar de novos desembarques.
Entre 19 de fevereiro e 5 de março, participou dos desembarques em Iwo Jima. Durante essas operações foi atingido por uma bomba, com poucas avarias.
Em 1º de abril, se integrou as forças que prestavam apoio aos desembarques em Okinawa.
Em 7 de abril, mesmo defendendo-se com todos os seus canhões, foi atingido as 08:50 hs por um avião "Kamikaze". O ataque provocou a morte de três homens e ferimentos em outros 18, além de danificar a praça de maquinas de vante, deixando o navio totalmente sem energia elétrica. Depois de rápidos reparos, conseguiu seguir sob maquinas para Kerama Reto. Em 8 de abril, seguiu para Saipan a reboque do Rebocador de Alto-Mar USS Yuma – ATF 94. Depois de reparos de emergência seguiu para o Puget Sound Navy Yard, onde foi docado entre maio e agosto.
Em agosto, seguiu para a Adak (Aleutas) e depois para Petropavlovsk (Kamchatka – URSS) onde prestou apoio ao pessoal do Serviço Meteorológico entre 28 de agosto e 26 de setembro.
Encerrando as suas operações de guerra, seguiu para San Diego (Califórnia) onde foi colocado em comissão na reserva em 21 de dezembro.
1946
Em 18 de abril, foi descomissionado permanecendo na reserva.
1959
Em 15 de dezembro, foi transferido por empréstimo a Marinha do Brasil em cerimônia realizada na Base Naval de San Diego (Califórnia), recebendo o nome de CT Paraíba - D 28.
1973
Em 1º de agosto, com o termino do período de empréstimo, foi retirado da lista das unidades da Marinha dos EUA e transferido em definitivo para o Brasil, sob os termos do Programa de Assistência Mutua.
A serviço da Marinha dos EUA foi premiado com nove Estrelas de Combate por sua participação na 2ª Guerra Mundial.
R e l a ç ã o d e C o m a n d a n t e s
B i b l i o g r a f i a
- Mendonça, Mário F. e Vasconcelos, Alberto. Repositório de Nomes dos Navios da Esquadra Brasileira. 3ª edição. Rio de Janeiro. SDGM. 1959. p.197-198.
- Mendonça, José R. A Marinha Brasileira de 1940-2000. Rio de Janeiro. José Ribeiro de Mendonça, 2001 - Friedman, Norman. U.S. Destroyers: An Illustrated Design History. Annapolis, MD. United States Naval Institute, 1980. - NavSource Naval History - www.navsource.org |
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