1822 - NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS - Hoje |
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CT Pernambuco - D 30 Classe Garcia
"Leão do Norte"
"Ticobuco"
D a t a s
Batimento
de Quilha: 17 de janeiro de
1963 Baixa
(MB): 11 de março
de 2004
C a r a c t e r í s t i c a s
Deslocamento:
2.624 ton (padrão), 3.560 ton (carregado). Combustível: 600 tons. Eletricidade: geradores diesel produzindo um total de 2.000 kw. Velocidade: máxima de 27 nós. Raio
de ação: 4.000 milhas náuticas
a 20 nós. Sensores: 1 radar de vigilância aérea tipo SPS-40B; 1 radar de vigilância de superfície SPS-10C, 1 radar de navegação LN-66; 1 radar de direção de tiro Mk-35, acoplado ao sistema de direção de tiro Mk-56; TACAN SRN-15; CME ULQ-6B; MAGE WLR 1C e WLR 3A; 2 lançadores sêxtuplos de chaffs/flares RBOC Mk 33, sonar de casco SQS-26 AXR, integrado ao sistema de direção de tiro A/S Mk-114 e engodo rebocável para torpedos SLQ-25 Nixie. Sistema
de Dados Táticos: ?. Código Internacional de Chamada: PWPM Tripulação: 286 homens, sendo 18 oficiais e 268 praças. Obs: Características da época da incorporação na MB.
H i s t ó r i c o
O Contratorpedeiro Pernambuco - D 30, ex-USS Bradley - FF 1041, é o terceiro navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil. Em 15 de abril de 1989, foi autorizada pelo Governo Norte-Americano, a transferência por empréstimo a MB, de quatro Fragatas da classe Garcia. O Pernambuco foi construído pelo estaleiro Bethlehem SB., em San Francisco, Califórnia. Foi incorporado a Marinha do Brasil em cerimônia realizada na Base Naval de San Diego, Califórnia, em 25 de setembro de 1989. Naquela ocasião, assumiu o comando o Capitão-de-Fragata Luiz Augusto Correia.
Cabe notar que o Pernambuco, foi incorporado a U.S. Navy como Contratorpedeiro de Escolta, sendo reclassificado como Fragata em 1975, assim como todas as outras unidades de escolta dotadas de apenas um eixo propulsor.
A oficialidade do recebimento do Pernambuco foi a seguinte:
- CF Luiz Augusto Correia – Comandante - CC Ilques Barbosa Júnior – Imediato
- CC Luiz Carlos de Carvalho Roth – CheOp - CT (IM) Hamilton Luiz Jardim Sardinha
- CT Aroldo Cordeiro Torres - CT Joese de Andrade Bandeira Leandro - CT Júlio César Barreto Leite da Silva - 1º Ten Fuad Gatti Kouri - 1º Ten José Mariceu da Costa Monteiro - 1º Ten Mauro José Rocha de Araújo - 1º Ten Rodolfo David da Costa - 1º Ten (MD) Marcos César Santiago Garcia - 1º Ten (IM) Aldemir Lima Nunes - 2º Ten Sidney da Silva Pessanha - 2º Ten Argens José de Carvalho Júnior
1989
O adestramento inicial da tripulação foi conduzido pelo Fleet Training Group de San Diego, sendo realizados exercícios de reabastecimento com Navio Tanque da USN, tiro real contra alvo rebocado, de guerra A/S contra um drone submarino, de guerra eletrônico detectando sinais enviados de uma estação de terra, e de acompanhamento aéreo e de designação de alvo com um Learjet da USN.
Chegou ao Rio de Janeiro, em 13 de dezembro, junto com os CT Pará - D 27, Paraíba - D 28 e Paraná - D 29.
1990
Realizou PAD-CIASA, ascendendo a Fase III de adestramento. Neste evento, operou com uma aeronave Lynx, sendo o primeiro de sua classe a realizar operações aéreas durante uma inspeção.
Sua primeira comissão com a Esquadra ocorreu em dezembro, durante a Operação TROPICALEX-III/90, quando integrou a Força-Tarefa 128.
1991
Em janeiro, participou da Operação TROPICALEX-I/90. Quando de sua atracação no porto de Recife-PE, em solenidade realizada a bordo recebeu a Bandeira do Estado de Pernambuco das mãos do Governador.
Entre 14 e 17 de junho, esteve em Santos durante intervalo da Operação ADEREX-II/91, com o Grupo Tarefa 60.2 sob o comando do ComForCT CA Sérgio Martins Ribeiro. O GT 60.2 realizou exercícios em nível de força na área marítima entre Rio e Santos e era formado pelos CT Mariz e Barros - D 26, Rio Grande do Norte - D 37, Espírito Santo - D 38, Pará - D 27 (capitânia) e Pernambuco - D 30. Também participaram da fase inicial aeronaves da ForAerNav e da FAB, além do S Bahia - S 12, na parte destinada a GAS, no litoral do Rio de Janeiro. Como curiosidade nesse mesmo dia 14 de junho, chegou a Santos, como navio isolado, a Cv Inhaúma - V 30, ainda em fase de testes e não incorporada a Esquadra. Durante a ADEREX-II, o navio operando com aeronave Lynx, teve a oportunidade de realizar o levantamento do envelope de pouso e decolagem, tendo atingido a marca de 150 pousos a bordo. Foi o primeiro CT classe Pará a empregar aeronaves durante uma comissão operativa em Grupo-Tarefa.
Ainda no primeiro semestre, participou também das Operações ADEREX-I/91 da ForCT e TEMPEREX-I/91, além de ter realizado realizado a corrida na Raia Acustica em Arraial do Cabo.
No segundo semestre, participou das Operações ADEREX-III/91, TEMPEREX-II/91 e UNITAS XXXII.
Em 14 de setembro completou dois anos de incorporação, tendo atingido até essa data a marca de 100 dias de mar.
1992
Entre 29 de maio e 1º de junho, esteve em Santos-SP junto com os CT Pará - D 27, Paraíba - D 28, Alagoas - D 36, Rio Grande do Norte - D 37 e Espirito Santo - D 38 e o S Bahia - S 12.
Participou da Operação TEMPEREX-I/92, integrando Força-Tarefa 48, sob o comando do ComenCh, VA José Julio Pedrosa. A FT-48 era formada também pelo NDD Rio de Janeiro - G 31 (capitania), F Niterói - F 40, o CT Paraíba - D 28 e o S Humaitá - S 30, que visitaram o porto de Montevideo (Uruguai), e pelas F Defensora - F 41 e União - F 45, pelos CT Marcilio Dias - D 25 e Sergipe - D 35, NT Marajó - G 27 e o S Tupi - S 30, que visitaram o porto de Buenos Aires (Argentina).
1993
Em 31 de janeiro, encontrava-se incorporado ao 2º Esquadrão de Contratorpedeiros (ComEsqdCT-2), que então, era formado, também, pelos Contratorpedeiros Mariz e Barros - D 26, Paraíba - D 28, Alagoas - D 36 e Espírito Santo - D 38.
Entre 16 e 19 de julho, esteve em Santos-SP, formando um GT com os CT Pará - D 27, Paraíba - D 28, Mariz e Barros - D 26 e Sergipe - D 35.
1994
Em 31 de janeiro, encontrava-se incorporado ao 2º Esquadrão de Contratorpedeiros (ComEsqdCT-2), que então, completava 31 anos de sua criação e era formado, também, pelos Contratorpedeiros Paraíba - D 28, Mariz e Barros - D 26, Alagoas - D 36 e Espírito Santo - D 38.
Nos meses de maio e junho, realizou comissão no exterior, indo a costa leste dos EUA e Caribe. Em New York, tomou parte nos eventos da FLEET WEEK 94, tendo participado da Parada Naval, que incluiu, os navios, USS Guadalcanal - LPH 9, USS Kearsarge - LHD 3, USS Shreveport - LPD 12, USS Ashland - LSD 48, USS O´Bannon - DD 987, USS De Wert - FFG 45, USNS Concord - T-AFS 5, USNS Kingspointer, USCGC Sorrel, USCGC Adak - WPB 1333, USCGC Staten Island - WPB 1345, e o NP Othón P. Blanco - C 15, da Marinha Mexicana, além de outros. na pernada entre New York e Bridgetown, participou da Operação PASSEX, com a Fragata USS De Wert, e nas pernadas Miami-New York-Bridgetown realizou TOM com os NT USNS Kanawha - T-AO 196 e USNS Concord - T-AFS 5.
Foram feitos 36 dias de mar e 9.230 milhas náuticas, com visita aos portos de San Juan (Puerto Rico), Miami e New York (EUA), Bridgetown (Barbados), Fortaleza-CE e Recife-PE.
Em julho, realizou exercício na área marítima entre o Rio de Janeiro e São Paulo, integrando, um GT composto também pela F Niterói - F 40, Cv Jaceguai - V 31 e o NTrT Ary Parreiras - G 21. Acompanharam a operação o ComenCh, VA Sérgio Florêncio Chagasteles, o CEMA, VA Ricardo Antônio da Veiga Cabral e o ComForAp, CA Ayrton Ronaldo Longo. Entre os dias 22 e 27 foi visitado o porto de Santos-SP.
Em 4 de outubro, o CT Pernambuco e o 1º Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque Anti-Submarino (HA-1), concluíram a Avaliação, Qualificação e Homologação do Pouso Noturno a Bordo para Contratorpedeiros da classe Pará. Durante os meses de agosto e setembro, as aeronaves Lynx realizaram 124 pousos diurnos e 54 noturnos com aproximação controlada, visando estabelecer normas e procedimentos específicos para pouso noturno.
Entre 3 e 11 de novembro, integrou o Grupo-Tarefa brasileiro que participou da Operação FRATERNO XIV, realizada em águas argentinas. Além do Pernambuco integravam o GT, sob o Comando do ComEsqdCT-1, o NAel Minas Gerais - A 11 (capitania), a F Defensora - F 41, a Cv Jeceguai - V 31 e o S Tupi - S 30. Participaram desse exercício pela Armada Argentina a F ARA Almirante Brown - D 10, e as Cv ARA Granville - F 33 e ARA Parker - F 44. e o S ARA Santa Cruz - S 41. Foram visitados os portos de Puerto Belgrano e Mar del Plata.
1995
O Centro de Eletrônica da Marinha (CETM), junto com o AMRJ, realizou reparo pioneiro no domo do sonar do CT Pernambuco.
1996
Em 4 de março, passou a subordinação do Comando do 1º Esquadrão de Contratorpedeiros da Força de Superfície, criado na mesma data.
1998
Entre 23 e 31 de março, integrando um Grupo-Tarefa sob o comando do Comandante da 1ª Divisão da Esquadra, participou da Operação ADEREX-I/98, na área marítima compreendida entre o Rio de Janeiro e Santos. Da operação participaram também o NDD Ceará - G 30, F Defensora - F 41, União - F 45 e Bosisio - F 48, Cv Frontin - V 33, S Timbira - S 32 e o NT Almirante Gastão Motta - G 23. Foram realizados exercícios com aeronaves A-1 AMX da 1º/16º GAv e o emprego real do armamento. Na chegada a Santos os navios realizaram parada naval em homenagem ao Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante-de-Esquadra Waldemar Nicolau Canellas Junior, que se despedia do Serviço Ativo da Armada.
No segundo semestre, participou das Operações UNITAS XXXLX e FRATERNO XXVIII.
2000
Entre 27 de novembro e 1º de dezembro, passou por inspeção extraordinária do Departamento de Inspeção e Assessoria de Adestramento do CAAML.
2001
Em 24 de janeiro foi retirado do Registro Naval dos EUA e definitivamente transferido para o Brasil através do Programa de Assistência e Segurança (Security Assistance Program).
Em 31 de janeiro, passou a subordinação do Comando do 2º Esquadrão de Escolta (ComEsqdE-2), criado pelo Decreto n.º 3682 de 06/12/2000.
Em 16 de fevereiro, integrou o GT 802.1, composto pelo NAeL Minas Gerais - A 11 (capitânia), F Liberal - F 43, Greenhalgh - F 46, Rademaker - F 49 e a Cv Frontin - V 33, que participou da Operação ARRIVEX, a chegada do NAe São Paulo - A 12, ao Brasil.
Em fevereiro, a MB recebeu o certificado de transferência do CT Pernambuco, do Governo dos EUA, adquirido definitivamente em 24 de janeiro.
Entre 5 e 15 de março, participou da Operação ADEREX II/01, realizada na área marítima entre o Rio de Janeiro e São Paulo, acompanhado da F Niterói - F 40, F Bosísio - F 48, F Rademaker - F 49, Cv Frontin - V 33, NT Alte. Gastão Motta - G 23 e do S Timbira - S 32. Esses navios integravam o GT 803.1, sob o comando do Com1ªDivE, CA Reginaldo Gomes Garcia dos Reis. Foi visitado o porto de Santos-SP. Também participaram da Operação, o RbAM Triunfo - R 23 e os NPa Gurupí - P 47 e Gurupá - P 46.
No dia 16 de março o navio realizou exercício de reboque com o RbAM Triunfo - R 23, em apoio ao C-ESP-SOS e C-EXP-OFSALV do CAAML.
Em março, realizou exercício em conjunto com a F Greenhalgh - F 46 e o S Tamoio - S 31, na região de Cabo Frio-RJ.
Entre 11 e 20 de setembro, participou da Operação ADEREX IV/01, realizada ao largo do litoral do Rio - São Paulo - Espírito Santo, integrando o GT 809.2 sob o comando do Com1ªDivE, CA Marcos Martins Torres. Os outros navios que participaram da ADEREX IV/01, foram as F Niterói - F 40, União - F 45 e Rademaker - F 49, as Cv Inhaúma - V 30 e Julio de Noronha - V 32, o S Timbira - S 32 e o NT Alte. Gastão Motta - G 23. Foi visitado o porto de Vitória-ES.
2002
Em 19 de março, participou da Operação MISSEX-02 como capitânia de um GT composto pelo CT Pará - D 27 e pelas F Dodsworth - F 47 e Rademaker - F 49, que realizou exercícios de tiro real, contra o casco do ex-NO Belmonte - G 24 que foi rebocado para o largo da costa do Rio de Janeiro pelo RbAM Triunfo - R 23.
Entre 16 e 26 de abril, participou da Operação ADEREX II/02, realizada na área marítima entre o Rio de Janeiro e São Paulo, acompanhado da F Dodsworth - F 47 (capitânia), F União - F 45, F Constituição - F 42, NDD Rio de Janeiro - G 31 e o S Tapajó - S 33. Esses navios integravam o GT 804.2, sob o comando do CA Ricardo Sérgio Paes Rios, comandante da 2.ª Divisão da Esquadra ( Com2ªDivE). Foi visitado o porto de Santos-SP.
Entre 10 e 20 de setembro, realizou Operação TEMPEREX-I/02 no trecho Rio-Santos, integrando a Força-Tarefa 809 comandada pelo Vice-Almirante Euclides Duncan Janot de Mattos, ComenCh. A FT-809 era integrada pelo NAe São Paulo – A 12, pelas F Niterói - F 40, Constituição – F 42, União – F 45, Dodsworth – F 47, Rademaker – F 49 e os NT Marajó – G 27 e Almirante Gastão Motta – G 23. Visitou o porto de Santos-SP.
2003
Entre 14 e 29 de janeiro, participou da Operação ASPIRANTEX 03, junto com o NAe São Paulo – A 12 (capitania), F Constituição – F 42, F União - F 45, F Rademaker – F 49, NDD Ceará - G 30, NT Gastão Motta – G 23 e o S Tapajó – S 33. Escalou no porto de Maceió-AL.
Entre 19 e 31 de maio, participou da Operação TROPICALEX 03, integrando a FT-705, sob o comando do ComenCh, VA Miguel Ângelo Davena, realizada entre o Rio de Janeiro e Salvador. A FT era composta também pelo NAe São Paulo - A 12 (capitânia), NDCC Matoso Maia - G 28, pelas F Dodsworth - F 47, Bosísio - F 48, Rademaker - F 49, União - F 45 e Defensora - F 41, pelo CT Pará - D 27, pelo S Tupi - S 30, e pelos NT Marajó - G 27 e Almirante Gastão Motta – G 29. Participaram como unidades isoladas os NPa Graúna - P 42 e Goiana - P 43 do 3º DN, os S Tupi - S 30, Timbira - S 32 e Tapajó - S 33, além de aeronaves dos EsqdHA-1, EsqdHI-1, EsqdHS-1, EsqdHU-1, EsqdHU-2 e EsqdVF-1. Foi visitado o porto de Salvador-BA.
2004
Em 11 de março, em cumprimento a Portaria n.º 72 de 05/03/2004 do Comandante da Marinha e a O.D. n.º 3/2004 de 11/03/2004 do CEMA, foi realizada sua Mostra de Desarmamento e baixa do serviço ativo da Armada, junto com a da F Dodsworth - F 47, na Base Naval do Rio de Janeiro, em cerimônia presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante-de-Esquadra Mauro Magalhães de Souza Pinto. Em quase 15 anos de serviço, o Pernambuco atingiu as marcas de 670 dias de mar e 135.691 milhas navegadas.
Depois de sua baixa o Pernambuco foi colocado na reserva.
2005
Em agosto, com o navio atracado no cais da Base Naval do Rio de Janeiro, o indicativo "D 30" foi finalmente apagado do casco.
2010
2012
Em 3 de abril foi realizado leilão para a alienação do casco do ex-CT Pernambuco, pertencente ao CASOP, por um lance mínimo estabelecido em R$ 537.000,00, mas não houve arrematador.
Em 15 de maio foi realizado leilão para a alienação do casco do ex-CT Pernambuco, pertencente ao CASOP, por um lance mínimo estabelecido em R$ 455.000,00, e mais uma vez não houve arrematador.
2013
Em 15 de maio foi realizado leilão para a alienação do casco do ex-CT Pernambuco, pertencente ao CASOP, por um lance mínimo estabelecido em R$ 280.000,00.
O u t r a s F o t o s
R e l a ç ã o d e C o m a n d a n t e s
H i s t ó r i c o A n t e r i o r
B i b l i o g r a f i a
- Mendonça, Mário F. e Vasconcelos, Alberto. Repositório de Nomes dos Navios da Esquadra Brasileira. 3ª edição. Rio de Janeiro. SDGM. 1959. p.205-206.
- Baker III, A.D. Combat Fleets of the World 1998-1999. Annapolis, MD: Naval Institute Press, 1998.
- Sharp, Richard. Jane's Fighting Ships 1996-1997. London: Jane's Publishing Company Limited, 1996.
- NOMAR - Notícias da Marinha, Rio de Janeiro, SRPM, n.º 556, dez. 1989; n.º 579, nov. 1991; n.º 587, jul. 1992; n.º 597, jan. 1993; n.º 612, fev. 1994; n.º 620, ago. 1994; n.º 627, dez. 1994; n.º 631, fev. 1995; n.º 644, fev. 1996; n.º 674, mai. 1998; n.º 707, mar. 2001; n.º 708, abr. 2001; n.º 714, out. 2001.
- Revista Passadiço - Publicação do Centro de Adestramento Almirante Marques Leão. Niterói, Niterói, RJ, n.º 21, Ano XIV, 2001.
- Revista Força Aérea. Rio de Janeiro, Action Editora, n.º23, jun./jul./ago. 2001.
- NavSource Naval History - www.navsource.org - último acesso em 28/09/2014. Nota: Agradecemos ao CT Figueira, aos demais oficiais e tripulação, pela agradável recepção à bordo do CT Pernambuco, quando de sua passagem por Santos, em 14 de setembro de 2002. Nesta oportunidade, a tripulação contribuiu sobremaneira com informações sobre este navio. |
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