1822             -                NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS            -               Hoje

Contra-Almirante

Alberto Jorge Carvalhal

 

Nome

 

O NOME

 

O Contra-Almirante Alberto Jorge Carvalhal, era filho do Almirante Dr. Jovino Jorge Carvalhal e de dona Maria Berta Rosignol Carvalhal, nasceu no Distrito Federal, em 27 de de dezembro de 1898.

 

Iniciando sua vida na Marinha em 1915, quando entrou para a Escola Naval, o Almirante Jorge Carvalhal, conquistou todos os postos, ate o atual, desempenhando sempre com brilhantismo os encargos que lhe eram confiados.

 

Comandou: Aviso-Faroleiro Tenente Lahmeyer, Aviso Espadarte, Canhoneira Ajuricaba, Navio-Hidrográfico Rio Branco, Contratorpedeiro Mariz e Barros, Cruzador Tamandaré e a EAAMM do Ceará.

 

Durante a ultima guerra comandou o Contratorpedeiro Bracuí, tendo sido seu primeiro comandante, e o Grupo Escolta 46.8, com seu pavilhão içado a bordo do Contratorpedeiro Bertioga. Nesses comandos teve ocasião de operar conjuntamente com os navios da 4ª Esquadra norte-americana do Atlântico, no serviço de nossas costas e de proteção aos comboios aliados entre o Rio de Janeiro e Trinidad.

 

Foi organizador do regulamento para instalação do Colégio Naval em Angra do Reis, tendo sido nomeado seu primeiro comandante.

 

Foi instrutor do Curso de Estado-Maior da Aeronáutica e da Escola de Guerra Naval, onde veio a exercer os cargos de Chefe de Operações e de Vice-Diretor.

 

Possui as seguintes condecorações: Medalha de Serviços de Guerra com duas estrelas; Medalha da Vitória; Oficial da Ordem do Mérito Naval; Medalha Militar de Ouro; Medalha Comemorativa da Proclamação da República; Medalhas Comemorativas do Nascimento do Barão do Rio Branco e do Centenário de Rui Barbosa.


- Andréa, Júlio. A Marinha Brasileira: florões de glórias e de epopéias memoráveis. Rio de Janeiro, SDGM, 1955.

[Voltar no Browser]